QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17619 |
Resumo: | RESUMOO presente artigo busca fazer uma pesquisa de estado da arte sobre tipos de abordagens desenvolvidas para Química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico descritivo, na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) onde foram analisados 35 artigos publicados, no período de 2010 a 2018, que abordam a referida temática. O objetivo central foi verificar nas produções científicas as abordagens que facilitam o ensino e que podem subsidiar ferramentas e estratégias para professores, afim de melhorarem ou adaptarem seus trabalhos em sala de aula. O mapeamento dos trabalhos permitiu a classificação em categorias, tais como, abordagem CTS, temas geradores, experimentação, arte, projetos de trabalho, jogos, abordagens de modelos e analogias, histórico-cientificas e divulgação científica. Além disso, apresentou resultados expressivos considerando uma temática tão restrita dentro da química. |
id |
VERACRUZ-0_54aff19e706b5d016eacc73a6e40e9fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17619 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistryEstado da arteQuímica orgânicaAbordagens.RESUMOO presente artigo busca fazer uma pesquisa de estado da arte sobre tipos de abordagens desenvolvidas para Química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico descritivo, na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) onde foram analisados 35 artigos publicados, no período de 2010 a 2018, que abordam a referida temática. O objetivo central foi verificar nas produções científicas as abordagens que facilitam o ensino e que podem subsidiar ferramentas e estratégias para professores, afim de melhorarem ou adaptarem seus trabalhos em sala de aula. O mapeamento dos trabalhos permitiu a classificação em categorias, tais como, abordagem CTS, temas geradores, experimentação, arte, projetos de trabalho, jogos, abordagens de modelos e analogias, histórico-cientificas e divulgação científica. Além disso, apresentou resultados expressivos considerando uma temática tão restrita dentro da química. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1761910.34117/bjdv6n10-007Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 74152-74162Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 74152-74162Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 74152-741622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17619/14297Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Raquel RodriguesFrancisco, WelingtonChaiben, Leize AparecidaTondo, Daniel WalkerTrindade Cursino, Ana Cristina2021-02-04T12:50:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17619Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:08.856709Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry |
title |
QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry |
spellingShingle |
QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry Dias, Raquel Rodrigues Estado da arte Química orgânica Abordagens. |
title_short |
QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry |
title_full |
QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry |
title_fullStr |
QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry |
title_full_unstemmed |
QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry |
title_sort |
QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry |
author |
Dias, Raquel Rodrigues |
author_facet |
Dias, Raquel Rodrigues Francisco, Welington Chaiben, Leize Aparecida Tondo, Daniel Walker Trindade Cursino, Ana Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Francisco, Welington Chaiben, Leize Aparecida Tondo, Daniel Walker Trindade Cursino, Ana Cristina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Raquel Rodrigues Francisco, Welington Chaiben, Leize Aparecida Tondo, Daniel Walker Trindade Cursino, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado da arte Química orgânica Abordagens. |
topic |
Estado da arte Química orgânica Abordagens. |
description |
RESUMOO presente artigo busca fazer uma pesquisa de estado da arte sobre tipos de abordagens desenvolvidas para Química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico descritivo, na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) onde foram analisados 35 artigos publicados, no período de 2010 a 2018, que abordam a referida temática. O objetivo central foi verificar nas produções científicas as abordagens que facilitam o ensino e que podem subsidiar ferramentas e estratégias para professores, afim de melhorarem ou adaptarem seus trabalhos em sala de aula. O mapeamento dos trabalhos permitiu a classificação em categorias, tais como, abordagem CTS, temas geradores, experimentação, arte, projetos de trabalho, jogos, abordagens de modelos e analogias, histórico-cientificas e divulgação científica. Além disso, apresentou resultados expressivos considerando uma temática tão restrita dentro da química. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17619 10.34117/bjdv6n10-007 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17619 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17619/14297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 74152-74162 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 74152-74162 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 74152-74162 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645482111533056 |