Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sodré, Rylton Marcus Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/3593
Resumo: The present research aims to identify and analyze the uses of the concept of african and afro-brazilian culture in the textbooks of History for High School - PNLD 2012. As a methodological procedure, the Bibliographic Research was used, performing the critical reading for the (2010), History of the caves to the third millennium (2010) and New Integrated History (2010), mapping the theoretical and bibliographic references adopted by the authors of the works when approaching the concept of culture - based on the discussion about African and afro-brazilian themes, also seeking to identify the permanences and cultural changes in textbooks about african and afro-brazilian societies. The results of the research make it possible to demonstrate that the african peoples in the pages of the same ones still receive stereotyped treatments, although at times they present actions to eliminate the stereotypes of the representation of afro groups as participants in the sociocultural and economic process in society brazilian.
id UFMT_24f139e712e734e4eb9cd8f340d43f54
oai_identifier_str oai:localhost:1/3593
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012Livros didáticosCultura afro-brasileiraSociedades africanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIADidactic booksAfro-brazilian cultureAfrican societiesThe present research aims to identify and analyze the uses of the concept of african and afro-brazilian culture in the textbooks of History for High School - PNLD 2012. As a methodological procedure, the Bibliographic Research was used, performing the critical reading for the (2010), History of the caves to the third millennium (2010) and New Integrated History (2010), mapping the theoretical and bibliographic references adopted by the authors of the works when approaching the concept of culture - based on the discussion about African and afro-brazilian themes, also seeking to identify the permanences and cultural changes in textbooks about african and afro-brazilian societies. The results of the research make it possible to demonstrate that the african peoples in the pages of the same ones still receive stereotyped treatments, although at times they present actions to eliminate the stereotypes of the representation of afro groups as participants in the sociocultural and economic process in society brazilian.A presente pesquisa tem por objetivo identificar e analisar os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de História para o Ensino Médio - PNLD 2012. Como procedimento metodológico, utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica, realizando a leitura crítica para o desenvolvimento da pesquisa, bem como das concepções narrativas sobre a temática nas coleções História Global: Brasil e Geral (2010), História: das cavernas ao terceiro milênio (2010) e Nova História Integrada (2010), mapeando os referenciais teóricos e bibliográficos adotados pelos autores das obras ao abordar o conceito de cultura – tomando por base a discussão acerca das temáticas africana e afro-brasileira, buscando ainda identificar as permanências e mudanças culturais nos livros didáticos acerca das sociedades africanas e afro-brasileira. Os resultados da pesquisa possibilitam demonstrar que os povos africanos, nas páginas dos livros citados, ainda recebem tratamentos estereotipados, apesar de apresentar em certos momentos ações para que se eliminem os estereótipos da representação dos grupos afros como participantes do processo sociocultural e econômico na sociedade brasileira.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em HistóriaZarbato, Jaqueline Aparecida Martinshttp://lattes.cnpq.br/1215217319481353Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins016.425.869-86http://lattes.cnpq.br/1215217319481353Ribeiro, Renilson Rosa216.327.218-48http://lattes.cnpq.br/4919452710416508016.425.869-86Cerezer, Osvaldo Mariotto780.577.870-15http://lattes.cnpq.br/8496570910823192Sodré, Rylton Marcus Alves2022-11-16T21:26:12Z2018-05-112022-11-16T21:26:12Z2018-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSODRÉ, Rylton Marcus Alves. Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.http://ri.ufmt.br/handle/1/3593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-11-18T06:02:59Zoai:localhost:1/3593Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2022-11-18T06:02:59Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012
title Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012
spellingShingle Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012
Sodré, Rylton Marcus Alves
Livros didáticos
Cultura afro-brasileira
Sociedades africanas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Didactic books
Afro-brazilian culture
African societies
title_short Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012
title_full Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012
title_fullStr Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012
title_full_unstemmed Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012
title_sort Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012
author Sodré, Rylton Marcus Alves
author_facet Sodré, Rylton Marcus Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
http://lattes.cnpq.br/1215217319481353
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
016.425.869-86
http://lattes.cnpq.br/1215217319481353
Ribeiro, Renilson Rosa
216.327.218-48
http://lattes.cnpq.br/4919452710416508
016.425.869-86
Cerezer, Osvaldo Mariotto
780.577.870-15
http://lattes.cnpq.br/8496570910823192
dc.contributor.author.fl_str_mv Sodré, Rylton Marcus Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Cultura afro-brasileira
Sociedades africanas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Didactic books
Afro-brazilian culture
African societies
topic Livros didáticos
Cultura afro-brasileira
Sociedades africanas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Didactic books
Afro-brazilian culture
African societies
description The present research aims to identify and analyze the uses of the concept of african and afro-brazilian culture in the textbooks of History for High School - PNLD 2012. As a methodological procedure, the Bibliographic Research was used, performing the critical reading for the (2010), History of the caves to the third millennium (2010) and New Integrated History (2010), mapping the theoretical and bibliographic references adopted by the authors of the works when approaching the concept of culture - based on the discussion about African and afro-brazilian themes, also seeking to identify the permanences and cultural changes in textbooks about african and afro-brazilian societies. The results of the research make it possible to demonstrate that the african peoples in the pages of the same ones still receive stereotyped treatments, although at times they present actions to eliminate the stereotypes of the representation of afro groups as participants in the sociocultural and economic process in society brazilian.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-11
2018-04-18
2022-11-16T21:26:12Z
2022-11-16T21:26:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SODRÉ, Rylton Marcus Alves. Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.
http://ri.ufmt.br/handle/1/3593
identifier_str_mv SODRÉ, Rylton Marcus Alves. Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/3593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648514273148928