O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Ana Antônia de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/357
Resumo: O tema deste artigo é fornecer subsídios teóricos e resultados de pesquisas de aquisição de segunda língua para fundamentar a prática do ensino comunicativo de língua estrangeira. A minha intenção não é mostrar resultados para que estes sejam imediatamente aplicados por professores. Primeiro, porque muitos destes estudos têm sido realizados em contextos de segunda língua (nos Estados Unidos) e limitam-se a estudos fora da sala de aula em que os aprendizes, na sua maioria, conversam com falantes nativos, no caso um(a) americano(a). Segundo, os pesquisadores que os desenvolvem não estão envolvidos com a sala de aula.
id UFMT-3_f557c565f9359739af5ead47ae1f4d49
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/357
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa.Sala de aula. Professor. Pesquisador.Prática de ensino de língua estrangeira.O tema deste artigo é fornecer subsídios teóricos e resultados de pesquisas de aquisição de segunda língua para fundamentar a prática do ensino comunicativo de língua estrangeira. A minha intenção não é mostrar resultados para que estes sejam imediatamente aplicados por professores. Primeiro, porque muitos destes estudos têm sido realizados em contextos de segunda língua (nos Estados Unidos) e limitam-se a estudos fora da sala de aula em que os aprendizes, na sua maioria, conversam com falantes nativos, no caso um(a) americano(a). Segundo, os pesquisadores que os desenvolvem não estão envolvidos com a sala de aula.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/35710.29286/rep.v5i8.357Revista de Educação Pública; v. 5 n. 8 (1996): Revista de Educação Pública, jul./dez. 1996; 227-2402238-20970104-596210.29286/rep.v5i8reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/357/325Assis, Ana Antônia deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:27Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/357Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:27Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa.
title O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa.
spellingShingle O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa.
Assis, Ana Antônia de
Sala de aula. Professor. Pesquisador.
Prática de ensino de língua estrangeira.
title_short O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa.
title_full O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa.
title_fullStr O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa.
title_full_unstemmed O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa.
title_sort O ensino comunicativo de língua estrangeira como recurso de aprendizagem na sala de aula: o que a pesquisa nos informa.
author Assis, Ana Antônia de
author_facet Assis, Ana Antônia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Ana Antônia de
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula. Professor. Pesquisador.
Prática de ensino de língua estrangeira.
topic Sala de aula. Professor. Pesquisador.
Prática de ensino de língua estrangeira.
description O tema deste artigo é fornecer subsídios teóricos e resultados de pesquisas de aquisição de segunda língua para fundamentar a prática do ensino comunicativo de língua estrangeira. A minha intenção não é mostrar resultados para que estes sejam imediatamente aplicados por professores. Primeiro, porque muitos destes estudos têm sido realizados em contextos de segunda língua (nos Estados Unidos) e limitam-se a estudos fora da sala de aula em que os aprendizes, na sua maioria, conversam com falantes nativos, no caso um(a) americano(a). Segundo, os pesquisadores que os desenvolvem não estão envolvidos com a sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/357
10.29286/rep.v5i8.357
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/357
identifier_str_mv 10.29286/rep.v5i8.357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/357/325
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 5 n. 8 (1996): Revista de Educação Pública, jul./dez. 1996; 227-240
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v5i8
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711214654193664