Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra Orsi, Raquel Fabiane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guerra, Antonio Fernando Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4159
Resumo: O artigo apresenta um estudo desenvolvido a partir da experiência vivida nas formações continuadas de professores da Gerência de Educação de Itajaí-SC. O objetivo foi refletir sobre os elementos essenciais na formação continuada que ampliem a inserção da educação ambiental na escola. Utilizaram-se entrevistas reflexivas com nove professores, o que possibilitou a construção da proposta da mandala, a qual nos remete ao movimento da formação do educador que valoriza o ser, o sentir e o agir, o olhar para suas potencialidades realizadas no seu mundo vivido, dialogando sobre suas práticas educativas e sociais.Palavras-chave: Experiência vivida. Educação Ambiental. Formação Continuada.
id UFMT-3_9d6578fc0004257673c25cfda620686a
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4159
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimentoExperiência vividaEducação AmbientalFormação Continuada.Educação AmbientalO artigo apresenta um estudo desenvolvido a partir da experiência vivida nas formações continuadas de professores da Gerência de Educação de Itajaí-SC. O objetivo foi refletir sobre os elementos essenciais na formação continuada que ampliem a inserção da educação ambiental na escola. Utilizaram-se entrevistas reflexivas com nove professores, o que possibilitou a construção da proposta da mandala, a qual nos remete ao movimento da formação do educador que valoriza o ser, o sentir e o agir, o olhar para suas potencialidades realizadas no seu mundo vivido, dialogando sobre suas práticas educativas e sociais.Palavras-chave: Experiência vivida. Educação Ambiental. Formação Continuada.Universidade Federal de Mato Grosso2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/415910.29286/rep.v28i67.4159Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 127-1482238-20970104-596210.29286/rep.v28i67reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4159/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMafra Orsi, Raquel FabianeGuerra, Antonio Fernando Silveira2018-12-30T03:21:49Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4159Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-12-30T03:21:49Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento
title Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento
spellingShingle Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento
Mafra Orsi, Raquel Fabiane
Experiência vivida
Educação Ambiental
Formação Continuada.
Educação Ambiental
title_short Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento
title_full Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento
title_fullStr Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento
title_full_unstemmed Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento
title_sort Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento
author Mafra Orsi, Raquel Fabiane
author_facet Mafra Orsi, Raquel Fabiane
Guerra, Antonio Fernando Silveira
author_role author
author2 Guerra, Antonio Fernando Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafra Orsi, Raquel Fabiane
Guerra, Antonio Fernando Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência vivida
Educação Ambiental
Formação Continuada.
Educação Ambiental
topic Experiência vivida
Educação Ambiental
Formação Continuada.
Educação Ambiental
description O artigo apresenta um estudo desenvolvido a partir da experiência vivida nas formações continuadas de professores da Gerência de Educação de Itajaí-SC. O objetivo foi refletir sobre os elementos essenciais na formação continuada que ampliem a inserção da educação ambiental na escola. Utilizaram-se entrevistas reflexivas com nove professores, o que possibilitou a construção da proposta da mandala, a qual nos remete ao movimento da formação do educador que valoriza o ser, o sentir e o agir, o olhar para suas potencialidades realizadas no seu mundo vivido, dialogando sobre suas práticas educativas e sociais.Palavras-chave: Experiência vivida. Educação Ambiental. Formação Continuada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4159
10.29286/rep.v28i67.4159
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4159
identifier_str_mv 10.29286/rep.v28i67.4159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4159/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 127-148
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v28i67
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216353935360