Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3891 |
Resumo: | Buscou-se verificar as opiniões dos jovens brasileiros sobre a ciência escolar e o interesse pela ciência fora da escola. Houve a participação de 2.404 estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio de 78 escolas. As coletas de dados foram por meio de questionários e para as análises utilizou-se Software Statistical Package for Social Science (SPSS) - 18.0. Os resultados apontam que os estudantes reconhecem a importância das aulas de ciências e o seu papel no cotidiano, mas a proporção de interessados em aprofundar sobre temas científicos em outros espaços de informação é menor. Palavras-chave: Atitude. Ensino Médio. Relevância da ciência. |
id |
UFMT-3_eeda8947d8054d6f08fb706684be47ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3891 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileirosAtitudeEnsino MédioRelevância da ciênciaPercepção acerca da Ciência escolarBuscou-se verificar as opiniões dos jovens brasileiros sobre a ciência escolar e o interesse pela ciência fora da escola. Houve a participação de 2.404 estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio de 78 escolas. As coletas de dados foram por meio de questionários e para as análises utilizou-se Software Statistical Package for Social Science (SPSS) - 18.0. Os resultados apontam que os estudantes reconhecem a importância das aulas de ciências e o seu papel no cotidiano, mas a proporção de interessados em aprofundar sobre temas científicos em outros espaços de informação é menor. Palavras-chave: Atitude. Ensino Médio. Relevância da ciência.Universidade Federal de Mato Grosso2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresQuantitativo; amostra nacionalapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/389110.29286/rep.v28i67.3891Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 195-2172238-20970104-596210.29286/rep.v28i67reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3891/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, GracielaBIZZO, Nelio2018-12-30T03:21:49Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3891Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-12-30T03:21:49Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros |
title |
Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros |
spellingShingle |
Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros OLIVEIRA, Graciela Atitude Ensino Médio Relevância da ciência Percepção acerca da Ciência escolar |
title_short |
Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros |
title_full |
Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros |
title_fullStr |
Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros |
title_full_unstemmed |
Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros |
title_sort |
Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros |
author |
OLIVEIRA, Graciela |
author_facet |
OLIVEIRA, Graciela BIZZO, Nelio |
author_role |
author |
author2 |
BIZZO, Nelio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Graciela BIZZO, Nelio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitude Ensino Médio Relevância da ciência Percepção acerca da Ciência escolar |
topic |
Atitude Ensino Médio Relevância da ciência Percepção acerca da Ciência escolar |
description |
Buscou-se verificar as opiniões dos jovens brasileiros sobre a ciência escolar e o interesse pela ciência fora da escola. Houve a participação de 2.404 estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio de 78 escolas. As coletas de dados foram por meio de questionários e para as análises utilizou-se Software Statistical Package for Social Science (SPSS) - 18.0. Os resultados apontam que os estudantes reconhecem a importância das aulas de ciências e o seu papel no cotidiano, mas a proporção de interessados em aprofundar sobre temas científicos em outros espaços de informação é menor. Palavras-chave: Atitude. Ensino Médio. Relevância da ciência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Quantitativo; amostra nacional |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3891 10.29286/rep.v28i67.3891 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3891 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v28i67.3891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3891/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 195-217 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v28i67 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216327720960 |