Os bebês e os espaços da creche: um estudo de caso/intervenção
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/917 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de discutir a organização espacial de berçários de creche a partir dos significados que os educadores atribuem ao espaço. Trata-se de um estudo de caso/ intervenção realizado numa creche institucional do município do Rio de Janeiro. Parte da perspectiva histórico-cultural e interdisciplinar do espaço concebendo-o como elemento pedagógico, relacional, simbólico e histórico. Participaram do estudo 8 educadores e 24 bebês que frequentavam o Berçári o I. Foram analisadas fotos dos arranjos espaciais, sessões reflexivas com os educadores e observações realizadas ao longo de 2008. Os resultados indicam que as intervenções feitas através de ações colaborativas de reflexão propiciaram mudanças significativas no modo de organização desse ambiente.Palavras-chave: Organização Espacial. Bebês. Creche. Prática Pedagógica.AbstractThis article aims to discuss the spatial organization of day-care nurseries based in the meaning of space created by the educators. This is a case study/intervention conducted in the city of Rio de Janeiro. We start with a cultural-historical and interdisciplinary understanding of space conceiving it as an educational, relational, historical and symbolic. The study included eight educators and 24 babies. We analyzed photos of spatial arrangements, reflective sessions with educators and observations made during 2008. The results indicate that interventions, through collaborative actions with the educators, produced significant changes in the mode of organization that room.Keywords: Spatial Organization. Babies. Daycare Center. Pedagogical Practice. |
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