Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3593 |
Resumo: | The present research aims to identify and analyze the uses of the concept of african and afro-brazilian culture in the textbooks of History for High School - PNLD 2012. As a methodological procedure, the Bibliographic Research was used, performing the critical reading for the (2010), History of the caves to the third millennium (2010) and New Integrated History (2010), mapping the theoretical and bibliographic references adopted by the authors of the works when approaching the concept of culture - based on the discussion about African and afro-brazilian themes, also seeking to identify the permanences and cultural changes in textbooks about african and afro-brazilian societies. The results of the research make it possible to demonstrate that the african peoples in the pages of the same ones still receive stereotyped treatments, although at times they present actions to eliminate the stereotypes of the representation of afro groups as participants in the sociocultural and economic process in society brazilian. |
id |
UFMT_24f139e712e734e4eb9cd8f340d43f54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/3593 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012Livros didáticosCultura afro-brasileiraSociedades africanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIADidactic booksAfro-brazilian cultureAfrican societiesThe present research aims to identify and analyze the uses of the concept of african and afro-brazilian culture in the textbooks of History for High School - PNLD 2012. As a methodological procedure, the Bibliographic Research was used, performing the critical reading for the (2010), History of the caves to the third millennium (2010) and New Integrated History (2010), mapping the theoretical and bibliographic references adopted by the authors of the works when approaching the concept of culture - based on the discussion about African and afro-brazilian themes, also seeking to identify the permanences and cultural changes in textbooks about african and afro-brazilian societies. The results of the research make it possible to demonstrate that the african peoples in the pages of the same ones still receive stereotyped treatments, although at times they present actions to eliminate the stereotypes of the representation of afro groups as participants in the sociocultural and economic process in society brazilian.A presente pesquisa tem por objetivo identificar e analisar os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de História para o Ensino Médio - PNLD 2012. Como procedimento metodológico, utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica, realizando a leitura crítica para o desenvolvimento da pesquisa, bem como das concepções narrativas sobre a temática nas coleções História Global: Brasil e Geral (2010), História: das cavernas ao terceiro milênio (2010) e Nova História Integrada (2010), mapeando os referenciais teóricos e bibliográficos adotados pelos autores das obras ao abordar o conceito de cultura – tomando por base a discussão acerca das temáticas africana e afro-brasileira, buscando ainda identificar as permanências e mudanças culturais nos livros didáticos acerca das sociedades africanas e afro-brasileira. Os resultados da pesquisa possibilitam demonstrar que os povos africanos, nas páginas dos livros citados, ainda recebem tratamentos estereotipados, apesar de apresentar em certos momentos ações para que se eliminem os estereótipos da representação dos grupos afros como participantes do processo sociocultural e econômico na sociedade brasileira.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em HistóriaZarbato, Jaqueline Aparecida Martinshttp://lattes.cnpq.br/1215217319481353Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins016.425.869-86http://lattes.cnpq.br/1215217319481353Ribeiro, Renilson Rosa216.327.218-48http://lattes.cnpq.br/4919452710416508016.425.869-86Cerezer, Osvaldo Mariotto780.577.870-15http://lattes.cnpq.br/8496570910823192Sodré, Rylton Marcus Alves2022-11-16T21:26:12Z2018-05-112022-11-16T21:26:12Z2018-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSODRÉ, Rylton Marcus Alves. Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.http://ri.ufmt.br/handle/1/3593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-11-18T06:02:59Zoai:localhost:1/3593Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2022-11-18T06:02:59Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012 |
title |
Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012 |
spellingShingle |
Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012 Sodré, Rylton Marcus Alves Livros didáticos Cultura afro-brasileira Sociedades africanas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Didactic books Afro-brazilian culture African societies |
title_short |
Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012 |
title_full |
Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012 |
title_fullStr |
Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012 |
title_full_unstemmed |
Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012 |
title_sort |
Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012 |
author |
Sodré, Rylton Marcus Alves |
author_facet |
Sodré, Rylton Marcus Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins http://lattes.cnpq.br/1215217319481353 Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins 016.425.869-86 http://lattes.cnpq.br/1215217319481353 Ribeiro, Renilson Rosa 216.327.218-48 http://lattes.cnpq.br/4919452710416508 016.425.869-86 Cerezer, Osvaldo Mariotto 780.577.870-15 http://lattes.cnpq.br/8496570910823192 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sodré, Rylton Marcus Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Cultura afro-brasileira Sociedades africanas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Didactic books Afro-brazilian culture African societies |
topic |
Livros didáticos Cultura afro-brasileira Sociedades africanas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Didactic books Afro-brazilian culture African societies |
description |
The present research aims to identify and analyze the uses of the concept of african and afro-brazilian culture in the textbooks of History for High School - PNLD 2012. As a methodological procedure, the Bibliographic Research was used, performing the critical reading for the (2010), History of the caves to the third millennium (2010) and New Integrated History (2010), mapping the theoretical and bibliographic references adopted by the authors of the works when approaching the concept of culture - based on the discussion about African and afro-brazilian themes, also seeking to identify the permanences and cultural changes in textbooks about african and afro-brazilian societies. The results of the research make it possible to demonstrate that the african peoples in the pages of the same ones still receive stereotyped treatments, although at times they present actions to eliminate the stereotypes of the representation of afro groups as participants in the sociocultural and economic process in society brazilian. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-11 2018-04-18 2022-11-16T21:26:12Z 2022-11-16T21:26:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SODRÉ, Rylton Marcus Alves. Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018. http://ri.ufmt.br/handle/1/3593 |
identifier_str_mv |
SODRÉ, Rylton Marcus Alves. Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/3593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648514273148928 |