Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONCEIÇÃO, Sergio Henrique da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: FIALHO, Nadia Hage
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1439
Resumo: O trabalho investiga como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Para tanto, utilizou-se uma abordagem exploratória e descritiva elegendo as dimensões financiamento, oferta, gestão educacional e controle social (Fogecs) como grupos categóricos. Os resultados obtidos demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social.Palavras-chave: Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica.
id UFMT-3_9e58ae33a3dd0db00c5c3f6d6ec1d2a2
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1439
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FundebControle Social. CACS. Fundeb. Educação básica.Controle Social da EducaçãoO trabalho investiga como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Para tanto, utilizou-se uma abordagem exploratória e descritiva elegendo as dimensões financiamento, oferta, gestão educacional e controle social (Fogecs) como grupos categóricos. Os resultados obtidos demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social.Palavras-chave: Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica.Universidade Federal de Mato Grosso2014-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/143910.29286/rep.v23i54.1439Revista de Educação Pública; v. 23 n. 54 (2014): Revista de Educação Pública, set./dez. 2014; 783-8062238-20970104-596210.29286/rep.v23i54reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1439/pdfCONCEIÇÃO, Sergio Henrique daFIALHO, Nadia Hageinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1439Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb
title Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb
spellingShingle Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb
CONCEIÇÃO, Sergio Henrique da
Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica.
Controle Social da Educação
title_short Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb
title_full Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb
title_fullStr Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb
title_full_unstemmed Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb
title_sort Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb
author CONCEIÇÃO, Sergio Henrique da
author_facet CONCEIÇÃO, Sergio Henrique da
FIALHO, Nadia Hage
author_role author
author2 FIALHO, Nadia Hage
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CONCEIÇÃO, Sergio Henrique da
FIALHO, Nadia Hage
dc.subject.por.fl_str_mv Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica.
Controle Social da Educação
topic Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica.
Controle Social da Educação
description O trabalho investiga como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Para tanto, utilizou-se uma abordagem exploratória e descritiva elegendo as dimensões financiamento, oferta, gestão educacional e controle social (Fogecs) como grupos categóricos. Os resultados obtidos demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social.Palavras-chave: Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1439
10.29286/rep.v23i54.1439
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1439
identifier_str_mv 10.29286/rep.v23i54.1439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1439/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 23 n. 54 (2014): Revista de Educação Pública, set./dez. 2014; 783-806
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v23i54
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215617835008