Pensamento computacional no ensino da Matemática : desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliano Thadeo Alves da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/4952
Resumo: This work presents a different proposal to teach computational thinking through a constructionist approach and the application of active methodologies, such as problem solving and game-based learning. In order to assist mathematics teachers working in basic education, research on computational thinking was conducted gradually. From an introduction that seeks to justify the need to work with computational thinking, considering that computing and the technologies that permeate it are at the center of economics and everyday life. Thus, computational thinking is essential for students to understand the world, not only as users of technology, but also with creators. Thus, computational thinking and Computer Science are at the top of the curriculum reforms of Basic Education in the world. While some countries like Brazil are only in the initial phase of this stage, others already have decades of implantation of computational thinking and Computer Science. In many of these countries, today their study is compulsory and with a specific discipline for computing, putting it on an equal footing with other academic disciplines. The work is finished with proposals for activities, which start with the use of the SpriteBox and LightBot programs, which lead the student to develop basic programming concepts in a meaningful and enjoyable way, and later, activities that can be worked on in Elementary School are suggested I and II.
id UFMT_37b15849c85bcd24ef9a53941d57ea5d
oai_identifier_str oai:localhost:1/4952
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Pensamento computacional no ensino da Matemática : desafios e possibilidadesAlgoritmoAtividades didáticasConstrucionismoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAlgorithmTeaching activitiesConstructionismThis work presents a different proposal to teach computational thinking through a constructionist approach and the application of active methodologies, such as problem solving and game-based learning. In order to assist mathematics teachers working in basic education, research on computational thinking was conducted gradually. From an introduction that seeks to justify the need to work with computational thinking, considering that computing and the technologies that permeate it are at the center of economics and everyday life. Thus, computational thinking is essential for students to understand the world, not only as users of technology, but also with creators. Thus, computational thinking and Computer Science are at the top of the curriculum reforms of Basic Education in the world. While some countries like Brazil are only in the initial phase of this stage, others already have decades of implantation of computational thinking and Computer Science. In many of these countries, today their study is compulsory and with a specific discipline for computing, putting it on an equal footing with other academic disciplines. The work is finished with proposals for activities, which start with the use of the SpriteBox and LightBot programs, which lead the student to develop basic programming concepts in a meaningful and enjoyable way, and later, activities that can be worked on in Elementary School are suggested I and II.CAPESNeste trabalho é apresentada uma proposta diferenciada para se ensinar o pensamento computacional por meio de uma abordagem construcionista e a aplicação de metodologias ativas, como resolução de problemas e aprendizagem baseadas em jogos. Com o intuito de auxiliar os professores de Matemática que atuam na Educação Básica, se conduziu a pesquisa sobre o pensamento computacional de forma gradual. A partir de uma introdução que busca justificar a necessidade de se trabalhar o pensamento computacional, tendo em vista que a computação e as tecnologias que a permeiam estão no centro da economia e da vida cotidiana. Dessa forma, o pensamento computacional é essencial para que os alunos compreendam o mundo, não apenas como utilizadores de tecnologia, mas também com criadores. Assim, o pensamento computacional e a Ciência da Computação estão no cume das reformas curriculares da Educação Básica no mundo. Enquanto alguns países como o Brasil estão apenas na fase inicial dessa jornada, outros já possuem décadas de implantação do pensamento computacional e Ciências da Computação. Em muitos desses países, hoje o seu estudo é compulsório e com disciplina específica para a computação, pondo em igualdade com as outras disciplinas acadêmicas. O trabalho é finalizado com propostas de atividades, que começam com a utilização dos programas SpriteBox e LightBot, os quais levam o aluno a desenvolver conceitos básicos de programação de forma significativa e prazerosa, e posteriormente, são sugeridas atividades que podem ser trabalhadas no Ensino Fundamental I e II.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATKrindges, Andréhttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853Krindges, André834.875.571-34http://lattes.cnpq.br/6745819763260853Araujo, Nelcileno Virgilio de Souza632.233.091-87http://lattes.cnpq.br/4919259216163796834.875.571-34Couto, André Valente do655.467.251-68http://lattes.cnpq.br/5274753141545135Silva, Juliano Thadeo Alves da2023-12-19T16:35:18Z2021-02-092023-12-19T16:35:18Z2020-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Juliano Thadeo Alves da. Pensamento computacional no ensino da Matemática: desafios e possibilidades. 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/4952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-12-21T06:01:28Zoai:localhost:1/4952Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-12-21T06:01:28Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento computacional no ensino da Matemática : desafios e possibilidades
title Pensamento computacional no ensino da Matemática : desafios e possibilidades
spellingShingle Pensamento computacional no ensino da Matemática : desafios e possibilidades
Silva, Juliano Thadeo Alves da
Algoritmo
Atividades didáticas
Construcionismo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Algorithm
Teaching activities
Constructionism
title_short Pensamento computacional no ensino da Matemática : desafios e possibilidades
title_full Pensamento computacional no ensino da Matemática : desafios e possibilidades
title_fullStr Pensamento computacional no ensino da Matemática : desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Pensamento computacional no ensino da Matemática : desafios e possibilidades
title_sort Pensamento computacional no ensino da Matemática : desafios e possibilidades
author Silva, Juliano Thadeo Alves da
author_facet Silva, Juliano Thadeo Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krindges, André
http://lattes.cnpq.br/6745819763260853
Krindges, André
834.875.571-34
http://lattes.cnpq.br/6745819763260853
Araujo, Nelcileno Virgilio de Souza
632.233.091-87
http://lattes.cnpq.br/4919259216163796
834.875.571-34
Couto, André Valente do
655.467.251-68
http://lattes.cnpq.br/5274753141545135
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliano Thadeo Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmo
Atividades didáticas
Construcionismo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Algorithm
Teaching activities
Constructionism
topic Algoritmo
Atividades didáticas
Construcionismo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Algorithm
Teaching activities
Constructionism
description This work presents a different proposal to teach computational thinking through a constructionist approach and the application of active methodologies, such as problem solving and game-based learning. In order to assist mathematics teachers working in basic education, research on computational thinking was conducted gradually. From an introduction that seeks to justify the need to work with computational thinking, considering that computing and the technologies that permeate it are at the center of economics and everyday life. Thus, computational thinking is essential for students to understand the world, not only as users of technology, but also with creators. Thus, computational thinking and Computer Science are at the top of the curriculum reforms of Basic Education in the world. While some countries like Brazil are only in the initial phase of this stage, others already have decades of implantation of computational thinking and Computer Science. In many of these countries, today their study is compulsory and with a specific discipline for computing, putting it on an equal footing with other academic disciplines. The work is finished with proposals for activities, which start with the use of the SpriteBox and LightBot programs, which lead the student to develop basic programming concepts in a meaningful and enjoyable way, and later, activities that can be worked on in Elementary School are suggested I and II.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-08
2021-02-09
2023-12-19T16:35:18Z
2023-12-19T16:35:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Juliano Thadeo Alves da. Pensamento computacional no ensino da Matemática: desafios e possibilidades. 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4952
identifier_str_mv SILVA, Juliano Thadeo Alves da. Pensamento computacional no ensino da Matemática: desafios e possibilidades. 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648526087454720