EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7007 |
Resumo: | A discussão sobre o tema evasão universitária tem sido uma realidade recorrente na área da Educação no Brasil e em várias partes do mundo. Nesse contexto, assume centralidade o ensino à Distância, pois tem sido considerada uma alternativa de acesso ao ensino superior. Assim este trabalho tem por objetivo analisar as principais razões de evasão nos 18 cursos do polo de educação à distância da Anhanguera – Uniderp na cidade de Rondonópolis – MT. A coleta de dados foi realizada em dois momentos. Primeiramente por meio de entrevistas semiestruturadas com o diretor e os coordenadores dos cursos e depois por meio de um questionário eletrônico enviado aos alunos. No tratamento dos dados foram utilizados modelos estatísticos abrangendo análise fatorial e comparativa entre médias. Os resultados indicam que há diferenças estatisticamente significativas a um nível de 0,05 entre as razões de evasão e a situação quando estudava e seu estado civil e que não há diferenças estatisticamente significativas entre as razões de evasão e o semestre, o curso, o gênero e o tipo de moradia. Os dados qualitativos apresentam algumas razões não observadas antes. Os resultados das análises quantitativas e qualitativas foram discutidos conjuntamente de maneira a reforçar as descobertas desta pesquisa. |
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EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadoresEducaçãoEnsino à distânciaEvasãoEVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIAANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORESA discussão sobre o tema evasão universitária tem sido uma realidade recorrente na área da Educação no Brasil e em várias partes do mundo. Nesse contexto, assume centralidade o ensino à Distância, pois tem sido considerada uma alternativa de acesso ao ensino superior. Assim este trabalho tem por objetivo analisar as principais razões de evasão nos 18 cursos do polo de educação à distância da Anhanguera – Uniderp na cidade de Rondonópolis – MT. A coleta de dados foi realizada em dois momentos. Primeiramente por meio de entrevistas semiestruturadas com o diretor e os coordenadores dos cursos e depois por meio de um questionário eletrônico enviado aos alunos. No tratamento dos dados foram utilizados modelos estatísticos abrangendo análise fatorial e comparativa entre médias. Os resultados indicam que há diferenças estatisticamente significativas a um nível de 0,05 entre as razões de evasão e a situação quando estudava e seu estado civil e que não há diferenças estatisticamente significativas entre as razões de evasão e o semestre, o curso, o gênero e o tipo de moradia. Os dados qualitativos apresentam algumas razões não observadas antes. Os resultados das análises quantitativas e qualitativas foram discutidos conjuntamente de maneira a reforçar as descobertas desta pesquisa.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/700710.30781/repad.v2i2.7007Journal Study and Research in Administration; Vol. 2 No. 2 (2018): Maio-Agosto (2018); 147-163Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 2 n. 2 (2018): Maio-Agosto (2018); 147-1632594-755910.30781/repad.v2i2reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7007/4748Copyright (c) 2018 Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Thaís Santos2020-03-15T16:26:17Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7007Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2020-03-15T16:26:17Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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