Educação Popular: um projeto de rebeldia e alteridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5189 |
Resumo: | A educação popular possui por nota identitária sua natureza emancipatória. A Educação popular, por emergir de um contexto histórico social de dominação e hegemonia exercida pelos setores dominantes. Projeto de dominação é realizado em direção à defesa de interesses de classe, controle e ampliação do poder econômico e cultural. Neste contexto, o projeto libertador nasce do grito do oprimido por libertação, como ‘o outro’ negado, que emerge. Emerge na luta por sobrevivência, direitos e dignidade. Toda educação implica rebeldia contra a reificação, o silenciamento e a invisibilidade. A educação popular é uma educação em movimento social: projeto de rebeldia e de alteridade. |
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Educação Popular: um projeto de rebeldia e alteridadeEducação Popular. Movimentos sociais. Alteridade. Emancipação.Educação PopularA educação popular possui por nota identitária sua natureza emancipatória. A Educação popular, por emergir de um contexto histórico social de dominação e hegemonia exercida pelos setores dominantes. Projeto de dominação é realizado em direção à defesa de interesses de classe, controle e ampliação do poder econômico e cultural. Neste contexto, o projeto libertador nasce do grito do oprimido por libertação, como ‘o outro’ negado, que emerge. Emerge na luta por sobrevivência, direitos e dignidade. Toda educação implica rebeldia contra a reificação, o silenciamento e a invisibilidade. A educação popular é uma educação em movimento social: projeto de rebeldia e de alteridade.Universidade Federal de Mato Grosso2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campo etnográfica.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/518910.29286/rep.v16i31.5189Revista de Educação Pública; v. 16 n. 31 (2007): Revista de Educação Pública - Edição Temática "Educação em Movimento: espaços, tempos e atores para o século XXI"; 105-1182238-20970104-596210.29286/rep.v16i31reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5189/3421Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPASSOS, Luiz Augusto2017-06-13T13:23:41Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5189Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-06-13T13:23:41Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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