Fatores que influenciam na evasão: estudo de caso do curso de licenciatura em física a distância da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozar, Andrezza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157403
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015
id UFSC_b09e350317290d1e6ad74a222e93365b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157403
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRozar, AndrezzaTosta, Kelly Cristina Benetti Tonani2016-01-05T03:04:49Z2016-01-05T03:04:49Z2015336584https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157403Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015O curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Catariana apresenta uma evasão de mais de 60% na primeira edição do curso oferecido pela Universidade Aberta do Brasil. A presente pesquisa tem por objetivo Analisar os principais fatores que influenciam na evasão do curso de licenciatura em física na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa teórico-empírico, descritivo, ex-post-facto, aplicado, bibliográfica, documental, e estudo de caso, tendo uma abordagem quantitativa e qualitativa. Em consulta a pesquisas empíricas foram apontados os possíveis fatores causadores da evasão. Através da aplicação de questionário os alunos evadidos puderam escalonar quais fatores mais contribuíram na decisão de evadir. Pela análise de Pareto foram identificados que a Carga horária de Trabalho e Inflexibilidade do horário do trabalho foram os principais fatores causadores da evasão. Assim os fatores apontados são próprios do perfil do aluno do curso que são trabalhadores que necessitam durante o percurso acadêmico equilibrar o tempo entre as diversas esferas da vida: família, lazer, trabalho e estudo. <br>Abstract : The first edition of the Distance Learning Program offered to the undergraduate students of Physics y the Federal University of Santa Catarina under the program UAB (Universidade Aberta do Brasil) showed a dropout rate of more than 60%. The objective of this research is to analyze the main factors that influenced the students to drop out of this Distance Learning course. For this purpose a research was conducted based on data collected from theoretical, empirical, descriptive, ex-post-facto, applied, bibliographical and documental and analyses. The study is quantitative and qualitative. While conducting the survey with the students, a questionnaire with empirical factors was presented as possible causes for their dropping out of the course. The students were asked to evaluate the course and point out the most probable factors that influenced their decisions to discontinue from the course. Through the Pareto analysis, it was identified that the main factors that contributed to the high dropout rate were excess workload and lack of flexibility in the working hours at their jobs. Thus this research has helped to define the profile of the students who enroll in this course. They are full time job holders that need to balance their time between their new academic endeavor and other spheres of their lives such as family, leisure time activities, work and studies.152 p.| grafs., tabs.porAdministraçãoGestão universitáriaUniversidades e faculdadesAdministraçãoEvasao universitariaEnsino a distanciaFatores que influenciam na evasão: estudo de caso do curso de licenciatura em física a distância da UFSCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL336584.pdfapplication/pdf1607756https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/157403/1/336584.pdfef7bb3d21b0a24051ebf33ef9aef6a5cMD51123456789/1574032016-01-05 01:04:49.174oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157403Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-05T03:04:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores que influenciam na evasão: estudo de caso do curso de licenciatura em física a distância da UFSC
title Fatores que influenciam na evasão: estudo de caso do curso de licenciatura em física a distância da UFSC
spellingShingle Fatores que influenciam na evasão: estudo de caso do curso de licenciatura em física a distância da UFSC
Rozar, Andrezza
Administração
Gestão universitária
Universidades e faculdades
Administração
Evasao universitaria
Ensino a distancia
title_short Fatores que influenciam na evasão: estudo de caso do curso de licenciatura em física a distância da UFSC
title_full Fatores que influenciam na evasão: estudo de caso do curso de licenciatura em física a distância da UFSC
title_fullStr Fatores que influenciam na evasão: estudo de caso do curso de licenciatura em física a distância da UFSC
title_full_unstemmed Fatores que influenciam na evasão: estudo de caso do curso de licenciatura em física a distância da UFSC
title_sort Fatores que influenciam na evasão: estudo de caso do curso de licenciatura em física a distância da UFSC
author Rozar, Andrezza
author_facet Rozar, Andrezza
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozar, Andrezza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
contributor_str_mv Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Administração
Gestão universitária
Universidades e faculdades
Administração
Evasao universitaria
Ensino a distancia
topic Administração
Gestão universitária
Universidades e faculdades
Administração
Evasao universitaria
Ensino a distancia
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-05T03:04:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-05T03:04:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157403
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 336584
identifier_str_mv 336584
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 152 p.| grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/157403/1/336584.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef7bb3d21b0a24051ebf33ef9aef6a5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804951321804800