A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: PARANHOS, Rones de Deus, GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7985
Resumo: O texto visa compreender as tendências e as lacunas presentes nas dissertações e teses (D&T) sobre a formação de professores de Biologia no Brasil. Pautada numa perspectiva crítica e de caráter exploratório, fez-se análise dos resumos de D&T disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as seguintes palavras-chave: formação de professores e ensino de Biologia. A análise se efetuou sobre 99 trabalhos, que compuseram o corpus pesquisado, quanto: à distribuição geográfica e institucional da produção científica e a aspectos metodológicos das pesquisas; às recorrências e aos silenciamentos das pesquisas sobre a formação de professores de Biologia no Brasil.
id UFMT-3_ce392ec24b2908f2afd543d38e98c301
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7985
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileirasCiênciastesesdissertaçõesensino.Formação de professores. Biologia.O texto visa compreender as tendências e as lacunas presentes nas dissertações e teses (D&T) sobre a formação de professores de Biologia no Brasil. Pautada numa perspectiva crítica e de caráter exploratório, fez-se análise dos resumos de D&T disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as seguintes palavras-chave: formação de professores e ensino de Biologia. A análise se efetuou sobre 99 trabalhos, que compuseram o corpus pesquisado, quanto: à distribuição geográfica e institucional da produção científica e a aspectos metodológicos das pesquisas; às recorrências e aos silenciamentos das pesquisas sobre a formação de professores de Biologia no Brasil. Universidade Federal de Mato Grosso2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratóriaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/798510.29286/rep.v29ijan/dez.7985Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7985/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessECHALAR, Adda Daniela Lima FigueiredoPARANHOS, Rones de DeusGUIMARÃES, Simone Sendin Moreira2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7985Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras
title A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras
spellingShingle A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras
ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo
Ciências
teses
dissertações
ensino.
Formação de professores. Biologia.
title_short A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras
title_full A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras
title_fullStr A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras
title_full_unstemmed A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras
title_sort A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras
author ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo
author_facet ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo
PARANHOS, Rones de Deus
GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira
author_role author
author2 PARANHOS, Rones de Deus
GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo
PARANHOS, Rones de Deus
GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
teses
dissertações
ensino.
Formação de professores. Biologia.
topic Ciências
teses
dissertações
ensino.
Formação de professores. Biologia.
description O texto visa compreender as tendências e as lacunas presentes nas dissertações e teses (D&T) sobre a formação de professores de Biologia no Brasil. Pautada numa perspectiva crítica e de caráter exploratório, fez-se análise dos resumos de D&T disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as seguintes palavras-chave: formação de professores e ensino de Biologia. A análise se efetuou sobre 99 trabalhos, que compuseram o corpus pesquisado, quanto: à distribuição geográfica e institucional da produção científica e a aspectos metodológicos das pesquisas; às recorrências e aos silenciamentos das pesquisas sobre a formação de professores de Biologia no Brasil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7985
10.29286/rep.v29ijan/dez.7985
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7985
identifier_str_mv 10.29286/rep.v29ijan/dez.7985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7985/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v29ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216797483008