O sentido da democracia e da autonomia: a reinvenção da educação e da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/504 |
Resumo: | O projeto da autonomia, o sentido da democracia, o caráter da criação e sua relevância no que se refere à imaginação criadora, à reinvenção social da educação e da escola, fortalecendo a noção de sujeito de direitos, compõem este estudo que tem como referencial teórico o pensamento de Cornelius Castoriadis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio do procedimento metodológico de revisão bibliográfica, que busca compreender o projeto de autonomia como criação no âmbito do imaginário social-histórico. O estudo da formação individual do homem, no sentido de abranger o imaginário radical e social-histórico que resultou na heteronomia das sociedades atuais, mostra que até a própria concepção hegemônica de democracia, a despeito de ser fruto exemplar do imaginário social, contribui para a heteronomia. Busquei apresentar uma concepção de democracia, para a construção do fundamento sobre o qual se sustentará a sociedade autônoma. Segundo Castoriadis, é aqui que a educação adquire sentido e poder de atuação. É necessário agir sobre os homens no sentido de torná-los autônomos. Daí a importância de uma educação não mutilante, não domesticadora, uma educação que seja verdadeiramente paidéia, que possibilite a transformação do homem em anthropos, ser capaz de governar e de ser governado, de julgar e de escolher, exercícios fundamentais da vida democrática e livre. Esse é o caminho para a auto-instituição e auto-criação da sociedade, para sua afirmação como responsável única pela criação histórica.The meaning of democracy and autonomy: the reinvention of education and schoolAbstractThe project of the autonomy, the direction of the democracy, the character of the creation and your relevance in that if refers to the creative imagination, the social reinvent of the education and the school, strengthening the concept of subject of rights, compose this study that has as theoretical referential the Cornelius Castoriadis’ thinking. It’s about a qualitative research by methodological proceeding of bibliographical review that search for understand that project of autonomy as creation in the scope of the social-historical imaginary. The study of the individual formation of the man, in the direction of include the radical and social-historical imaginary what resulted in the heteronomy of the currents societies, show that even the hegemonic conception of democracy itself, in spite of being exemplary fruit of the social imaginary, contributes for the heteronomy. I searched for introduce a conception of democracy, for the construction of the base about which will support the independent society. According to Castoriadis, it is here that the education acquires meaning and power of actuation. It is necessary to act over the men to become independent. This is the importance of a not-mutilate, not-domesticate, an education that is truly paideia, that makes possible the transformation of the human in anthropos, capable of govern and be governed, to jugde and to choose , basic exercises of the democratic and free life. That is way for the auto-institution and auto-creation of society, for your statement as only responsible by the historical creation.Keywords: Autonomy. Democracy. Education. |
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