Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mocó, Gustavo da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/5019
Resumo: This work proposes to teach Thermodynamics concepts using a low-cost experimental weather station. The meteorological station is an educational product that was applied to the high school students at Colégio Estadual Luís Perillo, Goiânia-GO, Brazil. All the sensors were assembled on the Arduino platform. In the lab classes, the students built the system for the data collection. The station is able to collect the following data: temperature, atmospheric pressure, relative humidity, rainfall, UVA, and UVB indexes. The data, stored in the internal memory of the station, were made available on the Internet, and the students could visualize them with their smartphones. At a given moment, the collected data were analyzed in the Physics class, and served as the facilitator of a meaningful learning for some thermal physics concepts, such as: temperature, heat, thermometric scales, thermometers, relative humidity, heat transmission and UV radiation. Besides the concepts of Physics, it was also possible to teach some concepts of programming languages and basic electronics. The contextualization of physical concepts in weather forecasts, in addition to the fact that students actively collaborated to the building of the weather station, made Physics classes very attractive. It was possible to verify a very high students’ motivation through all the process steps of the Physics learning, mainly during the lab classes.
id UFMT_ccca7e8bec04e8ade2ed0b5ee9973e02
oai_identifier_str oai:localhost:1/5019
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduinoTermologiaEstação meteorológicaArduinoAprendizagem significativaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAThermologyMeteorological stationArduinoMeaningful learningThis work proposes to teach Thermodynamics concepts using a low-cost experimental weather station. The meteorological station is an educational product that was applied to the high school students at Colégio Estadual Luís Perillo, Goiânia-GO, Brazil. All the sensors were assembled on the Arduino platform. In the lab classes, the students built the system for the data collection. The station is able to collect the following data: temperature, atmospheric pressure, relative humidity, rainfall, UVA, and UVB indexes. The data, stored in the internal memory of the station, were made available on the Internet, and the students could visualize them with their smartphones. At a given moment, the collected data were analyzed in the Physics class, and served as the facilitator of a meaningful learning for some thermal physics concepts, such as: temperature, heat, thermometric scales, thermometers, relative humidity, heat transmission and UV radiation. Besides the concepts of Physics, it was also possible to teach some concepts of programming languages and basic electronics. The contextualization of physical concepts in weather forecasts, in addition to the fact that students actively collaborated to the building of the weather station, made Physics classes very attractive. It was possible to verify a very high students’ motivation through all the process steps of the Physics learning, mainly during the lab classes.CAPESEste trabalho propõe ensinar conceitos de Termodinâmica usando uma estação meteorológica experimental de baixo custo. A estação meteorológica é um produto educacional que foi aplicado junto aos estudantes da segunda série do Ensino Médio do Colégio Estadual Luís Perillo, Goiânia-GO. Os sensores da estação foram montados em uma plataforma Arduino, enquanto o sistema de coleta de dados foi automatizado pelos estudantes durante as aulas experimentais. Foram coletados pela estação dados das grandezas temperatura, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, precipitação pluviométrica, índices UVA e UVB. Esses dados foram acessados via Internet, através dos smartphones dos estudantes e através da memória interna da própria estação. Em determinado momento, os dados coletados através da estação foram analisados em sala de aula, e serviram como facilitadores de uma aprendizagem significativa de alguns conceitos da Física térmica, tais como: temperatura, calor, escalas termométricas, termômetros, umidade relativa do ar, transmissão de calor e radiação UV. Além dos conceitos de Física, foi possível trabalhar com os estudantes linguagem de programação e eletrônica básica. A contextualização dos conceitos físicos nas previsões do tempo, além do fato dos estudantes colaborarem ativamente na construção da estação meteorológica, tornaram as aulas de Física bastante atrativas. Pôde se verificar uma motivação muito grande por parte dos estudantes em todas as etapas de aprendizagem, principalmente nas aulas experimentais.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFSilva, George Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/5418436948246550Silva, George Barbosa da124.441.928-18http://lattes.cnpq.br/5418436948246550Pereira, Rosângela Borges394.560.301-30http://lattes.cnpq.br/3583736132239115124.441.928-18Carvalho Neto, João Teles de269.991.558-01http://lattes.cnpq.br/8622059450756991Mocó, Gustavo da Silva2024-01-12T13:32:31Z2020-07-152024-01-12T13:32:31Z2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMOCÓ, Gustavo da Silva. Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/5019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-02-08T06:01:23Zoai:localhost:1/5019Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2024-02-08T06:01:23Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino
title Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino
spellingShingle Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino
Mocó, Gustavo da Silva
Termologia
Estação meteorológica
Arduino
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Thermology
Meteorological station
Arduino
Meaningful learning
title_short Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino
title_full Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino
title_fullStr Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino
title_full_unstemmed Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino
title_sort Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino
author Mocó, Gustavo da Silva
author_facet Mocó, Gustavo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, George Barbosa da
http://lattes.cnpq.br/5418436948246550
Silva, George Barbosa da
124.441.928-18
http://lattes.cnpq.br/5418436948246550
Pereira, Rosângela Borges
394.560.301-30
http://lattes.cnpq.br/3583736132239115
124.441.928-18
Carvalho Neto, João Teles de
269.991.558-01
http://lattes.cnpq.br/8622059450756991
dc.contributor.author.fl_str_mv Mocó, Gustavo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Termologia
Estação meteorológica
Arduino
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Thermology
Meteorological station
Arduino
Meaningful learning
topic Termologia
Estação meteorológica
Arduino
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Thermology
Meteorological station
Arduino
Meaningful learning
description This work proposes to teach Thermodynamics concepts using a low-cost experimental weather station. The meteorological station is an educational product that was applied to the high school students at Colégio Estadual Luís Perillo, Goiânia-GO, Brazil. All the sensors were assembled on the Arduino platform. In the lab classes, the students built the system for the data collection. The station is able to collect the following data: temperature, atmospheric pressure, relative humidity, rainfall, UVA, and UVB indexes. The data, stored in the internal memory of the station, were made available on the Internet, and the students could visualize them with their smartphones. At a given moment, the collected data were analyzed in the Physics class, and served as the facilitator of a meaningful learning for some thermal physics concepts, such as: temperature, heat, thermometric scales, thermometers, relative humidity, heat transmission and UV radiation. Besides the concepts of Physics, it was also possible to teach some concepts of programming languages and basic electronics. The contextualization of physical concepts in weather forecasts, in addition to the fact that students actively collaborated to the building of the weather station, made Physics classes very attractive. It was possible to verify a very high students’ motivation through all the process steps of the Physics learning, mainly during the lab classes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
2020-07-08
2024-01-12T13:32:31Z
2024-01-12T13:32:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOCÓ, Gustavo da Silva. Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020.
http://ri.ufmt.br/handle/1/5019
identifier_str_mv MOCÓ, Gustavo da Silva. Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/5019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648527063678976