Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1439 |
Resumo: | O trabalho investiga como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Para tanto, utilizou-se uma abordagem exploratória e descritiva elegendo as dimensões financiamento, oferta, gestão educacional e controle social (Fogecs) como grupos categóricos. Os resultados obtidos demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social.Palavras-chave: Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica. |
id |
UFMT-3_9e58ae33a3dd0db00c5c3f6d6ec1d2a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1439 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FundebControle Social. CACS. Fundeb. Educação básica.Controle Social da EducaçãoO trabalho investiga como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Para tanto, utilizou-se uma abordagem exploratória e descritiva elegendo as dimensões financiamento, oferta, gestão educacional e controle social (Fogecs) como grupos categóricos. Os resultados obtidos demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social.Palavras-chave: Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica.Universidade Federal de Mato Grosso2014-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/143910.29286/rep.v23i54.1439Revista de Educação Pública; v. 23 n. 54 (2014): Revista de Educação Pública, set./dez. 2014; 783-8062238-20970104-596210.29286/rep.v23i54reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1439/pdfCONCEIÇÃO, Sergio Henrique daFIALHO, Nadia Hageinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1439Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb |
title |
Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb |
spellingShingle |
Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb CONCEIÇÃO, Sergio Henrique da Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica. Controle Social da Educação |
title_short |
Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb |
title_full |
Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb |
title_fullStr |
Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb |
title_full_unstemmed |
Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb |
title_sort |
Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb |
author |
CONCEIÇÃO, Sergio Henrique da |
author_facet |
CONCEIÇÃO, Sergio Henrique da FIALHO, Nadia Hage |
author_role |
author |
author2 |
FIALHO, Nadia Hage |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CONCEIÇÃO, Sergio Henrique da FIALHO, Nadia Hage |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica. Controle Social da Educação |
topic |
Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica. Controle Social da Educação |
description |
O trabalho investiga como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Para tanto, utilizou-se uma abordagem exploratória e descritiva elegendo as dimensões financiamento, oferta, gestão educacional e controle social (Fogecs) como grupos categóricos. Os resultados obtidos demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social.Palavras-chave: Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1439 10.29286/rep.v23i54.1439 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1439 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v23i54.1439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1439/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 23 n. 54 (2014): Revista de Educação Pública, set./dez. 2014; 783-806 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v23i54 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215617835008 |