A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8061
Resumo: : O artigo teve como objetivo construir uma análsie do Programa de Residência pedagógica –RP para a formação de professores de forma a construir elementos para um projeto de resistência frente ao atual desenho do Estado e tomada de posição política junto ao movimento organizado de educadores.O texto está organizado em três eixos de discussão:1). Histórico da Residência na área da educação no Brasil; 2) Análise da proposta do edital CAPES 06/2018 e 3) princípios para a construção de uma proposta de RP que contemple uma proposta de projeto contra-hegemônico que, em síntese, aponta para uma formação de professores na perspectiva crítica-emancipadora sob a qual se defende, dentre outros aspectos, uma unidade teoria-prática, relação conteúdo-forma e um projeto global de formação articulando de forma adequada formação inicial e continuada.
id FURG-2_69204e3e78ebb1bcdb3c14bfeee23e5d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8061
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistênciasResidência Pedagógicaformação de professorespolíticas públicasFormação de Professores: O artigo teve como objetivo construir uma análsie do Programa de Residência pedagógica –RP para a formação de professores de forma a construir elementos para um projeto de resistência frente ao atual desenho do Estado e tomada de posição política junto ao movimento organizado de educadores.O texto está organizado em três eixos de discussão:1). Histórico da Residência na área da educação no Brasil; 2) Análise da proposta do edital CAPES 06/2018 e 3) princípios para a construção de uma proposta de RP que contemple uma proposta de projeto contra-hegemônico que, em síntese, aponta para uma formação de professores na perspectiva crítica-emancipadora sob a qual se defende, dentre outros aspectos, uma unidade teoria-prática, relação conteúdo-forma e um projeto global de formação articulando de forma adequada formação inicial e continuada.Universidade Federal do Rio Grande2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/806110.14295/momento.v28i2.8061Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 162- 181Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 162- 1812316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8061/6123Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Katia Augusta Curado Pinheiro da2019-10-24T21:39:00Zoai:periodicos.furg.br:article/8061Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-10-24T21:39Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências
title A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências
spellingShingle A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências
Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da
Residência Pedagógica
formação de professores
políticas públicas
Formação de Professores
title_short A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências
title_full A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências
title_fullStr A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências
title_full_unstemmed A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências
title_sort A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências
author Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da
author_facet Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Pedagógica
formação de professores
políticas públicas
Formação de Professores
topic Residência Pedagógica
formação de professores
políticas públicas
Formação de Professores
description : O artigo teve como objetivo construir uma análsie do Programa de Residência pedagógica –RP para a formação de professores de forma a construir elementos para um projeto de resistência frente ao atual desenho do Estado e tomada de posição política junto ao movimento organizado de educadores.O texto está organizado em três eixos de discussão:1). Histórico da Residência na área da educação no Brasil; 2) Análise da proposta do edital CAPES 06/2018 e 3) princípios para a construção de uma proposta de RP que contemple uma proposta de projeto contra-hegemônico que, em síntese, aponta para uma formação de professores na perspectiva crítica-emancipadora sob a qual se defende, dentre outros aspectos, uma unidade teoria-prática, relação conteúdo-forma e um projeto global de formação articulando de forma adequada formação inicial e continuada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8061
10.14295/momento.v28i2.8061
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8061
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i2.8061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8061/6123
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 162- 181
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 162- 181
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249874526208