O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/357 |
Resumo: | O tema deste artigo é fornecer subsídios teóricos e resultados de pesquisas de aquisição de segunda língua para fundamentar a prática do ensino comunicativo de língua estrangeira. A minha intenção não é mostrar resultados para que estes sejam imediatamente aplicados por professores. Primeiro, porque muitos destes estudos têm sido realizados em contextos de segunda língua (nos Estados Unidos) e limitam-se a estudos fora da sala de aula em que os aprendizes, na sua maioria, conversam com falantes nativos, no caso um(a) americano(a). Segundo, os pesquisadores que os desenvolvem não estão envolvidos com a sala de aula. |
id |
UFMT-3_f557c565f9359739af5ead47ae1f4d49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/357 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa.Sala de aula. Professor. Pesquisador.Prática de ensino de língua estrangeira.O tema deste artigo é fornecer subsídios teóricos e resultados de pesquisas de aquisição de segunda língua para fundamentar a prática do ensino comunicativo de língua estrangeira. A minha intenção não é mostrar resultados para que estes sejam imediatamente aplicados por professores. Primeiro, porque muitos destes estudos têm sido realizados em contextos de segunda língua (nos Estados Unidos) e limitam-se a estudos fora da sala de aula em que os aprendizes, na sua maioria, conversam com falantes nativos, no caso um(a) americano(a). Segundo, os pesquisadores que os desenvolvem não estão envolvidos com a sala de aula.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/35710.29286/rep.v5i8.357Revista de Educação Pública; v. 5 n. 8 (1996): Revista de Educação Pública, jul./dez. 1996; 227-2402238-20970104-596210.29286/rep.v5i8reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/357/325Assis, Ana Antônia deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:27Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/357Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:27Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa. |
title |
O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa. |
spellingShingle |
O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa. Assis, Ana Antônia de Sala de aula. Professor. Pesquisador. Prática de ensino de língua estrangeira. |
title_short |
O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa. |
title_full |
O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa. |
title_fullStr |
O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa. |
title_full_unstemmed |
O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa. |
title_sort |
O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa. |
author |
Assis, Ana Antônia de |
author_facet |
Assis, Ana Antônia de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Ana Antônia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de aula. Professor. Pesquisador. Prática de ensino de língua estrangeira. |
topic |
Sala de aula. Professor. Pesquisador. Prática de ensino de língua estrangeira. |
description |
O tema deste artigo é fornecer subsídios teóricos e resultados de pesquisas de aquisição de segunda língua para fundamentar a prática do ensino comunicativo de língua estrangeira. A minha intenção não é mostrar resultados para que estes sejam imediatamente aplicados por professores. Primeiro, porque muitos destes estudos têm sido realizados em contextos de segunda língua (nos Estados Unidos) e limitam-se a estudos fora da sala de aula em que os aprendizes, na sua maioria, conversam com falantes nativos, no caso um(a) americano(a). Segundo, os pesquisadores que os desenvolvem não estão envolvidos com a sala de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/357 10.29286/rep.v5i8.357 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/357 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v5i8.357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/357/325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 5 n. 8 (1996): Revista de Educação Pública, jul./dez. 1996; 227-240 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v5i8 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711214654193664 |