“De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4105 |
Resumo: | The present study analyzes the theatrical pieces Liberdade, Liberdade (1964), O Homem do Princípio ao Fim (1966), Computa, computador, computa (1972) and É... (1977) of Millôr Fernandes. The dissertation presents aspects of the theater developed in Brazil in the years of 1960. The work presents reflections on how part of the works of Millor Fernandes was put in the marginality due to the readings that critics realized in the period. How these criticisms were able to influence the pieces of the years of 1970. We will notice that there is a conception of dramaturgy where forms of dramaturgical writings are prioritized and others are placed in the marginality. As a guideline in this dramaturgy, there is the criticism of the middle class of the period. And we realize that in front of such themes in this dramaturgy is a challenge to the morality and morality of this middle class. Providing the power of questioning and resistance in the years of authoritarianism. |
id |
UFMT_62cf062418d6aab086095add819d5249 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4105 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
“De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970..CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA.The present study analyzes the theatrical pieces Liberdade, Liberdade (1964), O Homem do Princípio ao Fim (1966), Computa, computador, computa (1972) and É... (1977) of Millôr Fernandes. The dissertation presents aspects of the theater developed in Brazil in the years of 1960. The work presents reflections on how part of the works of Millor Fernandes was put in the marginality due to the readings that critics realized in the period. How these criticisms were able to influence the pieces of the years of 1970. We will notice that there is a conception of dramaturgy where forms of dramaturgical writings are prioritized and others are placed in the marginality. As a guideline in this dramaturgy, there is the criticism of the middle class of the period. And we realize that in front of such themes in this dramaturgy is a challenge to the morality and morality of this middle class. Providing the power of questioning and resistance in the years of authoritarianism.CAPESO presente trabalho busca analisar as peças teatrais Liberdade, Liberdade (1964), O Homem do Princípio ao Fim (1966), Computa, computador, computa (1972) e É... (1977) de Millôr Fernandes. A dissertação busca trazer aspectos do teatro desenvolvido no Brasil nos anos de 1960 para refletir sobre como parte da obra do autor foi posta na marginalidade devido às leituras que críticos realizaram no período. Como essas leituras foram capazes de influenciar também sobre as peças dos anos de 1970. Notaremos que existe uma concepção de dramaturgia onde formas de escritas dramatúrgicas são priorizadas e outras são colocadas na marginalidade. Como permanência nessa dramaturgia existe a crítica à classe média do período. Neste sentido, o que percebemos nessa dramaturgia é uma contestação da moral e da moralidade dessa classe média. As peças se apresentam assim, como peças que carregam em si o poder de questionar e de resistir diante de anos de autoritarismo.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em HistóriaVieira, Thaís Leãohttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756Vieira, Thaís Leão036.233.826-47http://lattes.cnpq.br/4604071943987756Cruz, Marcus Silva da649.685.967-15http://lattes.cnpq.br/9944714006252131036.233.826-47Ramos, Rosangela Patriota902.300.948-72http://lattes.cnpq.br/8434935867197930Rodrigues, Gustavo Henrique Ferreira2023-05-18T14:51:15Z2017-11-292023-05-18T14:51:15Z2017-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRODRIGUES, Gustavo Henrique Ferreira. "De que é que ele se ri?": dramaturgia e historicidade: Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. 2017. 185 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2017.http://ri.ufmt.br/handle/1/4105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-05-27T07:01:36Zoai:localhost:1/4105Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-05-27T07:01:36Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. |
title |
“De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. |
spellingShingle |
“De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. Rodrigues, Gustavo Henrique Ferreira . CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA . |
title_short |
“De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. |
title_full |
“De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. |
title_fullStr |
“De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. |
title_full_unstemmed |
“De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. |
title_sort |
“De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. |
author |
Rodrigues, Gustavo Henrique Ferreira |
author_facet |
Rodrigues, Gustavo Henrique Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Thaís Leão http://lattes.cnpq.br/4604071943987756 Vieira, Thaís Leão 036.233.826-47 http://lattes.cnpq.br/4604071943987756 Cruz, Marcus Silva da 649.685.967-15 http://lattes.cnpq.br/9944714006252131 036.233.826-47 Ramos, Rosangela Patriota 902.300.948-72 http://lattes.cnpq.br/8434935867197930 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Gustavo Henrique Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA . |
topic |
. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA . |
description |
The present study analyzes the theatrical pieces Liberdade, Liberdade (1964), O Homem do Princípio ao Fim (1966), Computa, computador, computa (1972) and É... (1977) of Millôr Fernandes. The dissertation presents aspects of the theater developed in Brazil in the years of 1960. The work presents reflections on how part of the works of Millor Fernandes was put in the marginality due to the readings that critics realized in the period. How these criticisms were able to influence the pieces of the years of 1970. We will notice that there is a conception of dramaturgy where forms of dramaturgical writings are prioritized and others are placed in the marginality. As a guideline in this dramaturgy, there is the criticism of the middle class of the period. And we realize that in front of such themes in this dramaturgy is a challenge to the morality and morality of this middle class. Providing the power of questioning and resistance in the years of authoritarianism. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-29 2017-06-27 2023-05-18T14:51:15Z 2023-05-18T14:51:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Gustavo Henrique Ferreira. "De que é que ele se ri?": dramaturgia e historicidade: Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. 2017. 185 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2017. http://ri.ufmt.br/handle/1/4105 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Gustavo Henrique Ferreira. "De que é que ele se ri?": dramaturgia e historicidade: Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. 2017. 185 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2017. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/4105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1800846280619982848 |