POLÍTICAS DE ACESSO PARA REFUGIADOS NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13853 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a política de acesso para refugiados aos cursos de graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC) entre 2019 e 2022. Trata-se de uma investigação exploratória, de natureza aplicada e viés qualitativo, usando o método hipotético-dedutivo, o procedimento de estudo de caso e as técnicas de revisão bibliográfica e análise documental. Conclui-se que a política da UFABC representa um avanço quanto às alternativas de inserção socioeconômica e acadêmica deste público no Brasil, e reafirma a diferença como uma medida política de reconhecimento de identidades. Contudo, refugiados ocuparam menos da metade das vagas destinadas para si. |
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