As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3326 |
Resumo: | This research analyze the use of Information and Communication Technologies (ICT) for the construction of the concept of function by 9th grade students, it was developed by the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso - UFMT, in the line of investigation Education in Sciences and Mathematics, with the guidance of Prof. Dr. Marta Maria Pontin Darsie and the Group of Studies and Research in Mathematical Education - GRUEPEM. The methodology is qualitative. This project responds how the ICT through the implementation of meaningful learning of Mathematics, helps to understand the concept of function in the ninth grade students of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander in Colombia? In this way, the research action of interpretive practice had 4 phases: planning, action, observation and reflection, developed in ninth grade students. The sample was 22 students of ninth grade of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander. The research instruments were questionnaire, diagnosis of previous knowledge evaluation, preparation an application of activities, photographic record of classrooms, final evaluation, reports and observations. The theoretical bases were the contributions of David Ausubel with the Theory of Significant Learning; Vygotsky regarding the concept of resource; and the role of the teacher in the use of ICT in education and learning of mathematics, as elements of great importance for the students involved in technological environments, therefore they be motivate more with the classes and process of information and learning. |
id |
UFMT_3d461df31cd4cda9a2ed0aca8f025b54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/3326 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da ColômbiaEnsino da matemáticaAprendizagem significativaTICMediaçãoConceito de funçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTeaching of mathematicsMeaningful learningITCResourceConcept of functionThis research analyze the use of Information and Communication Technologies (ICT) for the construction of the concept of function by 9th grade students, it was developed by the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso - UFMT, in the line of investigation Education in Sciences and Mathematics, with the guidance of Prof. Dr. Marta Maria Pontin Darsie and the Group of Studies and Research in Mathematical Education - GRUEPEM. The methodology is qualitative. This project responds how the ICT through the implementation of meaningful learning of Mathematics, helps to understand the concept of function in the ninth grade students of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander in Colombia? In this way, the research action of interpretive practice had 4 phases: planning, action, observation and reflection, developed in ninth grade students. The sample was 22 students of ninth grade of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander. The research instruments were questionnaire, diagnosis of previous knowledge evaluation, preparation an application of activities, photographic record of classrooms, final evaluation, reports and observations. The theoretical bases were the contributions of David Ausubel with the Theory of Significant Learning; Vygotsky regarding the concept of resource; and the role of the teacher in the use of ICT in education and learning of mathematics, as elements of great importance for the students involved in technological environments, therefore they be motivate more with the classes and process of information and learning.CAPESNeste trabalho, usos das Tecnologias da Informação e comunicação (TIC) e aprendizagem Matemática para a construção do conceito de função nos estudantes de nono ano de Ensino Fundamental; desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, sob a orientação da Profª Drª Marta Maria Pontin Darsie e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GRUEPEM. Nossas investigações apontam para atender a seguinte questão de pesquisa: Como as TIC, por meio de sua implementação na Aprendizagem significativa da Matemática, favorecem a compreensão do conceito de função dos alunos do nono ano da Instituição Educativa Francisco de Paula Santander na Colômbia? Nossa pesquisa é qualitativa, de cunho interpretativa, onde foi utilizado princípios e procedimentos relacionados à da pesquisa-ação prático interpretativa, foi um processo integrado por quatro fases ou momentos inter-relacionados: planejamento, ação, observação e reflexão, desenvolvida em sala de aula com uma turma. Os sujeitos participantes foram 22 estudantes de nono ano do Ensino Fundamental da Instituição Educativa Francisco de Paula Santander localizada na Colômbia. Para o desenvolvimento da intervenção ou ação formativa utilizaremos os seguintes instrumentos: questionários, diagnóstico inicial, elaboração de atividades, aplicação das atividades, registro fotográfico das aulas, avaliação final, relatos e observações, ocorridos durante o desenvolvimento da metodologia empregada, também contribuíram para análise e interpretação dos resultados obtidos. Como orientação teórica, temos as abordagens do David Ausubel com a Teoria da Aprendizagem Significativa, o conceito de mediação na perspectiva de Vygotsky, o papel do professor diante das TIC e concepções sobre o uso da Tecnologia na Educação e na aprendizagem da Matemática. Neste contexto, destaca-se a importância das TIC na educação como mediadora no processo ensino-aprendizagem relacionada à Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como, associada à definição de material potencialmente significativo. Os alunos se envolveram com os recursos tecnológicos e motivaram-se com aulas mais diversificadas, onde trocaram informações e aprendizado.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoDarsie, Marta Maria Pontinhttp://lattes.cnpq.br/8469435827236724Darsie, Marta Maria Pontin395.272.639-72http://lattes.cnpq.br/8469435827236724Anjos, Alexandre Martins dos550.989.401-68http://lattes.cnpq.br/0553455764192879395.272.639-72Paula, Jacqueline Borges de378.065.991-34http://lattes.cnpq.br/5893656990263610Gaviria, Oscar Orlando Hoyos2022-06-06T21:08:19Z2018-12-102022-06-06T21:08:19Z2018-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGAVIRIA, Oscar Orlando Hoyos. As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.http://ri.ufmt.br/handle/1/3326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-06-09T07:04:44Zoai:localhost:1/3326Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2022-06-09T07:04:44Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia |
title |
As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia |
spellingShingle |
As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia Gaviria, Oscar Orlando Hoyos Ensino da matemática Aprendizagem significativa TIC Mediação Conceito de função CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Teaching of mathematics Meaningful learning ITC Resource Concept of function |
title_short |
As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia |
title_full |
As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia |
title_fullStr |
As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia |
title_full_unstemmed |
As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia |
title_sort |
As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia |
author |
Gaviria, Oscar Orlando Hoyos |
author_facet |
Gaviria, Oscar Orlando Hoyos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Darsie, Marta Maria Pontin http://lattes.cnpq.br/8469435827236724 Darsie, Marta Maria Pontin 395.272.639-72 http://lattes.cnpq.br/8469435827236724 Anjos, Alexandre Martins dos 550.989.401-68 http://lattes.cnpq.br/0553455764192879 395.272.639-72 Paula, Jacqueline Borges de 378.065.991-34 http://lattes.cnpq.br/5893656990263610 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaviria, Oscar Orlando Hoyos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática Aprendizagem significativa TIC Mediação Conceito de função CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Teaching of mathematics Meaningful learning ITC Resource Concept of function |
topic |
Ensino da matemática Aprendizagem significativa TIC Mediação Conceito de função CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Teaching of mathematics Meaningful learning ITC Resource Concept of function |
description |
This research analyze the use of Information and Communication Technologies (ICT) for the construction of the concept of function by 9th grade students, it was developed by the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso - UFMT, in the line of investigation Education in Sciences and Mathematics, with the guidance of Prof. Dr. Marta Maria Pontin Darsie and the Group of Studies and Research in Mathematical Education - GRUEPEM. The methodology is qualitative. This project responds how the ICT through the implementation of meaningful learning of Mathematics, helps to understand the concept of function in the ninth grade students of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander in Colombia? In this way, the research action of interpretive practice had 4 phases: planning, action, observation and reflection, developed in ninth grade students. The sample was 22 students of ninth grade of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander. The research instruments were questionnaire, diagnosis of previous knowledge evaluation, preparation an application of activities, photographic record of classrooms, final evaluation, reports and observations. The theoretical bases were the contributions of David Ausubel with the Theory of Significant Learning; Vygotsky regarding the concept of resource; and the role of the teacher in the use of ICT in education and learning of mathematics, as elements of great importance for the students involved in technological environments, therefore they be motivate more with the classes and process of information and learning. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10 2018-12-06 2022-06-06T21:08:19Z 2022-06-06T21:08:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GAVIRIA, Oscar Orlando Hoyos. As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018. http://ri.ufmt.br/handle/1/3326 |
identifier_str_mv |
GAVIRIA, Oscar Orlando Hoyos. As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/3326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648513216184320 |