A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Daniela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dainez, Debora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3724
Resumo: O objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da prática docente a partir da discussão de dois conceitos: gênero de atividade e habitus. Analisa-se fragmentos de um trabalho de intervenção realizado sob inspiração da metodologia em Clínica da Atividade, com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Estado de São Paulo. Com base nos resultados obtidos, entre eles o flagrar-se de uma professora em relação aos modos de fazer e de se referir aos alunos, evidencia-se os embates entre o que se reitera na história de práticas da profissão docente e as (im)possibilidades de transformação da ação individual. Palavras-chave: Habitus. Gênero de Atividade. Prática Docente.
id UFMT-3_db950edb32dbc104185a1db095889c69
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3724
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto socialhabitusgênero de atividadeprática docentePrática docenteO objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da prática docente a partir da discussão de dois conceitos: gênero de atividade e habitus. Analisa-se fragmentos de um trabalho de intervenção realizado sob inspiração da metodologia em Clínica da Atividade, com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Estado de São Paulo. Com base nos resultados obtidos, entre eles o flagrar-se de uma professora em relação aos modos de fazer e de se referir aos alunos, evidencia-se os embates entre o que se reitera na história de práticas da profissão docente e as (im)possibilidades de transformação da ação individual. Palavras-chave: Habitus. Gênero de Atividade. Prática Docente.Universidade Federal de Mato Grosso2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresClínica da Atividade; pesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/372410.29286/rep.v27i64.3724Revista de Educação Pública; v. 27 n. 64 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, jan./abr. 2018; 91-1082238-20970104-596210.29286/rep.v27i64reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3724/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, DanielaDainez, Debora2017-12-30T15:56:56Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3724Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-12-30T15:56:56Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social
title A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social
spellingShingle A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social
Anjos, Daniela
habitus
gênero de atividade
prática docente
Prática docente
title_short A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social
title_full A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social
title_fullStr A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social
title_full_unstemmed A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social
title_sort A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social
author Anjos, Daniela
author_facet Anjos, Daniela
Dainez, Debora
author_role author
author2 Dainez, Debora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Daniela
Dainez, Debora
dc.subject.por.fl_str_mv habitus
gênero de atividade
prática docente
Prática docente
topic habitus
gênero de atividade
prática docente
Prática docente
description O objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da prática docente a partir da discussão de dois conceitos: gênero de atividade e habitus. Analisa-se fragmentos de um trabalho de intervenção realizado sob inspiração da metodologia em Clínica da Atividade, com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Estado de São Paulo. Com base nos resultados obtidos, entre eles o flagrar-se de uma professora em relação aos modos de fazer e de se referir aos alunos, evidencia-se os embates entre o que se reitera na história de práticas da profissão docente e as (im)possibilidades de transformação da ação individual. Palavras-chave: Habitus. Gênero de Atividade. Prática Docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Clínica da Atividade; pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3724
10.29286/rep.v27i64.3724
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3724
identifier_str_mv 10.29286/rep.v27i64.3724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3724/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 27 n. 64 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, jan./abr. 2018; 91-108
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v27i64
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216037265408