A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201 |
Resumo: | O propósito desse estudo é analisar a percepção da comunidade escolar quanto ao perfil do diretor/gestor a partir da realidade da gestão democrática, enfatizando primeiramente alguns pontos de caráter descritivo, permitindo uma conceituação sobre o tema gestão e suas relações, com o intuído de evidenciar seus condicionamentos sociais e capitalistas, a serviço de objetivos autoritários propostos. Posteriormente a pesquisa se apresenta com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, baseando – se na aplicação de um questionário a fim de checar as causas do problema. Os resultados obtidos ressaltam o entendimento que a comunidade escolar tem sobre o papel do gestor dentro do sistema nele enquadrados, no entanto esse processo não está totalmente implantado ou consolidado, fazendo com que ocorra confusão com perfil do diretor no meio educacional. Entretanto a participação da comunidade escolar na implantação da gestão democrática tem papel de extrema relevância e importância, conforme apontou a pesquisa. No entanto, muitas vezes é deixada de lado pelo grupo escolar que ainda nos dias de hoje, descreve o gestor como líder com habilidade de autoritarismo, com algumas habilidades, as quais podemos enfatizar o saber ouvir e capacidade de dialogar, sobretudo incentivar a participação escolar no contexto escolar. |
id |
UFMT-4_76be967b3c9d9e6297b205349a3aa1c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9201 |
network_acronym_str |
UFMT-4 |
network_name_str |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICAParticipaçãoliderançaouvir e dialogar.Gestor na EducaçãoO propósito desse estudo é analisar a percepção da comunidade escolar quanto ao perfil do diretor/gestor a partir da realidade da gestão democrática, enfatizando primeiramente alguns pontos de caráter descritivo, permitindo uma conceituação sobre o tema gestão e suas relações, com o intuído de evidenciar seus condicionamentos sociais e capitalistas, a serviço de objetivos autoritários propostos. Posteriormente a pesquisa se apresenta com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, baseando – se na aplicação de um questionário a fim de checar as causas do problema. Os resultados obtidos ressaltam o entendimento que a comunidade escolar tem sobre o papel do gestor dentro do sistema nele enquadrados, no entanto esse processo não está totalmente implantado ou consolidado, fazendo com que ocorra confusão com perfil do diretor no meio educacional. Entretanto a participação da comunidade escolar na implantação da gestão democrática tem papel de extrema relevância e importância, conforme apontou a pesquisa. No entanto, muitas vezes é deixada de lado pelo grupo escolar que ainda nos dias de hoje, descreve o gestor como líder com habilidade de autoritarismo, com algumas habilidades, as quais podemos enfatizar o saber ouvir e capacidade de dialogar, sobretudo incentivar a participação escolar no contexto escolar.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/htmlhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/920110.30781/repad.v3i3.9201Journal Study and Research in Administration; Vol. 3 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro (2019); 77-97Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 3 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro (2019); 77-972594-755910.30781/repad.v3i3reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201/6582https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201/6583Copyright (c) 2019 Marcos Alves De Souza, Nádia Ligianara Dewes Nyari, Geverson Tobias Böhm, Sandra Ines Horn Bohminfo:eu-repo/semantics/openAccessNyari, Nádia Ligianara DewesSouza, Marcos Alves DeBöhm, Geverson TobiasBohm, Sandra Ines Horn2020-03-15T16:07:03Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9201Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2020-03-15T16:07:03Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA |
title |
A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA |
spellingShingle |
A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA Nyari, Nádia Ligianara Dewes Participação liderança ouvir e dialogar. Gestor na Educação |
title_short |
A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA |
title_full |
A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA |
title_fullStr |
A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA |
title_full_unstemmed |
A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA |
title_sort |
A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA |
author |
Nyari, Nádia Ligianara Dewes |
author_facet |
Nyari, Nádia Ligianara Dewes Souza, Marcos Alves De Böhm, Geverson Tobias Bohm, Sandra Ines Horn |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Marcos Alves De Böhm, Geverson Tobias Bohm, Sandra Ines Horn |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nyari, Nádia Ligianara Dewes Souza, Marcos Alves De Böhm, Geverson Tobias Bohm, Sandra Ines Horn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação liderança ouvir e dialogar. Gestor na Educação |
topic |
Participação liderança ouvir e dialogar. Gestor na Educação |
description |
O propósito desse estudo é analisar a percepção da comunidade escolar quanto ao perfil do diretor/gestor a partir da realidade da gestão democrática, enfatizando primeiramente alguns pontos de caráter descritivo, permitindo uma conceituação sobre o tema gestão e suas relações, com o intuído de evidenciar seus condicionamentos sociais e capitalistas, a serviço de objetivos autoritários propostos. Posteriormente a pesquisa se apresenta com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, baseando – se na aplicação de um questionário a fim de checar as causas do problema. Os resultados obtidos ressaltam o entendimento que a comunidade escolar tem sobre o papel do gestor dentro do sistema nele enquadrados, no entanto esse processo não está totalmente implantado ou consolidado, fazendo com que ocorra confusão com perfil do diretor no meio educacional. Entretanto a participação da comunidade escolar na implantação da gestão democrática tem papel de extrema relevância e importância, conforme apontou a pesquisa. No entanto, muitas vezes é deixada de lado pelo grupo escolar que ainda nos dias de hoje, descreve o gestor como líder com habilidade de autoritarismo, com algumas habilidades, as quais podemos enfatizar o saber ouvir e capacidade de dialogar, sobretudo incentivar a participação escolar no contexto escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201 10.30781/repad.v3i3.9201 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201 |
identifier_str_mv |
10.30781/repad.v3i3.9201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201/6582 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201/6583 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Study and Research in Administration; Vol. 3 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro (2019); 77-97 Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 3 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro (2019); 77-97 2594-7559 10.30781/repad.v3i3 reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administração instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
collection |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
cardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com |
_version_ |
1797239962162167808 |