A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7985 |
Resumo: | O texto visa compreender as tendências e as lacunas presentes nas dissertações e teses (D&T) sobre a formação de professores de Biologia no Brasil. Pautada numa perspectiva crítica e de caráter exploratório, fez-se análise dos resumos de D&T disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as seguintes palavras-chave: formação de professores e ensino de Biologia. A análise se efetuou sobre 99 trabalhos, que compuseram o corpus pesquisado, quanto: à distribuição geográfica e institucional da produção científica e a aspectos metodológicos das pesquisas; às recorrências e aos silenciamentos das pesquisas sobre a formação de professores de Biologia no Brasil. |
id |
UFMT-3_ce392ec24b2908f2afd543d38e98c301 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7985 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileirasCiênciastesesdissertaçõesensino.Formação de professores. Biologia.O texto visa compreender as tendências e as lacunas presentes nas dissertações e teses (D&T) sobre a formação de professores de Biologia no Brasil. Pautada numa perspectiva crítica e de caráter exploratório, fez-se análise dos resumos de D&T disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as seguintes palavras-chave: formação de professores e ensino de Biologia. A análise se efetuou sobre 99 trabalhos, que compuseram o corpus pesquisado, quanto: à distribuição geográfica e institucional da produção científica e a aspectos metodológicos das pesquisas; às recorrências e aos silenciamentos das pesquisas sobre a formação de professores de Biologia no Brasil. Universidade Federal de Mato Grosso2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratóriaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/798510.29286/rep.v29ijan/dez.7985Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7985/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessECHALAR, Adda Daniela Lima FigueiredoPARANHOS, Rones de DeusGUIMARÃES, Simone Sendin Moreira2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7985Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras |
title |
A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras |
spellingShingle |
A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo Ciências teses dissertações ensino. Formação de professores. Biologia. |
title_short |
A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras |
title_full |
A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras |
title_fullStr |
A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras |
title_full_unstemmed |
A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras |
title_sort |
A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras |
author |
ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo |
author_facet |
ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo PARANHOS, Rones de Deus GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira |
author_role |
author |
author2 |
PARANHOS, Rones de Deus GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo PARANHOS, Rones de Deus GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências teses dissertações ensino. Formação de professores. Biologia. |
topic |
Ciências teses dissertações ensino. Formação de professores. Biologia. |
description |
O texto visa compreender as tendências e as lacunas presentes nas dissertações e teses (D&T) sobre a formação de professores de Biologia no Brasil. Pautada numa perspectiva crítica e de caráter exploratório, fez-se análise dos resumos de D&T disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as seguintes palavras-chave: formação de professores e ensino de Biologia. A análise se efetuou sobre 99 trabalhos, que compuseram o corpus pesquisado, quanto: à distribuição geográfica e institucional da produção científica e a aspectos metodológicos das pesquisas; às recorrências e aos silenciamentos das pesquisas sobre a formação de professores de Biologia no Brasil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa exploratória |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7985 10.29286/rep.v29ijan/dez.7985 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7985 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v29ijan/dez.7985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7985/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v29ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216797483008 |