O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERTOLOTO, José Serafim
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CAMPOS, Maria das Graças, MONTEIRO, Edenar Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5500
Resumo: O artigo procura evidenciar o papel da arte-educação e a fundamental necessidade de inserção dessa abordagem na construção da identidade sociocultural do indivíduo. A arte é de suma importância na escola como ferramenta de construção do processo de ensino aprendizagem e do desenvolvimento humano. Pelo viés do método bibliográfico, conclui-se que a arte-educação no Brasil vem sofrendo um processo de descrédito devido às ações políticas presentes na história do país, ou seja, primeiro por ser considerada somente como arte e ofício, no início do período republicano, e depois por ser considerada como algo supérfluo, relegado às elites. Palavras-chave: Arte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória.
id UFMT-3_b740ae5ecd6347fbc0bcce6162b0108d
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5500
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no BrasilArte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória.Ensino da arteO artigo procura evidenciar o papel da arte-educação e a fundamental necessidade de inserção dessa abordagem na construção da identidade sociocultural do indivíduo. A arte é de suma importância na escola como ferramenta de construção do processo de ensino aprendizagem e do desenvolvimento humano. Pelo viés do método bibliográfico, conclui-se que a arte-educação no Brasil vem sofrendo um processo de descrédito devido às ações políticas presentes na história do país, ou seja, primeiro por ser considerada somente como arte e ofício, no início do período republicano, e depois por ser considerada como algo supérfluo, relegado às elites. Palavras-chave: Arte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória.Universidade Federal de Mato Grosso2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/550010.29286/rep.v26i62/2.5500Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 583-6012238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5500/3624Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBERTOLOTO, José SerafimCAMPOS, Maria das GraçasMONTEIRO, Edenar Souza2017-08-28T10:21:17Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5500Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-08-28T10:21:17Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil
title O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil
spellingShingle O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil
BERTOLOTO, José Serafim
Arte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória.
Ensino da arte
title_short O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil
title_full O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil
title_fullStr O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil
title_full_unstemmed O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil
title_sort O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil
author BERTOLOTO, José Serafim
author_facet BERTOLOTO, José Serafim
CAMPOS, Maria das Graças
MONTEIRO, Edenar Souza
author_role author
author2 CAMPOS, Maria das Graças
MONTEIRO, Edenar Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERTOLOTO, José Serafim
CAMPOS, Maria das Graças
MONTEIRO, Edenar Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Arte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória.
Ensino da arte
topic Arte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória.
Ensino da arte
description O artigo procura evidenciar o papel da arte-educação e a fundamental necessidade de inserção dessa abordagem na construção da identidade sociocultural do indivíduo. A arte é de suma importância na escola como ferramenta de construção do processo de ensino aprendizagem e do desenvolvimento humano. Pelo viés do método bibliográfico, conclui-se que a arte-educação no Brasil vem sofrendo um processo de descrédito devido às ações políticas presentes na história do país, ou seja, primeiro por ser considerada somente como arte e ofício, no início do período republicano, e depois por ser considerada como algo supérfluo, relegado às elites. Palavras-chave: Arte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5500
10.29286/rep.v26i62/2.5500
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5500
identifier_str_mv 10.29286/rep.v26i62/2.5500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5500/3624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 583-601
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v26i62/2
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216418947072