Logística sustentável: avaliação de estratégias de redução das emissões de CO2 no transporte rodoviário de cargas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartholomeu,Daniela Bacchi
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Péra,Thiago Guilherme, Caixeta-Filho,José Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Transport Literature
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000300015
Resumo: ResumoO objetivo deste trabalho é avaliar e quantificar o potencial de mitigação de CO2 no transporte rodoviário de cargas decorrente da adoção de medidas e tecnologias voltadas para promover (a) a redução do consumo de combustível, bem como (b) a substituição gradativa do diesel pelo biodiesel. Em cada caso, foi estimada a emissão do cenário base e, em seguida, foram feitas simulações que permitiram construir a curva de emissão em função de avanços tecnológicos voltados para aumentar a eficiência energética ou substituir diesel por biodiesel. Os principais parâmetros utilizados para mensurar as emissões dizem respeito à distância percorrida, quantidade de carga transportada e consumo de combustível. Foram coletados dados primários junto a diversas transportadoras, compondo uma amostra de 145 veículos. Os principais resultados indicam que um aumento de 0,5 km/l na eficiência energética da frota leva a uma redução de cerca de 20% nas emissões de GEE. Entretanto, o potencial de mitigação das emissões através do aumento do teor de biodiesel não é tão promissor, devido, em grande parte, à queda do rendimento do veículo e consequente aumento do consumo. Neste sentido, os resultados apontam que esforços que busquem reduzir consumo de combustível da frota podem contribuir de forma mais efetiva para redução das emissões de GEE que a substituição de percentuais cada vez maiores de diesel por biodiesel.
id SBPTR-1_b6c26c2477d6bb5c12e18f3687ff5508
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-10312016000300015
network_acronym_str SBPTR-1
network_name_str Journal of Transport Literature
repository_id_str
spelling Logística sustentável: avaliação de estratégias de redução das emissões de CO2 no transporte rodoviário de cargasemissões de CO2gases de efeito estufa - GEEtransporte rodoviário de cargaconsumo de combustívelbiodieselResumoO objetivo deste trabalho é avaliar e quantificar o potencial de mitigação de CO2 no transporte rodoviário de cargas decorrente da adoção de medidas e tecnologias voltadas para promover (a) a redução do consumo de combustível, bem como (b) a substituição gradativa do diesel pelo biodiesel. Em cada caso, foi estimada a emissão do cenário base e, em seguida, foram feitas simulações que permitiram construir a curva de emissão em função de avanços tecnológicos voltados para aumentar a eficiência energética ou substituir diesel por biodiesel. Os principais parâmetros utilizados para mensurar as emissões dizem respeito à distância percorrida, quantidade de carga transportada e consumo de combustível. Foram coletados dados primários junto a diversas transportadoras, compondo uma amostra de 145 veículos. Os principais resultados indicam que um aumento de 0,5 km/l na eficiência energética da frota leva a uma redução de cerca de 20% nas emissões de GEE. Entretanto, o potencial de mitigação das emissões através do aumento do teor de biodiesel não é tão promissor, devido, em grande parte, à queda do rendimento do veículo e consequente aumento do consumo. Neste sentido, os resultados apontam que esforços que busquem reduzir consumo de combustível da frota podem contribuir de forma mais efetiva para redução das emissões de GEE que a substituição de percentuais cada vez maiores de diesel por biodiesel.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000300015Journal of Transport Literature v.10 n.3 2016reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/2238-1031.jtl.v10n3a3info:eu-repo/semantics/openAccessBartholomeu,Daniela BacchiPéra,Thiago GuilhermeCaixeta-Filho,José Vicentepor2015-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312016000300015Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2015-11-04T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false
dc.title.none.fl_str_mv Logística sustentável: avaliação de estratégias de redução das emissões de CO2 no transporte rodoviário de cargas
title Logística sustentável: avaliação de estratégias de redução das emissões de CO2 no transporte rodoviário de cargas
spellingShingle Logística sustentável: avaliação de estratégias de redução das emissões de CO2 no transporte rodoviário de cargas
Bartholomeu,Daniela Bacchi
emissões de CO2
gases de efeito estufa - GEE
transporte rodoviário de carga
consumo de combustível
biodiesel
title_short Logística sustentável: avaliação de estratégias de redução das emissões de CO2 no transporte rodoviário de cargas
title_full Logística sustentável: avaliação de estratégias de redução das emissões de CO2 no transporte rodoviário de cargas
title_fullStr Logística sustentável: avaliação de estratégias de redução das emissões de CO2 no transporte rodoviário de cargas
title_full_unstemmed Logística sustentável: avaliação de estratégias de redução das emissões de CO2 no transporte rodoviário de cargas
title_sort Logística sustentável: avaliação de estratégias de redução das emissões de CO2 no transporte rodoviário de cargas
author Bartholomeu,Daniela Bacchi
author_facet Bartholomeu,Daniela Bacchi
Péra,Thiago Guilherme
Caixeta-Filho,José Vicente
author_role author
author2 Péra,Thiago Guilherme
Caixeta-Filho,José Vicente
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartholomeu,Daniela Bacchi
Péra,Thiago Guilherme
Caixeta-Filho,José Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv emissões de CO2
gases de efeito estufa - GEE
transporte rodoviário de carga
consumo de combustível
biodiesel
topic emissões de CO2
gases de efeito estufa - GEE
transporte rodoviário de carga
consumo de combustível
biodiesel
description ResumoO objetivo deste trabalho é avaliar e quantificar o potencial de mitigação de CO2 no transporte rodoviário de cargas decorrente da adoção de medidas e tecnologias voltadas para promover (a) a redução do consumo de combustível, bem como (b) a substituição gradativa do diesel pelo biodiesel. Em cada caso, foi estimada a emissão do cenário base e, em seguida, foram feitas simulações que permitiram construir a curva de emissão em função de avanços tecnológicos voltados para aumentar a eficiência energética ou substituir diesel por biodiesel. Os principais parâmetros utilizados para mensurar as emissões dizem respeito à distância percorrida, quantidade de carga transportada e consumo de combustível. Foram coletados dados primários junto a diversas transportadoras, compondo uma amostra de 145 veículos. Os principais resultados indicam que um aumento de 0,5 km/l na eficiência energética da frota leva a uma redução de cerca de 20% nas emissões de GEE. Entretanto, o potencial de mitigação das emissões através do aumento do teor de biodiesel não é tão promissor, devido, em grande parte, à queda do rendimento do veículo e consequente aumento do consumo. Neste sentido, os resultados apontam que esforços que busquem reduzir consumo de combustível da frota podem contribuir de forma mais efetiva para redução das emissões de GEE que a substituição de percentuais cada vez maiores de diesel por biodiesel.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000300015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2238-1031.jtl.v10n3a3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Transport Literature v.10 n.3 2016
reponame:Journal of Transport Literature
instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron:SBPTR
instname_str Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
instacron_str SBPTR
institution SBPTR
reponame_str Journal of Transport Literature
collection Journal of Transport Literature
repository.name.fl_str_mv Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)
repository.mail.fl_str_mv ||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com
_version_ 1750318362831880192