O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/317 |
Resumo: | No ensino de história na educação formal brasileira pouco se abordou a cultura africana e afro-brasileira até o início desse século, sendo que a Lei nº 10.639 de janeiro de 2003 veio para mudar esse cenário e incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Africana e Afro-brasileira”. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho foi identificar e descrever o que a legislação brasileira e estudiosos da área de ensino dizem a respeito das práticas pedagógicas voltadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, bem como as diretrizes para o ensino dessa temática, uma vez que há 13 anos tem-se a obrigatoriedade do ensino das mesmas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com a análise de livros, artigos, legislações e normativas da educação brasileira. Apresentou-se aqui alguns fatores importantes sobre as práticas pedagógicas a serem empregadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, além de fatores que devem ser objeto de reflexão para que essas práticas possam ser efetivadas, como por exemplo, o papel da escola e dos órgãos estatais responsáveis pela educação brasileira, no sentido de dar suporte ao trabalho dos professores; discussões sobre a necessidade de recursos materiais adequados; conteúdos sobre essas temáticas que devem fazer parte do currículo escolar, como grandes nomes de africanos e afro-brasileiros nas ciências; e a importância da formação de professores para o ensino da referida temática. |
id |
FAMA-0_25b1feedc3af9f5a44cdc53ed56d2a03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/317 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTALHistória africana e afro-brasileira. Cultura africana e afro-brasileira. Ensino.No ensino de história na educação formal brasileira pouco se abordou a cultura africana e afro-brasileira até o início desse século, sendo que a Lei nº 10.639 de janeiro de 2003 veio para mudar esse cenário e incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Africana e Afro-brasileira”. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho foi identificar e descrever o que a legislação brasileira e estudiosos da área de ensino dizem a respeito das práticas pedagógicas voltadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, bem como as diretrizes para o ensino dessa temática, uma vez que há 13 anos tem-se a obrigatoriedade do ensino das mesmas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com a análise de livros, artigos, legislações e normativas da educação brasileira. Apresentou-se aqui alguns fatores importantes sobre as práticas pedagógicas a serem empregadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, além de fatores que devem ser objeto de reflexão para que essas práticas possam ser efetivadas, como por exemplo, o papel da escola e dos órgãos estatais responsáveis pela educação brasileira, no sentido de dar suporte ao trabalho dos professores; discussões sobre a necessidade de recursos materiais adequados; conteúdos sobre essas temáticas que devem fazer parte do currículo escolar, como grandes nomes de africanos e afro-brasileiros nas ciências; e a importância da formação de professores para o ensino da referida temática.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAPIBIC FAMACaneguim, Janaina de F. CastroSantana, Susilaine Barbosa2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31710.29031/pedf.v12i8.317Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 27-432178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/317/261Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/317Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.664Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL Caneguim, Janaina de F. Castro História africana e afro-brasileira. Cultura africana e afro-brasileira. Ensino. |
title_short |
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Caneguim, Janaina de F. Castro |
author_facet |
Caneguim, Janaina de F. Castro Santana, Susilaine Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Susilaine Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PIBIC FAMA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caneguim, Janaina de F. Castro Santana, Susilaine Barbosa |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
História africana e afro-brasileira. Cultura africana e afro-brasileira. Ensino. |
topic |
História africana e afro-brasileira. Cultura africana e afro-brasileira. Ensino. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
No ensino de história na educação formal brasileira pouco se abordou a cultura africana e afro-brasileira até o início desse século, sendo que a Lei nº 10.639 de janeiro de 2003 veio para mudar esse cenário e incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Africana e Afro-brasileira”. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho foi identificar e descrever o que a legislação brasileira e estudiosos da área de ensino dizem a respeito das práticas pedagógicas voltadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, bem como as diretrizes para o ensino dessa temática, uma vez que há 13 anos tem-se a obrigatoriedade do ensino das mesmas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com a análise de livros, artigos, legislações e normativas da educação brasileira. Apresentou-se aqui alguns fatores importantes sobre as práticas pedagógicas a serem empregadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, além de fatores que devem ser objeto de reflexão para que essas práticas possam ser efetivadas, como por exemplo, o papel da escola e dos órgãos estatais responsáveis pela educação brasileira, no sentido de dar suporte ao trabalho dos professores; discussões sobre a necessidade de recursos materiais adequados; conteúdos sobre essas temáticas que devem fazer parte do currículo escolar, como grandes nomes de africanos e afro-brasileiros nas ciências; e a importância da formação de professores para o ensino da referida temática. |
description |
No ensino de história na educação formal brasileira pouco se abordou a cultura africana e afro-brasileira até o início desse século, sendo que a Lei nº 10.639 de janeiro de 2003 veio para mudar esse cenário e incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Africana e Afro-brasileira”. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho foi identificar e descrever o que a legislação brasileira e estudiosos da área de ensino dizem a respeito das práticas pedagógicas voltadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, bem como as diretrizes para o ensino dessa temática, uma vez que há 13 anos tem-se a obrigatoriedade do ensino das mesmas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com a análise de livros, artigos, legislações e normativas da educação brasileira. Apresentou-se aqui alguns fatores importantes sobre as práticas pedagógicas a serem empregadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, além de fatores que devem ser objeto de reflexão para que essas práticas possam ser efetivadas, como por exemplo, o papel da escola e dos órgãos estatais responsáveis pela educação brasileira, no sentido de dar suporte ao trabalho dos professores; discussões sobre a necessidade de recursos materiais adequados; conteúdos sobre essas temáticas que devem fazer parte do currículo escolar, como grandes nomes de africanos e afro-brasileiros nas ciências; e a importância da formação de professores para o ensino da referida temática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/317 10.29031/pedf.v12i8.317 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/317 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v12i8.317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/317/261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 27-43 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926337572864 |