A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nyari, Nádia Ligianara Dewes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Marcos Alves De, Böhm, Geverson Tobias, Bohm, Sandra Ines Horn
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudos e Pesquisas em Administração
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201
Resumo: O propósito desse estudo é analisar a percepção da comunidade escolar quanto ao perfil do diretor/gestor a partir da realidade da gestão democrática, enfatizando primeiramente alguns pontos de caráter descritivo, permitindo uma conceituação sobre o tema gestão e suas relações, com o intuído de evidenciar seus condicionamentos sociais e capitalistas, a serviço de objetivos autoritários propostos. Posteriormente a pesquisa se apresenta com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, baseando – se na aplicação de um questionário a fim de checar as causas do problema. Os resultados obtidos ressaltam o entendimento que a comunidade escolar tem sobre o papel do gestor dentro do sistema nele enquadrados, no entanto esse processo não está totalmente implantado ou consolidado, fazendo com que ocorra confusão com perfil do diretor no meio educacional. Entretanto a participação da comunidade escolar na implantação da gestão democrática tem papel de extrema relevância e importância, conforme apontou a pesquisa. No entanto, muitas vezes é deixada de lado pelo grupo escolar que ainda nos dias de hoje, descreve o gestor como líder com habilidade de autoritarismo, com algumas habilidades, as quais podemos enfatizar o saber ouvir e capacidade de dialogar, sobretudo incentivar a participação escolar no contexto escolar.
id UFMT-4_76be967b3c9d9e6297b205349a3aa1c4
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9201
network_acronym_str UFMT-4
network_name_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository_id_str
spelling A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICAParticipaçãoliderançaouvir e dialogar.Gestor na EducaçãoO propósito desse estudo é analisar a percepção da comunidade escolar quanto ao perfil do diretor/gestor a partir da realidade da gestão democrática, enfatizando primeiramente alguns pontos de caráter descritivo, permitindo uma conceituação sobre o tema gestão e suas relações, com o intuído de evidenciar seus condicionamentos sociais e capitalistas, a serviço de objetivos autoritários propostos. Posteriormente a pesquisa se apresenta com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, baseando – se na aplicação de um questionário a fim de checar as causas do problema. Os resultados obtidos ressaltam o entendimento que a comunidade escolar tem sobre o papel do gestor dentro do sistema nele enquadrados, no entanto esse processo não está totalmente implantado ou consolidado, fazendo com que ocorra confusão com perfil do diretor no meio educacional. Entretanto a participação da comunidade escolar na implantação da gestão democrática tem papel de extrema relevância e importância, conforme apontou a pesquisa. No entanto, muitas vezes é deixada de lado pelo grupo escolar que ainda nos dias de hoje, descreve o gestor como líder com habilidade de autoritarismo, com algumas habilidades, as quais podemos enfatizar o saber ouvir e capacidade de dialogar, sobretudo incentivar a participação escolar no contexto escolar.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/htmlhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/920110.30781/repad.v3i3.9201Journal Study and Research in Administration; Vol. 3 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro (2019); 77-97Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 3 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro (2019); 77-972594-755910.30781/repad.v3i3reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201/6582https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201/6583Copyright (c) 2019 Marcos Alves De Souza, Nádia Ligianara Dewes Nyari, Geverson Tobias Böhm, Sandra Ines Horn Bohminfo:eu-repo/semantics/openAccessNyari, Nádia Ligianara DewesSouza, Marcos Alves DeBöhm, Geverson TobiasBohm, Sandra Ines Horn2020-03-15T16:07:03Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9201Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2020-03-15T16:07:03Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
title A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
spellingShingle A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
Nyari, Nádia Ligianara Dewes
Participação
liderança
ouvir e dialogar.
Gestor na Educação
title_short A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_full A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_fullStr A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_sort A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
author Nyari, Nádia Ligianara Dewes
author_facet Nyari, Nádia Ligianara Dewes
Souza, Marcos Alves De
Böhm, Geverson Tobias
Bohm, Sandra Ines Horn
author_role author
author2 Souza, Marcos Alves De
Böhm, Geverson Tobias
Bohm, Sandra Ines Horn
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nyari, Nádia Ligianara Dewes
Souza, Marcos Alves De
Böhm, Geverson Tobias
Bohm, Sandra Ines Horn
dc.subject.por.fl_str_mv Participação
liderança
ouvir e dialogar.
Gestor na Educação
topic Participação
liderança
ouvir e dialogar.
Gestor na Educação
description O propósito desse estudo é analisar a percepção da comunidade escolar quanto ao perfil do diretor/gestor a partir da realidade da gestão democrática, enfatizando primeiramente alguns pontos de caráter descritivo, permitindo uma conceituação sobre o tema gestão e suas relações, com o intuído de evidenciar seus condicionamentos sociais e capitalistas, a serviço de objetivos autoritários propostos. Posteriormente a pesquisa se apresenta com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, baseando – se na aplicação de um questionário a fim de checar as causas do problema. Os resultados obtidos ressaltam o entendimento que a comunidade escolar tem sobre o papel do gestor dentro do sistema nele enquadrados, no entanto esse processo não está totalmente implantado ou consolidado, fazendo com que ocorra confusão com perfil do diretor no meio educacional. Entretanto a participação da comunidade escolar na implantação da gestão democrática tem papel de extrema relevância e importância, conforme apontou a pesquisa. No entanto, muitas vezes é deixada de lado pelo grupo escolar que ainda nos dias de hoje, descreve o gestor como líder com habilidade de autoritarismo, com algumas habilidades, as quais podemos enfatizar o saber ouvir e capacidade de dialogar, sobretudo incentivar a participação escolar no contexto escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201
10.30781/repad.v3i3.9201
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201
identifier_str_mv 10.30781/repad.v3i3.9201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201/6582
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201/6583
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
dc.source.none.fl_str_mv Journal Study and Research in Administration; Vol. 3 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro (2019); 77-97
Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 3 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro (2019); 77-97
2594-7559
10.30781/repad.v3i3
reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administração
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
collection Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository.name.fl_str_mv Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv cardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com
_version_ 1797239962162167808