Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Ana Rosa Costa Picanço
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/917
Resumo: Este artigo tem o objetivo de discutir a organização espacial de berçários de creche a partir dos significados que os educadores atribuem ao espaço. Trata-se de um estudo de caso/ intervenção realizado numa creche institucional do município do Rio de Janeiro. Parte da perspectiva histórico-cultural e interdisciplinar do espaço concebendo-o como elemento pedagógico, relacional, simbólico e histórico. Participaram do estudo 8 educadores e 24 bebês que frequentavam o Berçári o I. Foram analisadas fotos dos arranjos espaciais, sessões reflexivas com os educadores e observações realizadas ao longo de 2008. Os resultados indicam que as intervenções feitas através de ações colaborativas de reflexão propiciaram mudanças significativas no modo de organização desse ambiente.Palavras-chave: Organização Espacial. Bebês. Creche. Prática Pedagógica.AbstractThis article aims to discuss the spatial organization of day-care nurseries based in the meaning of space created by the educators. This is a case study/intervention conducted in the city of Rio de Janeiro. We start with a cultural-historical and interdisciplinary understanding of space conceiving it as an educational, relational, historical and symbolic. The study included eight educators and 24 babies. We analyzed photos of spatial arrangements, reflective sessions with educators and observations made during 2008. The results indicate that interventions, through collaborative actions with the educators, produced significant changes in the mode of organization that room.Keywords: Spatial Organization. Babies. Daycare Center. Pedagogical Practice.
id UFMT-3_e027df334ed33acaf3e68c11d7810767
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/917
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervençãoOrganização espacial. Bebês. Creche. Prática pedagógica.Bebês em espaços da crecheEste artigo tem o objetivo de discutir a organização espacial de berçários de creche a partir dos significados que os educadores atribuem ao espaço. Trata-se de um estudo de caso/ intervenção realizado numa creche institucional do município do Rio de Janeiro. Parte da perspectiva histórico-cultural e interdisciplinar do espaço concebendo-o como elemento pedagógico, relacional, simbólico e histórico. Participaram do estudo 8 educadores e 24 bebês que frequentavam o Berçári o I. Foram analisadas fotos dos arranjos espaciais, sessões reflexivas com os educadores e observações realizadas ao longo de 2008. Os resultados indicam que as intervenções feitas através de ações colaborativas de reflexão propiciaram mudanças significativas no modo de organização desse ambiente.Palavras-chave: Organização Espacial. Bebês. Creche. Prática Pedagógica.AbstractThis article aims to discuss the spatial organization of day-care nurseries based in the meaning of space created by the educators. This is a case study/intervention conducted in the city of Rio de Janeiro. We start with a cultural-historical and interdisciplinary understanding of space conceiving it as an educational, relational, historical and symbolic. The study included eight educators and 24 babies. We analyzed photos of spatial arrangements, reflective sessions with educators and observations made during 2008. The results indicate that interventions, through collaborative actions with the educators, produced significant changes in the mode of organization that room.Keywords: Spatial Organization. Babies. Daycare Center. Pedagogical Practice.Universidade Federal de Mato Grosso2013-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/91710.29286/rep.v22i49/1.917Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/1 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 305-3252238-20970104-596210.29286/rep.v22i49/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/917/718MOREIRA, Ana Rosa Costa Picançoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:35Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/917Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:35Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervenção
title Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervenção
spellingShingle Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervenção
MOREIRA, Ana Rosa Costa Picanço
Organização espacial. Bebês. Creche. Prática pedagógica.
Bebês em espaços da creche
title_short Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervenção
title_full Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervenção
title_fullStr Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervenção
title_full_unstemmed Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervenção
title_sort Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervenção
author MOREIRA, Ana Rosa Costa Picanço
author_facet MOREIRA, Ana Rosa Costa Picanço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, Ana Rosa Costa Picanço
dc.subject.por.fl_str_mv Organização espacial. Bebês. Creche. Prática pedagógica.
Bebês em espaços da creche
topic Organização espacial. Bebês. Creche. Prática pedagógica.
Bebês em espaços da creche
description Este artigo tem o objetivo de discutir a organização espacial de berçários de creche a partir dos significados que os educadores atribuem ao espaço. Trata-se de um estudo de caso/ intervenção realizado numa creche institucional do município do Rio de Janeiro. Parte da perspectiva histórico-cultural e interdisciplinar do espaço concebendo-o como elemento pedagógico, relacional, simbólico e histórico. Participaram do estudo 8 educadores e 24 bebês que frequentavam o Berçári o I. Foram analisadas fotos dos arranjos espaciais, sessões reflexivas com os educadores e observações realizadas ao longo de 2008. Os resultados indicam que as intervenções feitas através de ações colaborativas de reflexão propiciaram mudanças significativas no modo de organização desse ambiente.Palavras-chave: Organização Espacial. Bebês. Creche. Prática Pedagógica.AbstractThis article aims to discuss the spatial organization of day-care nurseries based in the meaning of space created by the educators. This is a case study/intervention conducted in the city of Rio de Janeiro. We start with a cultural-historical and interdisciplinary understanding of space conceiving it as an educational, relational, historical and symbolic. The study included eight educators and 24 babies. We analyzed photos of spatial arrangements, reflective sessions with educators and observations made during 2008. The results indicate that interventions, through collaborative actions with the educators, produced significant changes in the mode of organization that room.Keywords: Spatial Organization. Babies. Daycare Center. Pedagogical Practice.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/917
10.29286/rep.v22i49/1.917
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/917
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i49/1.917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/917/718
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/1 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 305-325
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i49/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215216230400