SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Zélia Alves dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112
Resumo: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e busca compreender e relatar a experiência de pedagogos, ao trabalharem com a disciplina de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores nos anos iniciais, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Assume-se a abordagem qualitativa, partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa. Como registros de informações se opta por questionário e entrevista semiestruturada. Para analisar e produzir os textos de campo se adota a Análise Textual Discursiva. Os resultados legitimam contrariedades denunciadas nos relatos dos pedagogos que ensinam Ciências Naturais, pois apontam deficiências na formação inicial sobre as metodologias do trabalho pedagógico em Ciências Naturais.
id UFMT-3_df1e73deb6684e36ebec7acc5525c380
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9112
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MTEducação em CiênciasSaberes DocentesEnsino Fundamental.Artigo Revista de Educação PúblicaEste trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e busca compreender e relatar a experiência de pedagogos, ao trabalharem com a disciplina de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores nos anos iniciais, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Assume-se a abordagem qualitativa, partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa. Como registros de informações se opta por questionário e entrevista semiestruturada. Para analisar e produzir os textos de campo se adota a Análise Textual Discursiva. Os resultados legitimam contrariedades denunciadas nos relatos dos pedagogos que ensinam Ciências Naturais, pois apontam deficiências na formação inicial sobre as metodologias do trabalho pedagógico em Ciências Naturais.Universidade Federal de Mato Grosso2021-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campo.application/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/911210.29286/rep.v30ijan/dez.9112Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-192238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/8173https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10819https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10820https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10821https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10823https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10822Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Zélia Alves dos RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9112Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT
title SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT
spellingShingle SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT
SANTOS, Zélia Alves dos
Educação em Ciências
Saberes Docentes
Ensino Fundamental.
Artigo Revista de Educação Pública
title_short SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT
title_full SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT
title_fullStr SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT
title_full_unstemmed SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT
title_sort SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CUIABÁ - MT
author SANTOS, Zélia Alves dos
author_facet SANTOS, Zélia Alves dos
RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno
author_role author
author2 RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Zélia Alves dos
RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Ciências
Saberes Docentes
Ensino Fundamental.
Artigo Revista de Educação Pública
topic Educação em Ciências
Saberes Docentes
Ensino Fundamental.
Artigo Revista de Educação Pública
description Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e busca compreender e relatar a experiência de pedagogos, ao trabalharem com a disciplina de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores nos anos iniciais, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Fundamental? Assume-se a abordagem qualitativa, partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como método de pesquisa. Como registros de informações se opta por questionário e entrevista semiestruturada. Para analisar e produzir os textos de campo se adota a Análise Textual Discursiva. Os resultados legitimam contrariedades denunciadas nos relatos dos pedagogos que ensinam Ciências Naturais, pois apontam deficiências na formação inicial sobre as metodologias do trabalho pedagógico em Ciências Naturais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112
10.29286/rep.v30ijan/dez.9112
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112
identifier_str_mv 10.29286/rep.v30ijan/dez.9112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/8173
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10819
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10820
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10821
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10823
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9112/10822
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-19
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v30ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216849911808