INFLUÊNCIA DO CONTEXTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709 |
Resumo: | Este trabalho discute uma pesquisa que procurou verificar se estratégias como oficinas de Astronomia e o uso das tecnologias digitais são suficientes para despertar o interesse dos alunos. O referencial teórico baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A metodologia de investigação foi a análise e triangulação dos dados, com ênfase nos métodos mistos. No grupo experimental as intervenções foram implementadas por meio de oficinas de Astronomia, observações telescópicas e as tecnologias digitais. No grupo controle aulas convencionais. Foi possível concluir que, para alcançar uma Aprendizagem Significativa, uma das possibilidades é que o aluno se disponha a aprender. |
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INFLUÊNCIA DO CONTEXTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE ASTRONOMIAEstratégias de ensino. Astronomia. Aprendizagem Significativa.ArtigoEste trabalho discute uma pesquisa que procurou verificar se estratégias como oficinas de Astronomia e o uso das tecnologias digitais são suficientes para despertar o interesse dos alunos. O referencial teórico baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A metodologia de investigação foi a análise e triangulação dos dados, com ênfase nos métodos mistos. No grupo experimental as intervenções foram implementadas por meio de oficinas de Astronomia, observações telescópicas e as tecnologias digitais. No grupo controle aulas convencionais. Foi possível concluir que, para alcançar uma Aprendizagem Significativa, uma das possibilidades é que o aluno se disponha a aprender.Universidade Federal de Mato Grosso2021-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa e quantitativa.application/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/870910.29286/rep.v30ijan/dez.8709Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-232238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/8264https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10839https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10840https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10841https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10843https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10842Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSCHWARZ, DouglasVOELZKE, Marcos Rincon MACÊDO, Josué Antunes de2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8709Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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