A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3724 |
Resumo: | O objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da prática docente a partir da discussão de dois conceitos: gênero de atividade e habitus. Analisa-se fragmentos de um trabalho de intervenção realizado sob inspiração da metodologia em Clínica da Atividade, com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Estado de São Paulo. Com base nos resultados obtidos, entre eles o flagrar-se de uma professora em relação aos modos de fazer e de se referir aos alunos, evidencia-se os embates entre o que se reitera na história de práticas da profissão docente e as (im)possibilidades de transformação da ação individual. Palavras-chave: Habitus. Gênero de Atividade. Prática Docente. |
id |
UFMT-3_db950edb32dbc104185a1db095889c69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3724 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto socialhabitusgênero de atividadeprática docentePrática docenteO objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da prática docente a partir da discussão de dois conceitos: gênero de atividade e habitus. Analisa-se fragmentos de um trabalho de intervenção realizado sob inspiração da metodologia em Clínica da Atividade, com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Estado de São Paulo. Com base nos resultados obtidos, entre eles o flagrar-se de uma professora em relação aos modos de fazer e de se referir aos alunos, evidencia-se os embates entre o que se reitera na história de práticas da profissão docente e as (im)possibilidades de transformação da ação individual. Palavras-chave: Habitus. Gênero de Atividade. Prática Docente.Universidade Federal de Mato Grosso2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresClínica da Atividade; pesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/372410.29286/rep.v27i64.3724Revista de Educação Pública; v. 27 n. 64 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, jan./abr. 2018; 91-1082238-20970104-596210.29286/rep.v27i64reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3724/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, DanielaDainez, Debora2017-12-30T15:56:56Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3724Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-12-30T15:56:56Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social |
title |
A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social |
spellingShingle |
A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social Anjos, Daniela habitus gênero de atividade prática docente Prática docente |
title_short |
A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social |
title_full |
A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social |
title_fullStr |
A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social |
title_full_unstemmed |
A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social |
title_sort |
A construção da prática docente: reflexões sobre a relação entre a ação individual e o contexto social |
author |
Anjos, Daniela |
author_facet |
Anjos, Daniela Dainez, Debora |
author_role |
author |
author2 |
Dainez, Debora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Daniela Dainez, Debora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habitus gênero de atividade prática docente Prática docente |
topic |
habitus gênero de atividade prática docente Prática docente |
description |
O objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da prática docente a partir da discussão de dois conceitos: gênero de atividade e habitus. Analisa-se fragmentos de um trabalho de intervenção realizado sob inspiração da metodologia em Clínica da Atividade, com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal do Estado de São Paulo. Com base nos resultados obtidos, entre eles o flagrar-se de uma professora em relação aos modos de fazer e de se referir aos alunos, evidencia-se os embates entre o que se reitera na história de práticas da profissão docente e as (im)possibilidades de transformação da ação individual. Palavras-chave: Habitus. Gênero de Atividade. Prática Docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Clínica da Atividade; pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3724 10.29286/rep.v27i64.3724 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3724 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v27i64.3724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3724/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 27 n. 64 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, jan./abr. 2018; 91-108 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v27i64 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216037265408 |