A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagan, Acácio Alexandre
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: EL-HANI, Charbel, Bizzo, Nélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317
Resumo: Buscou-se investigar as concepções de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, sobre a identidade (animal) humana. Foi aplicado um questionário baseado em escalas do tipo Likert, a todos os discentes do referido curso, totalizando 159 indivíduos. Os resultados mostraram que a extensão influenciou na construção das concepções desses alunos sobre a identidade animal-humana, bem como a proximidade com atividades de iniciação científica se relacionou com a tendência dos mesmos em associar dimensões morais a outros animais não-humanos. Esses dados podem ser importantes para se pensar em atividades didáticas que favoreçam a quebra de preconceitos raciais.
id UFMT-3_cd3bf5da65d74f7a0d140eb5db853edd
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/317
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências BiológicasEnsino de Biologia. Ser humano. Eugenia. Racismo.Alter vivoBuscou-se investigar as concepções de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, sobre a identidade (animal) humana. Foi aplicado um questionário baseado em escalas do tipo Likert, a todos os discentes do referido curso, totalizando 159 indivíduos. Os resultados mostraram que a extensão influenciou na construção das concepções desses alunos sobre a identidade animal-humana, bem como a proximidade com atividades de iniciação científica se relacionou com a tendência dos mesmos em associar dimensões morais a outros animais não-humanos. Esses dados podem ser importantes para se pensar em atividades didáticas que favoreçam a quebra de preconceitos raciais.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/31710.29286/rep.v20i44.317Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 445-4612238-20970104-596210.29286/rep.v20i44reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317/285Pagan, Acácio AlexandreEL-HANI, CharbelBizzo, Nélioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/317Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:25Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas
title A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas
spellingShingle A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas
Pagan, Acácio Alexandre
Ensino de Biologia. Ser humano. Eugenia. Racismo.
Alter vivo
title_short A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas
title_full A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas
title_fullStr A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas
title_full_unstemmed A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas
title_sort A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas
author Pagan, Acácio Alexandre
author_facet Pagan, Acácio Alexandre
EL-HANI, Charbel
Bizzo, Nélio
author_role author
author2 EL-HANI, Charbel
Bizzo, Nélio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagan, Acácio Alexandre
EL-HANI, Charbel
Bizzo, Nélio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia. Ser humano. Eugenia. Racismo.
Alter vivo
topic Ensino de Biologia. Ser humano. Eugenia. Racismo.
Alter vivo
description Buscou-se investigar as concepções de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, sobre a identidade (animal) humana. Foi aplicado um questionário baseado em escalas do tipo Likert, a todos os discentes do referido curso, totalizando 159 indivíduos. Os resultados mostraram que a extensão influenciou na construção das concepções desses alunos sobre a identidade animal-humana, bem como a proximidade com atividades de iniciação científica se relacionou com a tendência dos mesmos em associar dimensões morais a outros animais não-humanos. Esses dados podem ser importantes para se pensar em atividades didáticas que favoreçam a quebra de preconceitos raciais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317
10.29286/rep.v20i44.317
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317
identifier_str_mv 10.29286/rep.v20i44.317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317/285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 445-461
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v20i44
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711214575550464