POLÍTICAS DE ACESSO PARA REFUGIADOS NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Victor Albuquerque Felix da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: VERÁSTEGUI, Rosa de Lourdes Aguilar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13853
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a política de acesso para refugiados aos cursos de graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC) entre 2019 e 2022. Trata-se de uma investigação exploratória, de natureza aplicada e viés qualitativo, usando o método hipotético-dedutivo, o procedimento de estudo de caso e as técnicas de revisão bibliográfica e análise documental. Conclui-se que a política da UFABC representa um avanço quanto às alternativas de inserção socioeconômica e acadêmica deste público no Brasil, e reafirma a diferença como uma medida política de reconhecimento de identidades. Contudo, refugiados ocuparam menos da metade das vagas destinadas para si.
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