GESTÃO CO-ELABORATIVA E CO-OPERATIVA DE PESSOAS – CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16003 |
Resumo: | O texto propõe uma reflexão sobre os processos de gestão nas instituições. Para tanto, tomamos como principal referência epistemológica, as proposições das conversações co-elaborativas e co-operativas apresentadas pelo pensador chileno Humberto Maturana (1928-2021). O que buscamos demonstrar com esse texto é que não existe “competição sadia”, pois, (1) competição é a negação do outro; (2) competição é a negação da convivência social e (3) toda relação pautada na negação do outro, na busca do controle e dominação é uma relação que nega o social. A gestão co-elaborativa e co-operativa de pessoas, via construção de projetos comuns, pode ser um caminho inovador para edificarmos organizações educacionais que sejam fontes geradoras de amor entre as pessoas. |
id |
UFMT-3_e73ea1372fbbd46157945b93925b7758 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/16003 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO CO-ELABORATIVA E CO-OPERATIVA DE PESSOAS – CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM NA ESCOLAGestão co-elaborativa e co-operativaProjeto comumHumberto MaturanaO texto propõe uma reflexão sobre os processos de gestão nas instituições. Para tanto, tomamos como principal referência epistemológica, as proposições das conversações co-elaborativas e co-operativas apresentadas pelo pensador chileno Humberto Maturana (1928-2021). O que buscamos demonstrar com esse texto é que não existe “competição sadia”, pois, (1) competição é a negação do outro; (2) competição é a negação da convivência social e (3) toda relação pautada na negação do outro, na busca do controle e dominação é uma relação que nega o social. A gestão co-elaborativa e co-operativa de pessoas, via construção de projetos comuns, pode ser um caminho inovador para edificarmos organizações educacionais que sejam fontes geradoras de amor entre as pessoas.Universidade Federal de Mato Grosso2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1600310.29286/rep.v32ijan/dez.16003Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 753-7762238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16003/13235Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBARCELOS, Valdo Hermes de LimaAZZOLIN, Maria Aparecida Nunes2023-09-12T21:03:09Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/16003Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-09-12T21:03:09Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO CO-ELABORATIVA E CO-OPERATIVA DE PESSOAS – CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM NA ESCOLA |
title |
GESTÃO CO-ELABORATIVA E CO-OPERATIVA DE PESSOAS – CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM NA ESCOLA |
spellingShingle |
GESTÃO CO-ELABORATIVA E CO-OPERATIVA DE PESSOAS – CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM NA ESCOLA BARCELOS, Valdo Hermes de Lima Gestão co-elaborativa e co-operativa Projeto comum Humberto Maturana |
title_short |
GESTÃO CO-ELABORATIVA E CO-OPERATIVA DE PESSOAS – CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM NA ESCOLA |
title_full |
GESTÃO CO-ELABORATIVA E CO-OPERATIVA DE PESSOAS – CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM NA ESCOLA |
title_fullStr |
GESTÃO CO-ELABORATIVA E CO-OPERATIVA DE PESSOAS – CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
GESTÃO CO-ELABORATIVA E CO-OPERATIVA DE PESSOAS – CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM NA ESCOLA |
title_sort |
GESTÃO CO-ELABORATIVA E CO-OPERATIVA DE PESSOAS – CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM NA ESCOLA |
author |
BARCELOS, Valdo Hermes de Lima |
author_facet |
BARCELOS, Valdo Hermes de Lima AZZOLIN, Maria Aparecida Nunes |
author_role |
author |
author2 |
AZZOLIN, Maria Aparecida Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARCELOS, Valdo Hermes de Lima AZZOLIN, Maria Aparecida Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão co-elaborativa e co-operativa Projeto comum Humberto Maturana |
topic |
Gestão co-elaborativa e co-operativa Projeto comum Humberto Maturana |
description |
O texto propõe uma reflexão sobre os processos de gestão nas instituições. Para tanto, tomamos como principal referência epistemológica, as proposições das conversações co-elaborativas e co-operativas apresentadas pelo pensador chileno Humberto Maturana (1928-2021). O que buscamos demonstrar com esse texto é que não existe “competição sadia”, pois, (1) competição é a negação do outro; (2) competição é a negação da convivência social e (3) toda relação pautada na negação do outro, na busca do controle e dominação é uma relação que nega o social. A gestão co-elaborativa e co-operativa de pessoas, via construção de projetos comuns, pode ser um caminho inovador para edificarmos organizações educacionais que sejam fontes geradoras de amor entre as pessoas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16003 10.29286/rep.v32ijan/dez.16003 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16003 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.16003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16003/13235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 753-776 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v32ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217712889856 |