A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Rosângela Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/4307
Resumo: This work presentes a proposal to bring improvements for the teaching and learning process for the students at High School through the insertion of arithmetic as extracurricular content. The principal objective is to present applications of arithmetic that can be inserted as learning workshops during the school year. For the development of this work, a research about the main results of number theory related to arithmetic were realized. Among the applications of this researched in arithmetics stand out the bar codes and the cryptography.
id UFMT_88ae6a01d7e04e951fc69dbe0b9ecfae
oai_identifier_str oai:localhost:1/4307
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médioAritméticaOficinas de aprendizagemEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAArithmeticLearning workshopsHigh schoolThis work presentes a proposal to bring improvements for the teaching and learning process for the students at High School through the insertion of arithmetic as extracurricular content. The principal objective is to present applications of arithmetic that can be inserted as learning workshops during the school year. For the development of this work, a research about the main results of number theory related to arithmetic were realized. Among the applications of this researched in arithmetics stand out the bar codes and the cryptography.CAPESEste trabalho apresenta uma proposta para trazer melhorias no processo de ensino e aprendizagem para os alunos do Ensino Médio através da inserção da aritmética como conteúdo extracurricular. O objetivo principal é apresentar aplicações da aritmética que podem ser inseridas como oficinas de aprendizagem durante o ano letivo. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas pesquisas sobre os principais resultados dentro da teoria dos números relacionados à aritmética. Entre as aplicações da aritmética que foram pesquisadas, destacam-se os códigos de barras e a criptografia.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATMartins, Tibério Bittencourt de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1431321280502484Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira729.063.911-15http://lattes.cnpq.br/1431321280502484Sousa, Marcio Lemes de883.953.591-87http://lattes.cnpq.br/1534708250926451729.063.911-15Pina, Romildo da Silva427.044.641-20http://lattes.cnpq.br/2675728978857991Domingues, Rosângela Ferreira2023-06-26T13:27:58Z2017-05-102023-06-26T13:27:58Z2017-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDOMINGUES, Rosângela Ferreira. A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017.http://ri.ufmt.br/handle/1/4307porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-06-28T07:06:04Zoai:localhost:1/4307Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-06-28T07:06:04Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio
title A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio
spellingShingle A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio
Domingues, Rosângela Ferreira
Aritmética
Oficinas de aprendizagem
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Arithmetic
Learning workshops
High school
title_short A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio
title_full A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio
title_fullStr A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio
title_full_unstemmed A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio
title_sort A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio
author Domingues, Rosângela Ferreira
author_facet Domingues, Rosângela Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/1431321280502484
Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira
729.063.911-15
http://lattes.cnpq.br/1431321280502484
Sousa, Marcio Lemes de
883.953.591-87
http://lattes.cnpq.br/1534708250926451
729.063.911-15
Pina, Romildo da Silva
427.044.641-20
http://lattes.cnpq.br/2675728978857991
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Rosângela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética
Oficinas de aprendizagem
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Arithmetic
Learning workshops
High school
topic Aritmética
Oficinas de aprendizagem
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Arithmetic
Learning workshops
High school
description This work presentes a proposal to bring improvements for the teaching and learning process for the students at High School through the insertion of arithmetic as extracurricular content. The principal objective is to present applications of arithmetic that can be inserted as learning workshops during the school year. For the development of this work, a research about the main results of number theory related to arithmetic were realized. Among the applications of this researched in arithmetics stand out the bar codes and the cryptography.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10
2017-04-28
2023-06-26T13:27:58Z
2023-06-26T13:27:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOMINGUES, Rosângela Ferreira. A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4307
identifier_str_mv DOMINGUES, Rosângela Ferreira. A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648517641175040