Avaliação de veículos utilizados na distribuição urbana de mercadorias na perspectiva do bem-estar da população

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Cesar Eduardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Granemann, Sérgio Ronaldo, Souza, João Carlos Félix
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudos e Pesquisas em Administração
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11378
Resumo: The growth of cities and valuing the comfort of its inhabitants determine a trade-off that weighs between urban freight transport, possible discomfort generator, and the population well-being. The correct use of raw materials used in production, inputs, and the effective delivery of products, outputs, determine efficiency, whose peer comparison indicates benchmarking. The outputs represent the perfect realization of the expected results of the urban goods transport process, while the inputs represent the population's tolerance to the negative impacts caused to their well-being. The research uses the data envelopment analysis to evaluate the vehicles used in urban goods transport, and indicates as benchmarking the one that promotes the least discomfort to residents. As a result, the most efficient vehicles are identified for carrying out their activity while maintaining the population well-being.
id UFMT-4_27ca9ae2ac811a323e5f7a6e447c7b1c
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11378
network_acronym_str UFMT-4
network_name_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository_id_str
spelling Avaliação de veículos utilizados na distribuição urbana de mercadorias na perspectiva do bem-estar da populaçãoThe growth of cities and valuing the comfort of its inhabitants determine a trade-off that weighs between urban freight transport, possible discomfort generator, and the population well-being. The correct use of raw materials used in production, inputs, and the effective delivery of products, outputs, determine efficiency, whose peer comparison indicates benchmarking. The outputs represent the perfect realization of the expected results of the urban goods transport process, while the inputs represent the population's tolerance to the negative impacts caused to their well-being. The research uses the data envelopment analysis to evaluate the vehicles used in urban goods transport, and indicates as benchmarking the one that promotes the least discomfort to residents. As a result, the most efficient vehicles are identified for carrying out their activity while maintaining the population well-being.O crescimento das cidades e a valorização do conforto de seus habitantes determina um trade-off que pondera entre o transporte urbano de mercadorias, possível gerador de desconforto, e o bem-estar da população. A utilização correta de insumos, inputs, e a efetiva entrega de produtos, outputs, determinam a eficiência, cuja comparação entre seus pares indica o benchmarking. Os outputs representam a perfeita realização dos resultados esperados do processo de transporte urbano de mercadorias, enquanto os inputs representam a tolerância da população aos impactos negativos causados ao seu bem-estar. A pesquisa se utiliza da análise envoltória de dados para avaliar os veículos utilizados no transporte urbano de mercadorias, e indica como benchmarking aquele que promova menores desconfortos aos moradores. Como resultado, são identificados os veículos mais eficientes por realizarem a sua atividade mantendo o bem-estar da população.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/1137810.30781/repad.v5i1.11378Journal Study and Research in Administration; Vol. 5 No. 1 (2021): Janeiro-Abril (2021)Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Abril (2021)2594-7559reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11378/8148https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11378/8149Copyright (c) 2021 Cesar Eduardo Leite, Sérgio Ronaldo Granemann, João Carlos Félix Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Cesar EduardoGranemann, Sérgio RonaldoSouza, João Carlos Félix2021-05-19T17:02:45Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11378Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2021-05-19T17:02:45Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de veículos utilizados na distribuição urbana de mercadorias na perspectiva do bem-estar da população
title Avaliação de veículos utilizados na distribuição urbana de mercadorias na perspectiva do bem-estar da população
spellingShingle Avaliação de veículos utilizados na distribuição urbana de mercadorias na perspectiva do bem-estar da população
Leite, Cesar Eduardo
title_short Avaliação de veículos utilizados na distribuição urbana de mercadorias na perspectiva do bem-estar da população
title_full Avaliação de veículos utilizados na distribuição urbana de mercadorias na perspectiva do bem-estar da população
title_fullStr Avaliação de veículos utilizados na distribuição urbana de mercadorias na perspectiva do bem-estar da população
title_full_unstemmed Avaliação de veículos utilizados na distribuição urbana de mercadorias na perspectiva do bem-estar da população
title_sort Avaliação de veículos utilizados na distribuição urbana de mercadorias na perspectiva do bem-estar da população
author Leite, Cesar Eduardo
author_facet Leite, Cesar Eduardo
Granemann, Sérgio Ronaldo
Souza, João Carlos Félix
author_role author
author2 Granemann, Sérgio Ronaldo
Souza, João Carlos Félix
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Cesar Eduardo
Granemann, Sérgio Ronaldo
Souza, João Carlos Félix
description The growth of cities and valuing the comfort of its inhabitants determine a trade-off that weighs between urban freight transport, possible discomfort generator, and the population well-being. The correct use of raw materials used in production, inputs, and the effective delivery of products, outputs, determine efficiency, whose peer comparison indicates benchmarking. The outputs represent the perfect realization of the expected results of the urban goods transport process, while the inputs represent the population's tolerance to the negative impacts caused to their well-being. The research uses the data envelopment analysis to evaluate the vehicles used in urban goods transport, and indicates as benchmarking the one that promotes the least discomfort to residents. As a result, the most efficient vehicles are identified for carrying out their activity while maintaining the population well-being.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11378
10.30781/repad.v5i1.11378
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11378
identifier_str_mv 10.30781/repad.v5i1.11378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11378/8148
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11378/8149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cesar Eduardo Leite, Sérgio Ronaldo Granemann, João Carlos Félix Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cesar Eduardo Leite, Sérgio Ronaldo Granemann, João Carlos Félix Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
dc.source.none.fl_str_mv Journal Study and Research in Administration; Vol. 5 No. 1 (2021): Janeiro-Abril (2021)
Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Abril (2021)
2594-7559
reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administração
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
collection Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository.name.fl_str_mv Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv cardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com
_version_ 1797239962390757376