A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317 |
Resumo: | Buscou-se investigar as concepções de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, sobre a identidade (animal) humana. Foi aplicado um questionário baseado em escalas do tipo Likert, a todos os discentes do referido curso, totalizando 159 indivíduos. Os resultados mostraram que a extensão influenciou na construção das concepções desses alunos sobre a identidade animal-humana, bem como a proximidade com atividades de iniciação científica se relacionou com a tendência dos mesmos em associar dimensões morais a outros animais não-humanos. Esses dados podem ser importantes para se pensar em atividades didáticas que favoreçam a quebra de preconceitos raciais. |
id |
UFMT-3_cd3bf5da65d74f7a0d140eb5db853edd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/317 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências BiológicasEnsino de Biologia. Ser humano. Eugenia. Racismo.Alter vivoBuscou-se investigar as concepções de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, sobre a identidade (animal) humana. Foi aplicado um questionário baseado em escalas do tipo Likert, a todos os discentes do referido curso, totalizando 159 indivíduos. Os resultados mostraram que a extensão influenciou na construção das concepções desses alunos sobre a identidade animal-humana, bem como a proximidade com atividades de iniciação científica se relacionou com a tendência dos mesmos em associar dimensões morais a outros animais não-humanos. Esses dados podem ser importantes para se pensar em atividades didáticas que favoreçam a quebra de preconceitos raciais.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/31710.29286/rep.v20i44.317Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 445-4612238-20970104-596210.29286/rep.v20i44reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317/285Pagan, Acácio AlexandreEL-HANI, CharbelBizzo, Nélioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/317Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:25Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas |
title |
A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas |
spellingShingle |
A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas Pagan, Acácio Alexandre Ensino de Biologia. Ser humano. Eugenia. Racismo. Alter vivo |
title_short |
A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas |
title_full |
A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas |
title_fullStr |
A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas |
title_full_unstemmed |
A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas |
title_sort |
A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de Ciências Biológicas |
author |
Pagan, Acácio Alexandre |
author_facet |
Pagan, Acácio Alexandre EL-HANI, Charbel Bizzo, Nélio |
author_role |
author |
author2 |
EL-HANI, Charbel Bizzo, Nélio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pagan, Acácio Alexandre EL-HANI, Charbel Bizzo, Nélio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia. Ser humano. Eugenia. Racismo. Alter vivo |
topic |
Ensino de Biologia. Ser humano. Eugenia. Racismo. Alter vivo |
description |
Buscou-se investigar as concepções de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, sobre a identidade (animal) humana. Foi aplicado um questionário baseado em escalas do tipo Likert, a todos os discentes do referido curso, totalizando 159 indivíduos. Os resultados mostraram que a extensão influenciou na construção das concepções desses alunos sobre a identidade animal-humana, bem como a proximidade com atividades de iniciação científica se relacionou com a tendência dos mesmos em associar dimensões morais a outros animais não-humanos. Esses dados podem ser importantes para se pensar em atividades didáticas que favoreçam a quebra de preconceitos raciais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317 10.29286/rep.v20i44.317 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v20i44.317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317/285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 445-461 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v20i44 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711214575550464 |