A fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da educação superior
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/858 |
Resumo: | A educação superior brasileira experimentou, na última década, uma inédita expansão, motivando a elaboração de diversos estudos acadêmicos destinados a analisar as características deste crescimento. Há, no entanto, um fenômeno frequentemente despercebido pelos que efetuam análises a respeito do desenvolvimento do sistema: o fenômeno da fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da Educação Superior. Analisando os dados do Sistema de Informações da Educação Superior (SiedSup), fonte primária do Censo da Educação Superior 2009, procuraremos demonstrar que a fragmentação de carreiras está intimamente ligada a estratégias de grupos educacionais para a expansão do número de cursos e matrículas. AbstractBrazilian higher education has experienced, in the last decade, an unprecedented expansion, motivating the development of many academic studies to analyze the characteristics of this growth. There is, however, a phenomenon often overlooked by those who perform analysis on System development: the career fragmentation as a strategy for higher education expansion.Analyzing data from the Information System of Higher Education (SiedSup), the primary source of the Higher Education Census 2009, in this article we will try to demonstrate that career fragmentation is closely linked to private educational groups’ strategies to increase the number of courses and enrollment.Keywords: Higher Education. Careers fragmentation. Expansion of Higher Education. Commodification. |
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A fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da educação superiorEducação Superior. Fragmentação de Carreiras. Expansão da Educação Superior. Mercantilização.Expansão da Educação SuperiorA educação superior brasileira experimentou, na última década, uma inédita expansão, motivando a elaboração de diversos estudos acadêmicos destinados a analisar as características deste crescimento. Há, no entanto, um fenômeno frequentemente despercebido pelos que efetuam análises a respeito do desenvolvimento do sistema: o fenômeno da fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da Educação Superior. Analisando os dados do Sistema de Informações da Educação Superior (SiedSup), fonte primária do Censo da Educação Superior 2009, procuraremos demonstrar que a fragmentação de carreiras está intimamente ligada a estratégias de grupos educacionais para a expansão do número de cursos e matrículas. AbstractBrazilian higher education has experienced, in the last decade, an unprecedented expansion, motivating the development of many academic studies to analyze the characteristics of this growth. There is, however, a phenomenon often overlooked by those who perform analysis on System development: the career fragmentation as a strategy for higher education expansion.Analyzing data from the Information System of Higher Education (SiedSup), the primary source of the Higher Education Census 2009, in this article we will try to demonstrate that career fragmentation is closely linked to private educational groups’ strategies to increase the number of courses and enrollment.Keywords: Higher Education. Careers fragmentation. Expansion of Higher Education. Commodification.Universidade Federal de Mato Grosso2013-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/85810.29286/rep.v21i47.858Revista de Educação Pública; v. 21 n. 47 (2012): Revista de Educação Pública, set./dez. 2012; 549-5682238-20970104-596210.29286/rep.v21i47reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/858/658MORAES, Gustavo HenriqueWOLLINGER, Paulo Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/858Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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