Estudo de conceitos de termologia usando um aquecedor solar de baixo custo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5016 |
Resumo: | Teaching Physics in High School, specifically in public schools, is a major challenge today. To overcome it, it is essential to adopt innovative teaching practices and, in this sense, this study proposes to teach concepts of Thermology using a low cost automated solar heater. The heater sensors were coupled to an Arduino platform to control the process. In this proposal, DS18B20 temperature sensors were used, which are waterproof and measured the values on the surface, in the middle and bottom of the reservoir, in addition to a fourth sensor installed in the collector. The obtained data can be accessed next to the Micro SD Recorder Module, which is a component connected to the Arduino. The temperature values were analyzed in the classroom and served as facilitators of a meaningful learning of some concepts of Physics such as: temperature, heat, thermometric scales, thermometers, amount of heat, sensitive heat, latent heat, thermal conductivity and solar radiation. It has also been proposed to use the alternative solar heater in the context of domestic energy savings. With this work, it was possible to have greater dynamics in Physics classes, making them more attractive and playful, resulting in motivation on the part of students at all stages of learning. |
id |
UFMT_520b2c3e4a689c40625dc3d69bc9afe8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/5016 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de conceitos de termologia usando um aquecedor solar de baixo custoAquecedor solarArduinoTermologiaAprendizagem significativaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICASolar heaterArduinoThermologyMeaningful learningTeaching Physics in High School, specifically in public schools, is a major challenge today. To overcome it, it is essential to adopt innovative teaching practices and, in this sense, this study proposes to teach concepts of Thermology using a low cost automated solar heater. The heater sensors were coupled to an Arduino platform to control the process. In this proposal, DS18B20 temperature sensors were used, which are waterproof and measured the values on the surface, in the middle and bottom of the reservoir, in addition to a fourth sensor installed in the collector. The obtained data can be accessed next to the Micro SD Recorder Module, which is a component connected to the Arduino. The temperature values were analyzed in the classroom and served as facilitators of a meaningful learning of some concepts of Physics such as: temperature, heat, thermometric scales, thermometers, amount of heat, sensitive heat, latent heat, thermal conductivity and solar radiation. It has also been proposed to use the alternative solar heater in the context of domestic energy savings. With this work, it was possible to have greater dynamics in Physics classes, making them more attractive and playful, resulting in motivation on the part of students at all stages of learning.CAPESEnsinar Física no Ensino Médio, especificamente em escolas públicas, é um grande desafio da atualidade. Para superá-lo é imprescindível adotar práticas inovadoras de ensino e, neste sentido, o presente estudo propõe ensinar conceitos de Termologia utilizando um aquecedor solar automatizado de baixo custo. Os sensores do aquecedor foram acoplados em uma plataforma Arduino para controle do processo. Nesta proposta, foram utilizados sensores de temperatura DS18B20, que são à prova d’água e mediram os valores na superfície, no meio e no fundo do reservatório, além de um quarto sensor instalado no coletor. Os dados obtidos podem ser acessados junto ao Módulo Gravador Micro SD que é um componente ligado ao Arduino. Os valores de temperatura foram analisados em sala de aula e serviram como facilitadores de uma aprendizagem significativa de alguns conceitos da Física tais como: temperatura, calor, escalas termométricas, termômetros, quantidade de calor, calor sensível, calor latente, condutividade térmica e radiação solar. Também foi proposto o uso do aquecedor solar alternativo no contexto de economia de energia doméstica. Com este trabalho, foi possível uma maior dinâmica nas aulas de Física, tornando-as mais atrativas e lúdicas, resultando numa motivação por parte dos estudantes em todas as etapas de aprendizagem.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFSilva, George Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/5418436948246550Silva, George Barbosa da124.441.928-18http://lattes.cnpq.br/5418436948246550Mello, Geison Jader283.851.558-64http://lattes.cnpq.br/9794369843997713124.441.928-18Moraes, Arian Paulo de Almeida856.378.231-20http://lattes.cnpq.br/6973588010435092Coletto, Emerson Rodrigo2024-01-11T15:57:23Z2020-06-222024-01-11T15:57:23Z2020-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCOLETTO, Emerson Rodrigo. Estudo de conceitos de termologia usando um aquecedor solar de baixo custo. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/5016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-01-15T06:01:13Zoai:localhost:1/5016Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2024-01-15T06:01:13Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de conceitos de termologia usando um aquecedor solar de baixo custo |
title |
Estudo de conceitos de termologia usando um aquecedor solar de baixo custo |
spellingShingle |
Estudo de conceitos de termologia usando um aquecedor solar de baixo custo Coletto, Emerson Rodrigo Aquecedor solar Arduino Termologia Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Solar heater Arduino Thermology Meaningful learning |
title_short |
Estudo de conceitos de termologia usando um aquecedor solar de baixo custo |
title_full |
Estudo de conceitos de termologia usando um aquecedor solar de baixo custo |
title_fullStr |
Estudo de conceitos de termologia usando um aquecedor solar de baixo custo |
title_full_unstemmed |
Estudo de conceitos de termologia usando um aquecedor solar de baixo custo |
title_sort |
Estudo de conceitos de termologia usando um aquecedor solar de baixo custo |
author |
Coletto, Emerson Rodrigo |
author_facet |
Coletto, Emerson Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, George Barbosa da http://lattes.cnpq.br/5418436948246550 Silva, George Barbosa da 124.441.928-18 http://lattes.cnpq.br/5418436948246550 Mello, Geison Jader 283.851.558-64 http://lattes.cnpq.br/9794369843997713 124.441.928-18 Moraes, Arian Paulo de Almeida 856.378.231-20 http://lattes.cnpq.br/6973588010435092 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coletto, Emerson Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquecedor solar Arduino Termologia Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Solar heater Arduino Thermology Meaningful learning |
topic |
Aquecedor solar Arduino Termologia Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Solar heater Arduino Thermology Meaningful learning |
description |
Teaching Physics in High School, specifically in public schools, is a major challenge today. To overcome it, it is essential to adopt innovative teaching practices and, in this sense, this study proposes to teach concepts of Thermology using a low cost automated solar heater. The heater sensors were coupled to an Arduino platform to control the process. In this proposal, DS18B20 temperature sensors were used, which are waterproof and measured the values on the surface, in the middle and bottom of the reservoir, in addition to a fourth sensor installed in the collector. The obtained data can be accessed next to the Micro SD Recorder Module, which is a component connected to the Arduino. The temperature values were analyzed in the classroom and served as facilitators of a meaningful learning of some concepts of Physics such as: temperature, heat, thermometric scales, thermometers, amount of heat, sensitive heat, latent heat, thermal conductivity and solar radiation. It has also been proposed to use the alternative solar heater in the context of domestic energy savings. With this work, it was possible to have greater dynamics in Physics classes, making them more attractive and playful, resulting in motivation on the part of students at all stages of learning. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-22 2020-06-09 2024-01-11T15:57:23Z 2024-01-11T15:57:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COLETTO, Emerson Rodrigo. Estudo de conceitos de termologia usando um aquecedor solar de baixo custo. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020. http://ri.ufmt.br/handle/1/5016 |
identifier_str_mv |
COLETTO, Emerson Rodrigo. Estudo de conceitos de termologia usando um aquecedor solar de baixo custo. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/5016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648527057387520 |