INFLUÊNCIA DO CONTEXTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHWARZ, Douglas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: VOELZKE, Marcos Rincon, MACÊDO, Josué Antunes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709
Resumo: Este trabalho discute uma pesquisa que procurou verificar se estratégias como oficinas de Astronomia e o uso das tecnologias digitais são suficientes para despertar o interesse dos alunos. O referencial teórico baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A metodologia de investigação foi a análise e triangulação dos dados, com ênfase nos métodos mistos. No grupo experimental as intervenções foram implementadas por meio de oficinas de Astronomia, observações telescópicas e as tecnologias digitais. No grupo controle aulas convencionais. Foi possível concluir que, para alcançar uma Aprendizagem Significativa, uma das possibilidades é que o aluno se disponha a aprender.
id UFMT-3_88f54a6ef66fe1211cf7e9244ba5d3fe
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8709
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DO CONTEXTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE ASTRONOMIAEstratégias de ensino. Astronomia. Aprendizagem Significativa.ArtigoEste trabalho discute uma pesquisa que procurou verificar se estratégias como oficinas de Astronomia e o uso das tecnologias digitais são suficientes para despertar o interesse dos alunos. O referencial teórico baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A metodologia de investigação foi a análise e triangulação dos dados, com ênfase nos métodos mistos. No grupo experimental as intervenções foram implementadas por meio de oficinas de Astronomia, observações telescópicas e as tecnologias digitais. No grupo controle aulas convencionais. Foi possível concluir que, para alcançar uma Aprendizagem Significativa, uma das possibilidades é que o aluno se disponha a aprender.Universidade Federal de Mato Grosso2021-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa e quantitativa.application/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/870910.29286/rep.v30ijan/dez.8709Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-232238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/8264https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10839https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10840https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10841https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10843https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10842Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSCHWARZ, DouglasVOELZKE, Marcos Rincon MACÊDO, Josué Antunes de2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8709Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DO CONTEXTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA
title INFLUÊNCIA DO CONTEXTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA
spellingShingle INFLUÊNCIA DO CONTEXTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA
SCHWARZ, Douglas
Estratégias de ensino. Astronomia. Aprendizagem Significativa.
Artigo
title_short INFLUÊNCIA DO CONTEXTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA
title_full INFLUÊNCIA DO CONTEXTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA
title_fullStr INFLUÊNCIA DO CONTEXTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DO CONTEXTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA
title_sort INFLUÊNCIA DO CONTEXTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA
author SCHWARZ, Douglas
author_facet SCHWARZ, Douglas
VOELZKE, Marcos Rincon
MACÊDO, Josué Antunes de
author_role author
author2 VOELZKE, Marcos Rincon
MACÊDO, Josué Antunes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHWARZ, Douglas
VOELZKE, Marcos Rincon
MACÊDO, Josué Antunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de ensino. Astronomia. Aprendizagem Significativa.
Artigo
topic Estratégias de ensino. Astronomia. Aprendizagem Significativa.
Artigo
description Este trabalho discute uma pesquisa que procurou verificar se estratégias como oficinas de Astronomia e o uso das tecnologias digitais são suficientes para despertar o interesse dos alunos. O referencial teórico baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A metodologia de investigação foi a análise e triangulação dos dados, com ênfase nos métodos mistos. No grupo experimental as intervenções foram implementadas por meio de oficinas de Astronomia, observações telescópicas e as tecnologias digitais. No grupo controle aulas convencionais. Foi possível concluir que, para alcançar uma Aprendizagem Significativa, uma das possibilidades é que o aluno se disponha a aprender.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa e quantitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709
10.29286/rep.v30ijan/dez.8709
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709
identifier_str_mv 10.29286/rep.v30ijan/dez.8709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/8264
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10839
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10840
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10841
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10843
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8709/10842
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-23
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v30ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216843620352