A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4307 |
Resumo: | This work presentes a proposal to bring improvements for the teaching and learning process for the students at High School through the insertion of arithmetic as extracurricular content. The principal objective is to present applications of arithmetic that can be inserted as learning workshops during the school year. For the development of this work, a research about the main results of number theory related to arithmetic were realized. Among the applications of this researched in arithmetics stand out the bar codes and the cryptography. |
id |
UFMT_88ae6a01d7e04e951fc69dbe0b9ecfae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4307 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médioAritméticaOficinas de aprendizagemEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAArithmeticLearning workshopsHigh schoolThis work presentes a proposal to bring improvements for the teaching and learning process for the students at High School through the insertion of arithmetic as extracurricular content. The principal objective is to present applications of arithmetic that can be inserted as learning workshops during the school year. For the development of this work, a research about the main results of number theory related to arithmetic were realized. Among the applications of this researched in arithmetics stand out the bar codes and the cryptography.CAPESEste trabalho apresenta uma proposta para trazer melhorias no processo de ensino e aprendizagem para os alunos do Ensino Médio através da inserção da aritmética como conteúdo extracurricular. O objetivo principal é apresentar aplicações da aritmética que podem ser inseridas como oficinas de aprendizagem durante o ano letivo. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas pesquisas sobre os principais resultados dentro da teoria dos números relacionados à aritmética. Entre as aplicações da aritmética que foram pesquisadas, destacam-se os códigos de barras e a criptografia.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATMartins, Tibério Bittencourt de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1431321280502484Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira729.063.911-15http://lattes.cnpq.br/1431321280502484Sousa, Marcio Lemes de883.953.591-87http://lattes.cnpq.br/1534708250926451729.063.911-15Pina, Romildo da Silva427.044.641-20http://lattes.cnpq.br/2675728978857991Domingues, Rosângela Ferreira2023-06-26T13:27:58Z2017-05-102023-06-26T13:27:58Z2017-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDOMINGUES, Rosângela Ferreira. A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017.http://ri.ufmt.br/handle/1/4307porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-06-28T07:06:04Zoai:localhost:1/4307Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-06-28T07:06:04Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio |
title |
A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio |
spellingShingle |
A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio Domingues, Rosângela Ferreira Aritmética Oficinas de aprendizagem Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Arithmetic Learning workshops High school |
title_short |
A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio |
title_full |
A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio |
title_fullStr |
A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio |
title_sort |
A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio |
author |
Domingues, Rosângela Ferreira |
author_facet |
Domingues, Rosângela Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira http://lattes.cnpq.br/1431321280502484 Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira 729.063.911-15 http://lattes.cnpq.br/1431321280502484 Sousa, Marcio Lemes de 883.953.591-87 http://lattes.cnpq.br/1534708250926451 729.063.911-15 Pina, Romildo da Silva 427.044.641-20 http://lattes.cnpq.br/2675728978857991 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Rosângela Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética Oficinas de aprendizagem Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Arithmetic Learning workshops High school |
topic |
Aritmética Oficinas de aprendizagem Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Arithmetic Learning workshops High school |
description |
This work presentes a proposal to bring improvements for the teaching and learning process for the students at High School through the insertion of arithmetic as extracurricular content. The principal objective is to present applications of arithmetic that can be inserted as learning workshops during the school year. For the development of this work, a research about the main results of number theory related to arithmetic were realized. Among the applications of this researched in arithmetics stand out the bar codes and the cryptography. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-10 2017-04-28 2023-06-26T13:27:58Z 2023-06-26T13:27:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DOMINGUES, Rosângela Ferreira. A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017. http://ri.ufmt.br/handle/1/4307 |
identifier_str_mv |
DOMINGUES, Rosângela Ferreira. A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/4307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648517641175040 |