QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Raquel Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Francisco, Welington, Chaiben, Leize Aparecida, Tondo, Daniel Walker, Trindade Cursino, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17619
Resumo: RESUMOO presente artigo busca fazer uma pesquisa de estado da arte sobre tipos de abordagens desenvolvidas para Química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico descritivo, na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) onde foram analisados 35 artigos publicados, no período de 2010 a 2018, que abordam a referida temática. O objetivo central foi verificar nas produções científicas as abordagens que facilitam o ensino e que podem subsidiar ferramentas e estratégias para professores, afim de melhorarem ou adaptarem seus trabalhos em sala de aula. O mapeamento dos trabalhos permitiu a classificação em categorias, tais como, abordagem CTS, temas geradores, experimentação, arte, projetos de trabalho, jogos, abordagens de modelos e analogias, histórico-cientificas e divulgação científica. Além disso, apresentou resultados expressivos considerando uma temática tão restrita dentro da química. 
id VERACRUZ-0_54aff19e706b5d016eacc73a6e40e9fd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17619
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistryEstado da arteQuímica orgânicaAbordagens.RESUMOO presente artigo busca fazer uma pesquisa de estado da arte sobre tipos de abordagens desenvolvidas para Química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico descritivo, na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) onde foram analisados 35 artigos publicados, no período de 2010 a 2018, que abordam a referida temática. O objetivo central foi verificar nas produções científicas as abordagens que facilitam o ensino e que podem subsidiar ferramentas e estratégias para professores, afim de melhorarem ou adaptarem seus trabalhos em sala de aula. O mapeamento dos trabalhos permitiu a classificação em categorias, tais como, abordagem CTS, temas geradores, experimentação, arte, projetos de trabalho, jogos, abordagens de modelos e analogias, histórico-cientificas e divulgação científica. Além disso, apresentou resultados expressivos considerando uma temática tão restrita dentro da química. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1761910.34117/bjdv6n10-007Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 74152-74162Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 74152-74162Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 74152-741622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17619/14297Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Raquel RodriguesFrancisco, WelingtonChaiben, Leize AparecidaTondo, Daniel WalkerTrindade Cursino, Ana Cristina2021-02-04T12:50:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17619Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:08.856709Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry
title QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry
spellingShingle QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry
Dias, Raquel Rodrigues
Estado da arte
Química orgânica
Abordagens.
title_short QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry
title_full QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry
title_fullStr QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry
title_full_unstemmed QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry
title_sort QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry
author Dias, Raquel Rodrigues
author_facet Dias, Raquel Rodrigues
Francisco, Welington
Chaiben, Leize Aparecida
Tondo, Daniel Walker
Trindade Cursino, Ana Cristina
author_role author
author2 Francisco, Welington
Chaiben, Leize Aparecida
Tondo, Daniel Walker
Trindade Cursino, Ana Cristina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Raquel Rodrigues
Francisco, Welington
Chaiben, Leize Aparecida
Tondo, Daniel Walker
Trindade Cursino, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Estado da arte
Química orgânica
Abordagens.
topic Estado da arte
Química orgânica
Abordagens.
description RESUMOO presente artigo busca fazer uma pesquisa de estado da arte sobre tipos de abordagens desenvolvidas para Química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico descritivo, na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) onde foram analisados 35 artigos publicados, no período de 2010 a 2018, que abordam a referida temática. O objetivo central foi verificar nas produções científicas as abordagens que facilitam o ensino e que podem subsidiar ferramentas e estratégias para professores, afim de melhorarem ou adaptarem seus trabalhos em sala de aula. O mapeamento dos trabalhos permitiu a classificação em categorias, tais como, abordagem CTS, temas geradores, experimentação, arte, projetos de trabalho, jogos, abordagens de modelos e analogias, histórico-cientificas e divulgação científica. Além disso, apresentou resultados expressivos considerando uma temática tão restrita dentro da química. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17619
10.34117/bjdv6n10-007
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17619
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17619/14297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 74152-74162
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 74152-74162
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 74152-74162
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645482111533056