Direitos humanos e diversidade cultural: implicações curriculares
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6883 |
Resumo: | O presente texto considera, preliminarmente, o currículo como uma prática social sujeita às mesmas tensões, conflitos e contradições a que estão sujeitos os direitos humanos e a diversidade cultural. A partir daí, pensa fundamentos para a elaboração de projetos curriculares diferenciados, concretos, de efetivação dos direitos humanos, mais especificamente, dos direitos à diversidade como parte dos direitos à cidadania. O texto conclui que tais fundamentos requerem projetos de investimento na positividade da tensão entre universalidade e culturalidade, relacionada à positividade da tensão entre igualdades e diferenças no currículo.Palavras-Chave: Direitos Humanos. Cultura. Diversidade. Currículo. |
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Direitos humanos e diversidade cultural: implicações curricularesDireitos Humanos. Cultura. Diversidade. Currículo.Direitos humanos e currículoO presente texto considera, preliminarmente, o currículo como uma prática social sujeita às mesmas tensões, conflitos e contradições a que estão sujeitos os direitos humanos e a diversidade cultural. A partir daí, pensa fundamentos para a elaboração de projetos curriculares diferenciados, concretos, de efetivação dos direitos humanos, mais especificamente, dos direitos à diversidade como parte dos direitos à cidadania. O texto conclui que tais fundamentos requerem projetos de investimento na positividade da tensão entre universalidade e culturalidade, relacionada à positividade da tensão entre igualdades e diferenças no currículo.Palavras-Chave: Direitos Humanos. Cultura. Diversidade. Currículo.Universidade Federal de Mato Grosso2018-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoEnsaio teóricoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/688310.29286/rep.v27i65/2.6883Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/2 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, maio/ago. 2018; 549-5722238-20970104-596210.29286/rep.v27i65/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6883/4454Copyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCASALI, Alípio2018-06-26T12:28:21Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6883Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-06-26T12:28:21Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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