As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaviria, Oscar Orlando Hoyos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/3326
Resumo: This research analyze the use of Information and Communication Technologies (ICT) for the construction of the concept of function by 9th grade students, it was developed by the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso - UFMT, in the line of investigation Education in Sciences and Mathematics, with the guidance of Prof. Dr. Marta Maria Pontin Darsie and the Group of Studies and Research in Mathematical Education - GRUEPEM. The methodology is qualitative. This project responds how the ICT through the implementation of meaningful learning of Mathematics, helps to understand the concept of function in the ninth grade students of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander in Colombia? In this way, the research action of interpretive practice had 4 phases: planning, action, observation and reflection, developed in ninth grade students. The sample was 22 students of ninth grade of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander. The research instruments were questionnaire, diagnosis of previous knowledge evaluation, preparation an application of activities, photographic record of classrooms, final evaluation, reports and observations. The theoretical bases were the contributions of David Ausubel with the Theory of Significant Learning; Vygotsky regarding the concept of resource; and the role of the teacher in the use of ICT in education and learning of mathematics, as elements of great importance for the students involved in technological environments, therefore they be motivate more with the classes and process of information and learning.
id UFMT_3d461df31cd4cda9a2ed0aca8f025b54
oai_identifier_str oai:localhost:1/3326
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da ColômbiaEnsino da matemáticaAprendizagem significativaTICMediaçãoConceito de funçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTeaching of mathematicsMeaningful learningITCResourceConcept of functionThis research analyze the use of Information and Communication Technologies (ICT) for the construction of the concept of function by 9th grade students, it was developed by the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso - UFMT, in the line of investigation Education in Sciences and Mathematics, with the guidance of Prof. Dr. Marta Maria Pontin Darsie and the Group of Studies and Research in Mathematical Education - GRUEPEM. The methodology is qualitative. This project responds how the ICT through the implementation of meaningful learning of Mathematics, helps to understand the concept of function in the ninth grade students of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander in Colombia? In this way, the research action of interpretive practice had 4 phases: planning, action, observation and reflection, developed in ninth grade students. The sample was 22 students of ninth grade of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander. The research instruments were questionnaire, diagnosis of previous knowledge evaluation, preparation an application of activities, photographic record of classrooms, final evaluation, reports and observations. The theoretical bases were the contributions of David Ausubel with the Theory of Significant Learning; Vygotsky regarding the concept of resource; and the role of the teacher in the use of ICT in education and learning of mathematics, as elements of great importance for the students involved in technological environments, therefore they be motivate more with the classes and process of information and learning.CAPESNeste trabalho, usos das Tecnologias da Informação e comunicação (TIC) e aprendizagem Matemática para a construção do conceito de função nos estudantes de nono ano de Ensino Fundamental; desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, sob a orientação da Profª Drª Marta Maria Pontin Darsie e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GRUEPEM. Nossas investigações apontam para atender a seguinte questão de pesquisa: Como as TIC, por meio de sua implementação na Aprendizagem significativa da Matemática, favorecem a compreensão do conceito de função dos alunos do nono ano da Instituição Educativa Francisco de Paula Santander na Colômbia? Nossa pesquisa é qualitativa, de cunho interpretativa, onde foi utilizado princípios e procedimentos relacionados à da pesquisa-ação prático interpretativa, foi um processo integrado por quatro fases ou momentos inter-relacionados: planejamento, ação, observação e reflexão, desenvolvida em sala de aula com uma turma. Os sujeitos participantes foram 22 estudantes de nono ano do Ensino Fundamental da Instituição Educativa Francisco de Paula Santander localizada na Colômbia. Para o desenvolvimento da intervenção ou ação formativa utilizaremos os seguintes instrumentos: questionários, diagnóstico inicial, elaboração de atividades, aplicação das atividades, registro fotográfico das aulas, avaliação final, relatos e observações, ocorridos durante o desenvolvimento da metodologia empregada, também contribuíram para análise e interpretação dos resultados obtidos. Como orientação teórica, temos as abordagens do David Ausubel com a Teoria da Aprendizagem Significativa, o conceito de mediação na perspectiva de Vygotsky, o papel do professor diante das TIC e concepções sobre o uso da Tecnologia na Educação e na aprendizagem da Matemática. Neste contexto, destaca-se a importância das TIC na educação como mediadora no processo ensino-aprendizagem relacionada à Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como, associada à definição de material potencialmente significativo. Os alunos se envolveram com os recursos tecnológicos e motivaram-se com aulas mais diversificadas, onde trocaram informações e aprendizado.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoDarsie, Marta Maria Pontinhttp://lattes.cnpq.br/8469435827236724Darsie, Marta Maria Pontin395.272.639-72http://lattes.cnpq.br/8469435827236724Anjos, Alexandre Martins dos550.989.401-68http://lattes.cnpq.br/0553455764192879395.272.639-72Paula, Jacqueline Borges de378.065.991-34http://lattes.cnpq.br/5893656990263610Gaviria, Oscar Orlando Hoyos2022-06-06T21:08:19Z2018-12-102022-06-06T21:08:19Z2018-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGAVIRIA, Oscar Orlando Hoyos. As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.http://ri.ufmt.br/handle/1/3326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-06-09T07:04:44Zoai:localhost:1/3326Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2022-06-09T07:04:44Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia
title As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia
spellingShingle As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia
Gaviria, Oscar Orlando Hoyos
Ensino da matemática
Aprendizagem significativa
TIC
Mediação
Conceito de função
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Teaching of mathematics
Meaningful learning
ITC
Resource
Concept of function
title_short As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia
title_full As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia
title_fullStr As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia
title_sort As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia
author Gaviria, Oscar Orlando Hoyos
author_facet Gaviria, Oscar Orlando Hoyos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darsie, Marta Maria Pontin
http://lattes.cnpq.br/8469435827236724
Darsie, Marta Maria Pontin
395.272.639-72
http://lattes.cnpq.br/8469435827236724
Anjos, Alexandre Martins dos
550.989.401-68
http://lattes.cnpq.br/0553455764192879
395.272.639-72
Paula, Jacqueline Borges de
378.065.991-34
http://lattes.cnpq.br/5893656990263610
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaviria, Oscar Orlando Hoyos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Aprendizagem significativa
TIC
Mediação
Conceito de função
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Teaching of mathematics
Meaningful learning
ITC
Resource
Concept of function
topic Ensino da matemática
Aprendizagem significativa
TIC
Mediação
Conceito de função
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Teaching of mathematics
Meaningful learning
ITC
Resource
Concept of function
description This research analyze the use of Information and Communication Technologies (ICT) for the construction of the concept of function by 9th grade students, it was developed by the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso - UFMT, in the line of investigation Education in Sciences and Mathematics, with the guidance of Prof. Dr. Marta Maria Pontin Darsie and the Group of Studies and Research in Mathematical Education - GRUEPEM. The methodology is qualitative. This project responds how the ICT through the implementation of meaningful learning of Mathematics, helps to understand the concept of function in the ninth grade students of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander in Colombia? In this way, the research action of interpretive practice had 4 phases: planning, action, observation and reflection, developed in ninth grade students. The sample was 22 students of ninth grade of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander. The research instruments were questionnaire, diagnosis of previous knowledge evaluation, preparation an application of activities, photographic record of classrooms, final evaluation, reports and observations. The theoretical bases were the contributions of David Ausubel with the Theory of Significant Learning; Vygotsky regarding the concept of resource; and the role of the teacher in the use of ICT in education and learning of mathematics, as elements of great importance for the students involved in technological environments, therefore they be motivate more with the classes and process of information and learning.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
2018-12-06
2022-06-06T21:08:19Z
2022-06-06T21:08:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GAVIRIA, Oscar Orlando Hoyos. As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.
http://ri.ufmt.br/handle/1/3326
identifier_str_mv GAVIRIA, Oscar Orlando Hoyos. As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/3326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648513216184320