“De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gustavo Henrique Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/4105
Resumo: The present study analyzes the theatrical pieces Liberdade, Liberdade (1964), O Homem do Princípio ao Fim (1966), Computa, computador, computa (1972) and É... (1977) of Millôr Fernandes. The dissertation presents aspects of the theater developed in Brazil in the years of 1960. The work presents reflections on how part of the works of Millor Fernandes was put in the marginality due to the readings that critics realized in the period. How these criticisms were able to influence the pieces of the years of 1970. We will notice that there is a conception of dramaturgy where forms of dramaturgical writings are prioritized and others are placed in the marginality. As a guideline in this dramaturgy, there is the criticism of the middle class of the period. And we realize that in front of such themes in this dramaturgy is a challenge to the morality and morality of this middle class. Providing the power of questioning and resistance in the years of authoritarianism.
id UFMT_62cf062418d6aab086095add819d5249
oai_identifier_str oai:localhost:1/4105
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling “De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970..CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA.The present study analyzes the theatrical pieces Liberdade, Liberdade (1964), O Homem do Princípio ao Fim (1966), Computa, computador, computa (1972) and É... (1977) of Millôr Fernandes. The dissertation presents aspects of the theater developed in Brazil in the years of 1960. The work presents reflections on how part of the works of Millor Fernandes was put in the marginality due to the readings that critics realized in the period. How these criticisms were able to influence the pieces of the years of 1970. We will notice that there is a conception of dramaturgy where forms of dramaturgical writings are prioritized and others are placed in the marginality. As a guideline in this dramaturgy, there is the criticism of the middle class of the period. And we realize that in front of such themes in this dramaturgy is a challenge to the morality and morality of this middle class. Providing the power of questioning and resistance in the years of authoritarianism.CAPESO presente trabalho busca analisar as peças teatrais Liberdade, Liberdade (1964), O Homem do Princípio ao Fim (1966), Computa, computador, computa (1972) e É... (1977) de Millôr Fernandes. A dissertação busca trazer aspectos do teatro desenvolvido no Brasil nos anos de 1960 para refletir sobre como parte da obra do autor foi posta na marginalidade devido às leituras que críticos realizaram no período. Como essas leituras foram capazes de influenciar também sobre as peças dos anos de 1970. Notaremos que existe uma concepção de dramaturgia onde formas de escritas dramatúrgicas são priorizadas e outras são colocadas na marginalidade. Como permanência nessa dramaturgia existe a crítica à classe média do período. Neste sentido, o que percebemos nessa dramaturgia é uma contestação da moral e da moralidade dessa classe média. As peças se apresentam assim, como peças que carregam em si o poder de questionar e de resistir diante de anos de autoritarismo.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em HistóriaVieira, Thaís Leãohttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756Vieira, Thaís Leão036.233.826-47http://lattes.cnpq.br/4604071943987756Cruz, Marcus Silva da649.685.967-15http://lattes.cnpq.br/9944714006252131036.233.826-47Ramos, Rosangela Patriota902.300.948-72http://lattes.cnpq.br/8434935867197930Rodrigues, Gustavo Henrique Ferreira2023-05-18T14:51:15Z2017-11-292023-05-18T14:51:15Z2017-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRODRIGUES, Gustavo Henrique Ferreira. "De que é que ele se ri?": dramaturgia e historicidade: Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. 2017. 185 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2017.http://ri.ufmt.br/handle/1/4105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-05-27T07:01:36Zoai:localhost:1/4105Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-05-27T07:01:36Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv “De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970.
title “De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970.
spellingShingle “De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970.
Rodrigues, Gustavo Henrique Ferreira
.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
.
title_short “De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970.
title_full “De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970.
title_fullStr “De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970.
title_full_unstemmed “De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970.
title_sort “De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970.
author Rodrigues, Gustavo Henrique Ferreira
author_facet Rodrigues, Gustavo Henrique Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Thaís Leão
http://lattes.cnpq.br/4604071943987756
Vieira, Thaís Leão
036.233.826-47
http://lattes.cnpq.br/4604071943987756
Cruz, Marcus Silva da
649.685.967-15
http://lattes.cnpq.br/9944714006252131
036.233.826-47
Ramos, Rosangela Patriota
902.300.948-72
http://lattes.cnpq.br/8434935867197930
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gustavo Henrique Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv .
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
.
topic .
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
.
description The present study analyzes the theatrical pieces Liberdade, Liberdade (1964), O Homem do Princípio ao Fim (1966), Computa, computador, computa (1972) and É... (1977) of Millôr Fernandes. The dissertation presents aspects of the theater developed in Brazil in the years of 1960. The work presents reflections on how part of the works of Millor Fernandes was put in the marginality due to the readings that critics realized in the period. How these criticisms were able to influence the pieces of the years of 1970. We will notice that there is a conception of dramaturgy where forms of dramaturgical writings are prioritized and others are placed in the marginality. As a guideline in this dramaturgy, there is the criticism of the middle class of the period. And we realize that in front of such themes in this dramaturgy is a challenge to the morality and morality of this middle class. Providing the power of questioning and resistance in the years of authoritarianism.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-29
2017-06-27
2023-05-18T14:51:15Z
2023-05-18T14:51:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Gustavo Henrique Ferreira. "De que é que ele se ri?": dramaturgia e historicidade: Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. 2017. 185 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2017.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4105
identifier_str_mv RODRIGUES, Gustavo Henrique Ferreira. "De que é que ele se ri?": dramaturgia e historicidade: Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. 2017. 185 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2017.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1800846280619982848