Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4159 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo desenvolvido a partir da experiência vivida nas formações continuadas de professores da Gerência de Educação de Itajaí-SC. O objetivo foi refletir sobre os elementos essenciais na formação continuada que ampliem a inserção da educação ambiental na escola. Utilizaram-se entrevistas reflexivas com nove professores, o que possibilitou a construção da proposta da mandala, a qual nos remete ao movimento da formação do educador que valoriza o ser, o sentir e o agir, o olhar para suas potencialidades realizadas no seu mundo vivido, dialogando sobre suas práticas educativas e sociais.Palavras-chave: Experiência vivida. Educação Ambiental. Formação Continuada. |
id |
UFMT-3_9d6578fc0004257673c25cfda620686a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4159 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimentoExperiência vividaEducação AmbientalFormação Continuada.Educação AmbientalO artigo apresenta um estudo desenvolvido a partir da experiência vivida nas formações continuadas de professores da Gerência de Educação de Itajaí-SC. O objetivo foi refletir sobre os elementos essenciais na formação continuada que ampliem a inserção da educação ambiental na escola. Utilizaram-se entrevistas reflexivas com nove professores, o que possibilitou a construção da proposta da mandala, a qual nos remete ao movimento da formação do educador que valoriza o ser, o sentir e o agir, o olhar para suas potencialidades realizadas no seu mundo vivido, dialogando sobre suas práticas educativas e sociais.Palavras-chave: Experiência vivida. Educação Ambiental. Formação Continuada.Universidade Federal de Mato Grosso2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/415910.29286/rep.v28i67.4159Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 127-1482238-20970104-596210.29286/rep.v28i67reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4159/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMafra Orsi, Raquel FabianeGuerra, Antonio Fernando Silveira2018-12-30T03:21:49Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4159Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-12-30T03:21:49Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento |
title |
Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento |
spellingShingle |
Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento Mafra Orsi, Raquel Fabiane Experiência vivida Educação Ambiental Formação Continuada. Educação Ambiental |
title_short |
Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento |
title_full |
Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento |
title_fullStr |
Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento |
title_full_unstemmed |
Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento |
title_sort |
Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento |
author |
Mafra Orsi, Raquel Fabiane |
author_facet |
Mafra Orsi, Raquel Fabiane Guerra, Antonio Fernando Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Guerra, Antonio Fernando Silveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafra Orsi, Raquel Fabiane Guerra, Antonio Fernando Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência vivida Educação Ambiental Formação Continuada. Educação Ambiental |
topic |
Experiência vivida Educação Ambiental Formação Continuada. Educação Ambiental |
description |
O artigo apresenta um estudo desenvolvido a partir da experiência vivida nas formações continuadas de professores da Gerência de Educação de Itajaí-SC. O objetivo foi refletir sobre os elementos essenciais na formação continuada que ampliem a inserção da educação ambiental na escola. Utilizaram-se entrevistas reflexivas com nove professores, o que possibilitou a construção da proposta da mandala, a qual nos remete ao movimento da formação do educador que valoriza o ser, o sentir e o agir, o olhar para suas potencialidades realizadas no seu mundo vivido, dialogando sobre suas práticas educativas e sociais.Palavras-chave: Experiência vivida. Educação Ambiental. Formação Continuada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4159 10.29286/rep.v28i67.4159 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4159 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v28i67.4159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4159/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 127-148 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v28i67 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216353935360 |