Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, Valmir Flores
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6584
Resumo: A partir proposta da educação contra-hegemônica inspirada em Antonio Gramsci, a formação de professores no contexto amazônico brasileiro está carregada de desafios. Nessa perspectiva, educação é um canal para entender e formar o sentido de classe. Trata-se dos primeiros passos para a contra-hegemonia dos menos favorecidos diante da hegemonia dos dominantes na sociedade civil e política. O objetivo é um estudo sobre a qualificação formativa dos profissionais de educação para a atuação na base. Na metodologia procuramos combinar elementos da literatura dialética histórico-crítica e qualitativa a partir da realidade pesquisada: as realidades geográficas, sociais, econômicas e políticas do sul amazônico.
id UFMT-3_9539a6543709960bf3a17bc57233497b
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6584
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônicaAmazônia. Educação. Formação de Professores. HegemoniaFormação de professoresA partir proposta da educação contra-hegemônica inspirada em Antonio Gramsci, a formação de professores no contexto amazônico brasileiro está carregada de desafios. Nessa perspectiva, educação é um canal para entender e formar o sentido de classe. Trata-se dos primeiros passos para a contra-hegemonia dos menos favorecidos diante da hegemonia dos dominantes na sociedade civil e política. O objetivo é um estudo sobre a qualificação formativa dos profissionais de educação para a atuação na base. Na metodologia procuramos combinar elementos da literatura dialética histórico-crítica e qualitativa a partir da realidade pesquisada: as realidades geográficas, sociais, econômicas e políticas do sul amazônico.Universidade Federal de Mato Grosso2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/658410.29286/rep.v27i65/1.6584Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/1 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/1, maio/ago. 2018; 343-3642238-20970104-596210.29286/rep.v27i65/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6584/4268Copyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPINTO, Valmir Flores2018-04-30T22:24:54Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6584Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-04-30T22:24:54Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica
title Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica
spellingShingle Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica
PINTO, Valmir Flores
Amazônia. Educação. Formação de Professores. Hegemonia
Formação de professores
title_short Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica
title_full Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica
title_fullStr Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica
title_full_unstemmed Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica
title_sort Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica
author PINTO, Valmir Flores
author_facet PINTO, Valmir Flores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PINTO, Valmir Flores
dc.subject.por.fl_str_mv Amazônia. Educação. Formação de Professores. Hegemonia
Formação de professores
topic Amazônia. Educação. Formação de Professores. Hegemonia
Formação de professores
description A partir proposta da educação contra-hegemônica inspirada em Antonio Gramsci, a formação de professores no contexto amazônico brasileiro está carregada de desafios. Nessa perspectiva, educação é um canal para entender e formar o sentido de classe. Trata-se dos primeiros passos para a contra-hegemonia dos menos favorecidos diante da hegemonia dos dominantes na sociedade civil e política. O objetivo é um estudo sobre a qualificação formativa dos profissionais de educação para a atuação na base. Na metodologia procuramos combinar elementos da literatura dialética histórico-crítica e qualitativa a partir da realidade pesquisada: as realidades geográficas, sociais, econômicas e políticas do sul amazônico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6584
10.29286/rep.v27i65/1.6584
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6584
identifier_str_mv 10.29286/rep.v27i65/1.6584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6584/4268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/1 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/1, maio/ago. 2018; 343-364
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v27i65/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216443064320