Conte outras histórias que sejam nossas : a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Luzia Aparecida Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/4733
Resumo: The present thesis aims to analyze how indigenous peoples portray in didactical History books from the collection Coleção História em Debate, which the Brazilian National Program for the Didactic Books (PNLD) approved in 2018 and designed to High School students. It intends to identify disruptions and stereotypes permanency after approval of Law no. 11.645/2008, which makes mandatory teaching Indigenous Culture in Elementary Schools nationwide. Besides new content included in the Basic Education Curriculum in Brazil, we can also mention the new paths that History teaching has taken to break traditional concepts and foment critical observations about History. The National Curriculum Parameters (PCN) created in 1990, for instance, encouraged History teaching through a thematic axis. The development of the research occurred through qualitative investigation within a data survey, which referred to didactic books in Brazil and their handling with indigenous thematics. The enormous interest in Indigenous Ethnology and the possibility to sharing new knowledge to a broad audience motivated this research.
id UFMT_1c43d1355a098fe1bc25c8b999680bc7
oai_identifier_str oai:localhost:1/4733
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Conte outras histórias que sejam nossas : a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em DebateEnsino de históriaLivros didáticosEixos temáticosTemática indígenaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistory teachingDidactical booksThematic axisIndigenous thematicThe present thesis aims to analyze how indigenous peoples portray in didactical History books from the collection Coleção História em Debate, which the Brazilian National Program for the Didactic Books (PNLD) approved in 2018 and designed to High School students. It intends to identify disruptions and stereotypes permanency after approval of Law no. 11.645/2008, which makes mandatory teaching Indigenous Culture in Elementary Schools nationwide. Besides new content included in the Basic Education Curriculum in Brazil, we can also mention the new paths that History teaching has taken to break traditional concepts and foment critical observations about History. The National Curriculum Parameters (PCN) created in 1990, for instance, encouraged History teaching through a thematic axis. The development of the research occurred through qualitative investigation within a data survey, which referred to didactic books in Brazil and their handling with indigenous thematics. The enormous interest in Indigenous Ethnology and the possibility to sharing new knowledge to a broad audience motivated this research.CAPESEssa dissertação tem como objetivo analisar a forma como são representados os povos indígenas nos livros didáticos de história da Coleção História em Debate, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 e destinado aos estudantes do Ensino Médio. Pretende-se identificar as rupturas e permanências nos estereótipos após a aprovação da Lei n. 11.645/2008 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura dos povos indígenas na educação básica de todo o país. Além dos novos conteúdos que passam a integrar o componente curricular da Educação Básica no Brasil, podemos citar também os novos caminhos que o ensino de História tem buscado romper com as ideias tradicionais e promover reflexões críticas sobre a história. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados nos anos 1990, por exemplo, incentivaram o ensino de história a partir dos eixos temáticos. A pesquisa desenvolveu-se por meio da investigação qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico acerca do livro didático no Brasil e do tratamento dispensado a temática indígena nesses livros. O interesse pela Etnologia indígena e pela possibilidade de compartilhamento de novos conhecimentos motivaram a realização dessa pesquisa.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIARibeiro, Renilson Rosahttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508Ribeiro, Renilson Rosa216.327.218-48http://lattes.cnpq.br/4919452710416508Marques, Ana Maria637.683.309-82http://lattes.cnpq.br/3982340840178047216.327.218-48Guimarães, Maristela Abadia519.419.616-49http://lattes.cnpq.br/8997925347732946Coimbra, Luzia Aparecida Gonçalves2023-10-09T17:24:44Z2020-10-082023-10-09T17:24:44Z2020-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCOIMBRA, Luzia Aparecida Gonçalves. Conte outras histórias que sejam nossas: a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/4733porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-10-10T07:01:33Zoai:localhost:1/4733Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-10-10T07:01:33Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Conte outras histórias que sejam nossas : a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate
title Conte outras histórias que sejam nossas : a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate
spellingShingle Conte outras histórias que sejam nossas : a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate
Coimbra, Luzia Aparecida Gonçalves
Ensino de história
Livros didáticos
Eixos temáticos
Temática indígena
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
History teaching
Didactical books
Thematic axis
Indigenous thematic
title_short Conte outras histórias que sejam nossas : a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate
title_full Conte outras histórias que sejam nossas : a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate
title_fullStr Conte outras histórias que sejam nossas : a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate
title_full_unstemmed Conte outras histórias que sejam nossas : a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate
title_sort Conte outras histórias que sejam nossas : a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate
author Coimbra, Luzia Aparecida Gonçalves
author_facet Coimbra, Luzia Aparecida Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Renilson Rosa
http://lattes.cnpq.br/4919452710416508
Ribeiro, Renilson Rosa
216.327.218-48
http://lattes.cnpq.br/4919452710416508
Marques, Ana Maria
637.683.309-82
http://lattes.cnpq.br/3982340840178047
216.327.218-48
Guimarães, Maristela Abadia
519.419.616-49
http://lattes.cnpq.br/8997925347732946
dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, Luzia Aparecida Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Livros didáticos
Eixos temáticos
Temática indígena
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
History teaching
Didactical books
Thematic axis
Indigenous thematic
topic Ensino de história
Livros didáticos
Eixos temáticos
Temática indígena
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
History teaching
Didactical books
Thematic axis
Indigenous thematic
description The present thesis aims to analyze how indigenous peoples portray in didactical History books from the collection Coleção História em Debate, which the Brazilian National Program for the Didactic Books (PNLD) approved in 2018 and designed to High School students. It intends to identify disruptions and stereotypes permanency after approval of Law no. 11.645/2008, which makes mandatory teaching Indigenous Culture in Elementary Schools nationwide. Besides new content included in the Basic Education Curriculum in Brazil, we can also mention the new paths that History teaching has taken to break traditional concepts and foment critical observations about History. The National Curriculum Parameters (PCN) created in 1990, for instance, encouraged History teaching through a thematic axis. The development of the research occurred through qualitative investigation within a data survey, which referred to didactic books in Brazil and their handling with indigenous thematics. The enormous interest in Indigenous Ethnology and the possibility to sharing new knowledge to a broad audience motivated this research.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-08
2020-04-30
2023-10-09T17:24:44Z
2023-10-09T17:24:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COIMBRA, Luzia Aparecida Gonçalves. Conte outras histórias que sejam nossas: a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4733
identifier_str_mv COIMBRA, Luzia Aparecida Gonçalves. Conte outras histórias que sejam nossas: a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1800846283336843264