A pedagogia que emerge da luta política do MST
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/503 |
Resumo: | Partindo de um processo de luta para conquista da terra de um assentamento do MST e da construção de sua territorialidade procuraremos compreender neste artigo, o modo como esta luta contribuiu para a formação de novos sujeitos políticos. A estrutura analítica está ancorada na categoria sociológica fronteiras/ margens e no quadro teórico Sociologia das Ausências de Boaventura de Sousa Santos, que permite visibilizar, com maior riqueza sociológica as experiências de lutas por emancipação social. As nossas conclusões apontam para processos pedagógicos intensos que dão conta da construção de subjetividades rebeldes que transformam quotidianos de exclusão em quotidianos de emancipação.The pedagogy that emerges of the political fight of MSTAbstractLeaving of a fight process for conquest of the land of in an establishment of MST and of the construction of its territoriality we will try to understand this paper, the way as this fight contributed to the formation of new political subjects. Working with the bordering sociological categories/edges and the theoretical picture of the Sociology of the Absences of Boaventura de Sousa Santos, that it allows show, with larger sociological wealth the experiences of fights for social emancipation, we intended to create analytical conditions to understand pedagogic processes that give construction of rebellious subjectivities wich transform daily of exclusion in daily of fight and emancipation.Keywords: Social movements |
id |
UFMT-3_ccc5ddbf55e1abebf7d910a88c37a690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/503 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A pedagogia que emerge da luta política do MSTMovimentos sociais. Pedagogia. MSTMSTPartindo de um processo de luta para conquista da terra de um assentamento do MST e da construção de sua territorialidade procuraremos compreender neste artigo, o modo como esta luta contribuiu para a formação de novos sujeitos políticos. A estrutura analítica está ancorada na categoria sociológica fronteiras/ margens e no quadro teórico Sociologia das Ausências de Boaventura de Sousa Santos, que permite visibilizar, com maior riqueza sociológica as experiências de lutas por emancipação social. As nossas conclusões apontam para processos pedagógicos intensos que dão conta da construção de subjetividades rebeldes que transformam quotidianos de exclusão em quotidianos de emancipação.The pedagogy that emerges of the political fight of MSTAbstractLeaving of a fight process for conquest of the land of in an establishment of MST and of the construction of its territoriality we will try to understand this paper, the way as this fight contributed to the formation of new political subjects. Working with the bordering sociological categories/edges and the theoretical picture of the Sociology of the Absences of Boaventura de Sousa Santos, that it allows show, with larger sociological wealth the experiences of fights for social emancipation, we intended to create analytical conditions to understand pedagogic processes that give construction of rebellious subjectivities wich transform daily of exclusion in daily of fight and emancipation.Keywords: Social movementsUniversidade Federal de Mato Grosso2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/50310.29286/rep.v17i35.503Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 487-5082238-20970104-596210.29286/rep.v17i35reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/503/429LAGE, Allene Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:30Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/503Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:30Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia que emerge da luta política do MST |
title |
A pedagogia que emerge da luta política do MST |
spellingShingle |
A pedagogia que emerge da luta política do MST LAGE, Allene Carvalho Movimentos sociais. Pedagogia. MST MST |
title_short |
A pedagogia que emerge da luta política do MST |
title_full |
A pedagogia que emerge da luta política do MST |
title_fullStr |
A pedagogia que emerge da luta política do MST |
title_full_unstemmed |
A pedagogia que emerge da luta política do MST |
title_sort |
A pedagogia que emerge da luta política do MST |
author |
LAGE, Allene Carvalho |
author_facet |
LAGE, Allene Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LAGE, Allene Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimentos sociais. Pedagogia. MST MST |
topic |
Movimentos sociais. Pedagogia. MST MST |
description |
Partindo de um processo de luta para conquista da terra de um assentamento do MST e da construção de sua territorialidade procuraremos compreender neste artigo, o modo como esta luta contribuiu para a formação de novos sujeitos políticos. A estrutura analítica está ancorada na categoria sociológica fronteiras/ margens e no quadro teórico Sociologia das Ausências de Boaventura de Sousa Santos, que permite visibilizar, com maior riqueza sociológica as experiências de lutas por emancipação social. As nossas conclusões apontam para processos pedagógicos intensos que dão conta da construção de subjetividades rebeldes que transformam quotidianos de exclusão em quotidianos de emancipação.The pedagogy that emerges of the political fight of MSTAbstractLeaving of a fight process for conquest of the land of in an establishment of MST and of the construction of its territoriality we will try to understand this paper, the way as this fight contributed to the formation of new political subjects. Working with the bordering sociological categories/edges and the theoretical picture of the Sociology of the Absences of Boaventura de Sousa Santos, that it allows show, with larger sociological wealth the experiences of fights for social emancipation, we intended to create analytical conditions to understand pedagogic processes that give construction of rebellious subjectivities wich transform daily of exclusion in daily of fight and emancipation.Keywords: Social movements |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/503 10.29286/rep.v17i35.503 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/503 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v17i35.503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/503/429 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 487-508 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v17i35 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215088304128 |