AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE ECONOMIA DE ENERGIA E REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CO2 EM UM SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9542 |
Resumo: | O crescimento das emissões de poluentes no setor transportes, fruto do incremento da frota de veículos em circulação no país, motivou sobremaneira a elaboração deste trabalho, que se propôs a comparar o consumo de combustível, consumo de energia e emissão de CO2 equivalente de duas tecnologias alternativas ao uso de combustíveis não renováveis – os ônibus híbridos e elétricos. Foram propostos sete cenários nas rotas do Gama, Ceilândia, Sobradinho, Taguatinga e Jardim Botânico. O estudo propôs três métodos de cálculo que podem ser utilizados para ônibus urbanos. Quanto aos resultados constatou-se que, em termos de emissão de CO2, o ônibus elétrico tem um potencial poluidor 64,7% menor do que o ônibus movido a diesel. O ônibus híbrido tem o potencial de emitir 23,9% menos CO2 e consumir 18,8% menos combustível que o convencional. Os resultados mostraram que não houve diferença entre a inserção de novas tecnologias em rotas fora do horário de pico. A partir dos resultados, discute-se a importância da priorização de fontes renováveis na matriz energética brasileira, com vista a uma maior utilização de combustíveis alternativos. |
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AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE ECONOMIA DE ENERGIA E REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CO2 EM UM SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICOÔnibus elétrico. Emissões de gases de efeito estufa. Consumo de combustível. Mobilidade urbana sustentável.Transporte sustentávelO crescimento das emissões de poluentes no setor transportes, fruto do incremento da frota de veículos em circulação no país, motivou sobremaneira a elaboração deste trabalho, que se propôs a comparar o consumo de combustível, consumo de energia e emissão de CO2 equivalente de duas tecnologias alternativas ao uso de combustíveis não renováveis – os ônibus híbridos e elétricos. Foram propostos sete cenários nas rotas do Gama, Ceilândia, Sobradinho, Taguatinga e Jardim Botânico. O estudo propôs três métodos de cálculo que podem ser utilizados para ônibus urbanos. Quanto aos resultados constatou-se que, em termos de emissão de CO2, o ônibus elétrico tem um potencial poluidor 64,7% menor do que o ônibus movido a diesel. O ônibus híbrido tem o potencial de emitir 23,9% menos CO2 e consumir 18,8% menos combustível que o convencional. Os resultados mostraram que não houve diferença entre a inserção de novas tecnologias em rotas fora do horário de pico. A partir dos resultados, discute-se a importância da priorização de fontes renováveis na matriz energética brasileira, com vista a uma maior utilização de combustíveis alternativos.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/954210.30781/repad.v4i1.9542Journal Study and Research in Administration; Vol. 4 No. 1 (2020): Janeiro-Abril (2020); 124-141Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 4 n. 1 (2020): Janeiro-Abril (2020); 124-1412594-755910.30781/repad.v4i1reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9542/6698https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9542/6699Copyright (c) 2020 Camila Padovan da Silva, Augusto César de Mendonça Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Camila PadovanBrasil, Augusto César de Mendonça2020-03-15T16:06:12Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9542Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2020-03-15T16:06:12Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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