O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5500 |
Resumo: | O artigo procura evidenciar o papel da arte-educação e a fundamental necessidade de inserção dessa abordagem na construção da identidade sociocultural do indivíduo. A arte é de suma importância na escola como ferramenta de construção do processo de ensino aprendizagem e do desenvolvimento humano. Pelo viés do método bibliográfico, conclui-se que a arte-educação no Brasil vem sofrendo um processo de descrédito devido às ações políticas presentes na história do país, ou seja, primeiro por ser considerada somente como arte e ofício, no início do período republicano, e depois por ser considerada como algo supérfluo, relegado às elites. Palavras-chave: Arte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória. |
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O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no BrasilArte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória.Ensino da arteO artigo procura evidenciar o papel da arte-educação e a fundamental necessidade de inserção dessa abordagem na construção da identidade sociocultural do indivíduo. A arte é de suma importância na escola como ferramenta de construção do processo de ensino aprendizagem e do desenvolvimento humano. Pelo viés do método bibliográfico, conclui-se que a arte-educação no Brasil vem sofrendo um processo de descrédito devido às ações políticas presentes na história do país, ou seja, primeiro por ser considerada somente como arte e ofício, no início do período republicano, e depois por ser considerada como algo supérfluo, relegado às elites. Palavras-chave: Arte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória.Universidade Federal de Mato Grosso2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/550010.29286/rep.v26i62/2.5500Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 583-6012238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5500/3624Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBERTOLOTO, José SerafimCAMPOS, Maria das GraçasMONTEIRO, Edenar Souza2017-08-28T10:21:17Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5500Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-08-28T10:21:17Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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