EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Thaís Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudos e Pesquisas em Administração
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7007
Resumo: A discussão sobre o tema evasão universitária tem sido uma realidade recorrente na área da Educação no Brasil e em várias partes do mundo. Nesse contexto, assume centralidade o ensino à Distância, pois tem sido considerada uma alternativa de acesso ao ensino superior. Assim este trabalho tem por objetivo analisar as principais razões de evasão nos 18 cursos do polo de educação à distância da Anhanguera – Uniderp na cidade de Rondonópolis – MT. A coleta de dados foi realizada em dois momentos. Primeiramente por meio de entrevistas semiestruturadas com o diretor e os coordenadores dos cursos e depois por meio de um questionário eletrônico enviado aos alunos. No tratamento dos dados foram utilizados modelos estatísticos abrangendo análise fatorial e comparativa entre médias. Os resultados indicam que há diferenças estatisticamente significativas a um nível de 0,05 entre as razões de evasão e a situação quando estudava e seu estado civil e que não há diferenças estatisticamente significativas entre as razões de evasão e o semestre, o curso, o gênero e o tipo de moradia. Os dados qualitativos apresentam algumas razões não observadas antes. Os resultados das análises quantitativas e qualitativas foram discutidos conjuntamente de maneira a reforçar as descobertas desta pesquisa.
id UFMT-4_853fbf93e829d9cbb6a97947a07d37a2
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7007
network_acronym_str UFMT-4
network_name_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository_id_str
spelling EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadoresEducaçãoEnsino à distânciaEvasãoEVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIAANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORESA discussão sobre o tema evasão universitária tem sido uma realidade recorrente na área da Educação no Brasil e em várias partes do mundo. Nesse contexto, assume centralidade o ensino à Distância, pois tem sido considerada uma alternativa de acesso ao ensino superior. Assim este trabalho tem por objetivo analisar as principais razões de evasão nos 18 cursos do polo de educação à distância da Anhanguera – Uniderp na cidade de Rondonópolis – MT. A coleta de dados foi realizada em dois momentos. Primeiramente por meio de entrevistas semiestruturadas com o diretor e os coordenadores dos cursos e depois por meio de um questionário eletrônico enviado aos alunos. No tratamento dos dados foram utilizados modelos estatísticos abrangendo análise fatorial e comparativa entre médias. Os resultados indicam que há diferenças estatisticamente significativas a um nível de 0,05 entre as razões de evasão e a situação quando estudava e seu estado civil e que não há diferenças estatisticamente significativas entre as razões de evasão e o semestre, o curso, o gênero e o tipo de moradia. Os dados qualitativos apresentam algumas razões não observadas antes. Os resultados das análises quantitativas e qualitativas foram discutidos conjuntamente de maneira a reforçar as descobertas desta pesquisa.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/700710.30781/repad.v2i2.7007Journal Study and Research in Administration; Vol. 2 No. 2 (2018): Maio-Agosto (2018); 147-163Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 2 n. 2 (2018): Maio-Agosto (2018); 147-1632594-755910.30781/repad.v2i2reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7007/4748Copyright (c) 2018 Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Thaís Santos2020-03-15T16:26:17Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7007Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2020-03-15T16:26:17Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadores
title EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadores
spellingShingle EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadores
Martins, Thaís Santos
Educação
Ensino à distância
Evasão
EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA
ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES
title_short EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadores
title_full EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadores
title_fullStr EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadores
title_full_unstemmed EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadores
title_sort EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadores
author Martins, Thaís Santos
author_facet Martins, Thaís Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Thaís Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino à distância
Evasão
EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA
ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES
topic Educação
Ensino à distância
Evasão
EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA
ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES
description A discussão sobre o tema evasão universitária tem sido uma realidade recorrente na área da Educação no Brasil e em várias partes do mundo. Nesse contexto, assume centralidade o ensino à Distância, pois tem sido considerada uma alternativa de acesso ao ensino superior. Assim este trabalho tem por objetivo analisar as principais razões de evasão nos 18 cursos do polo de educação à distância da Anhanguera – Uniderp na cidade de Rondonópolis – MT. A coleta de dados foi realizada em dois momentos. Primeiramente por meio de entrevistas semiestruturadas com o diretor e os coordenadores dos cursos e depois por meio de um questionário eletrônico enviado aos alunos. No tratamento dos dados foram utilizados modelos estatísticos abrangendo análise fatorial e comparativa entre médias. Os resultados indicam que há diferenças estatisticamente significativas a um nível de 0,05 entre as razões de evasão e a situação quando estudava e seu estado civil e que não há diferenças estatisticamente significativas entre as razões de evasão e o semestre, o curso, o gênero e o tipo de moradia. Os dados qualitativos apresentam algumas razões não observadas antes. Os resultados das análises quantitativas e qualitativas foram discutidos conjuntamente de maneira a reforçar as descobertas desta pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7007
10.30781/repad.v2i2.7007
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7007
identifier_str_mv 10.30781/repad.v2i2.7007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7007/4748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Estudos e Pesquisas em Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Estudos e Pesquisas em Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
dc.source.none.fl_str_mv Journal Study and Research in Administration; Vol. 2 No. 2 (2018): Maio-Agosto (2018); 147-163
Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 2 n. 2 (2018): Maio-Agosto (2018); 147-163
2594-7559
10.30781/repad.v2i2
reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administração
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
collection Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository.name.fl_str_mv Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv cardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com
_version_ 1797239962018512896