SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e busca compreender e relatar a experiência de pedagogos, ao trabalharem com a disciplina de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores nos anos iniciais, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Assume-se a abordagem qualitativa, partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa. Como registros de informações se opta por questionário e entrevista semiestruturada. Para analisar e produzir os textos de campo se adota a Análise Textual Discursiva. Os resultados legitimam contrariedades denunciadas nos relatos dos pedagogos que ensinam Ciências Naturais, pois apontam deficiências na formação inicial sobre as metodologias do trabalho pedagógico em Ciências Naturais. |
id |
UFMT-3_df1e73deb6684e36ebec7acc5525c380 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9112 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MTEducação em CiênciasSaberes DocentesEnsino Fundamental.Artigo Revista de Educação PúblicaEste trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e busca compreender e relatar a experiência de pedagogos, ao trabalharem com a disciplina de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores nos anos iniciais, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Assume-se a abordagem qualitativa, partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa. Como registros de informações se opta por questionário e entrevista semiestruturada. Para analisar e produzir os textos de campo se adota a Análise Textual Discursiva. Os resultados legitimam contrariedades denunciadas nos relatos dos pedagogos que ensinam Ciências Naturais, pois apontam deficiências na formação inicial sobre as metodologias do trabalho pedagógico em Ciências Naturais.Universidade Federal de Mato Grosso2021-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campo.application/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/911210.29286/rep.v30ijan/dez.9112Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-192238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/8173https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10819https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10820https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10821https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10823https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10822Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Zélia Alves dos RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9112Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT |
title |
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT |
spellingShingle |
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT SANTOS, Zélia Alves dos Educação em Ciências Saberes Docentes Ensino Fundamental. Artigo Revista de Educação Pública |
title_short |
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT |
title_full |
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT |
title_fullStr |
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT |
title_full_unstemmed |
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT |
title_sort |
SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT |
author |
SANTOS, Zélia Alves dos |
author_facet |
SANTOS, Zélia Alves dos RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno |
author_role |
author |
author2 |
RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Zélia Alves dos RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Ciências Saberes Docentes Ensino Fundamental. Artigo Revista de Educação Pública |
topic |
Educação em Ciências Saberes Docentes Ensino Fundamental. Artigo Revista de Educação Pública |
description |
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e busca compreender e relatar a experiência de pedagogos, ao trabalharem com a disciplina de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores nos anos iniciais, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Assume-se a abordagem qualitativa, partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa. Como registros de informações se opta por questionário e entrevista semiestruturada. Para analisar e produzir os textos de campo se adota a Análise Textual Discursiva. Os resultados legitimam contrariedades denunciadas nos relatos dos pedagogos que ensinam Ciências Naturais, pois apontam deficiências na formação inicial sobre as metodologias do trabalho pedagógico em Ciências Naturais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112 10.29286/rep.v30ijan/dez.9112 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v30ijan/dez.9112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/8173 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10819 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10820 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10821 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10823 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-19 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v30ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216849911808 |