A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Daniel Fonseca de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/397
Resumo: Este trabalho visa demonstrar a importância de se incluir, em processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental, a discussão sobre a condição profissional dos docentes, reconhecendo que barreiras ao desenvolvimento da EA não se limitam a aspectos didáticos e metodológicos, mas se encontram, também, na sua condição de docente. Essa importância é ilustrada com dados levantados com 19 professores municipais da cidade de Ribeirão Preto (SP), durante uma oficina de educação ambiental. Os dados focalizam uma série de aspectos (salário, lotação de salas, longas jornadas, falta de atualização) que transcendem a sala de aula, constituindo-se em obstáculos para o desenvolvimento da EA.
id UFMT-3_a0dab69ed1efa5daebffaf778f114f66
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/397
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training coursesEducação ambiental. Formação continuada de professores. Condição profissional do docente.Educação ambiental.Este trabalho visa demonstrar a importância de se incluir, em processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental, a discussão sobre a condição profissional dos docentes, reconhecendo que barreiras ao desenvolvimento da EA não se limitam a aspectos didáticos e metodológicos, mas se encontram, também, na sua condição de docente. Essa importância é ilustrada com dados levantados com 19 professores municipais da cidade de Ribeirão Preto (SP), durante uma oficina de educação ambiental. Os dados focalizam uma série de aspectos (salário, lotação de salas, longas jornadas, falta de atualização) que transcendem a sala de aula, constituindo-se em obstáculos para o desenvolvimento da EA.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/39710.29286/rep.v18i38.397Revista de Educação Pública; v. 18 n. 38 (2009): Revista de Educação Pública, set./dez. 2009; 535-5502238-20970104-596210.29286/rep.v18i38reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/397/363Andrade, Daniel Fonseca deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:29Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/397Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:29Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training courses
title A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training courses
spellingShingle A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training courses
Andrade, Daniel Fonseca de
Educação ambiental. Formação continuada de professores. Condição profissional do docente.
Educação ambiental.
title_short A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training courses
title_full A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training courses
title_fullStr A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training courses
title_full_unstemmed A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training courses
title_sort A importância da discussão da condição profissional do docente na formação continuada em Educação Ambiental. The importance of the discussion of teachers’ professional conditions in in-service Environmental Education teacher training courses
author Andrade, Daniel Fonseca de
author_facet Andrade, Daniel Fonseca de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Daniel Fonseca de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental. Formação continuada de professores. Condição profissional do docente.
Educação ambiental.
topic Educação ambiental. Formação continuada de professores. Condição profissional do docente.
Educação ambiental.
description Este trabalho visa demonstrar a importância de se incluir, em processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental, a discussão sobre a condição profissional dos docentes, reconhecendo que barreiras ao desenvolvimento da EA não se limitam a aspectos didáticos e metodológicos, mas se encontram, também, na sua condição de docente. Essa importância é ilustrada com dados levantados com 19 professores municipais da cidade de Ribeirão Preto (SP), durante uma oficina de educação ambiental. Os dados focalizam uma série de aspectos (salário, lotação de salas, longas jornadas, falta de atualização) que transcendem a sala de aula, constituindo-se em obstáculos para o desenvolvimento da EA.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/397
10.29286/rep.v18i38.397
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/397
identifier_str_mv 10.29286/rep.v18i38.397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/397/363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 18 n. 38 (2009): Revista de Educação Pública, set./dez. 2009; 535-550
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v18i38
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711214694039552