Educação Popular: um projeto de rebeldia e alteridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PASSOS, Luiz Augusto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5189
Resumo: A educação popular possui por nota identitária sua natureza emancipatória. A Educação popular, por emergir de um contexto histórico social de dominação e hegemonia exercida pelos setores dominantes. Projeto de dominação é realizado em direção à defesa de interesses de classe, controle e ampliação do poder econômico e cultural. Neste contexto, o projeto libertador nasce do grito do oprimido por libertação, como ‘o outro’ negado, que emerge. Emerge na luta por sobrevivência, direitos e dignidade. Toda educação implica rebeldia contra a reificação, o silenciamento e a invisibilidade. A educação popular é uma educação em movimento social: projeto de rebeldia e de alteridade.
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