Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4926 |
Resumo: | This work deals with a comparative study among the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State. Both documents provide guidance on what is wanted to achieve at the end of each stage of the elementary school. For this purpose, the skills of the thematic unit of geometry, contained in the BCCC, were analyzed and compared with the objectives of learning presented in the documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State referring to geometry. In the analysis, it was found the alignment between skills and objectives. At the end of this work, we suggest some activities that can be worked on in the classroom and are related to some objects of knowledge of the elementary school. |
id |
UFMT_91fac40c11f4f338495fe73e6f8e6206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4926 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamentalAlinhamentoHabilidadesObjetos de conhecimentoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAlignmentAbilityKnowledge objectsThis work deals with a comparative study among the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State. Both documents provide guidance on what is wanted to achieve at the end of each stage of the elementary school. For this purpose, the skills of the thematic unit of geometry, contained in the BCCC, were analyzed and compared with the objectives of learning presented in the documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State referring to geometry. In the analysis, it was found the alignment between skills and objectives. At the end of this work, we suggest some activities that can be worked on in the classroom and are related to some objects of knowledge of the elementary school.CAPESEste trabalho trata de um estudo comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e documentos/diretrizes do Ciclo de Formação Humana do estado de Mato Grosso. Ambos os documentos fornecem orientações sobre o que se deseja alcançar no final de cada etapa do ensino fundamental. Para tanto, foram analisadas e comparadas as habilidades da unidade temática de geometria contida no BCCC e comparadas com os objetivos de aprendizagem apresentados nos documentos / diretrizes do Ciclo de Formação Humana do Estado de Mato Grosso referente a geometria. Na análise, foi encontrado o alinhamento entre habilidades e objetivos. Ao final deste trabalho, sugerimos algumas atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula e estão relacionadas a alguns objetos de conhecimento do ensino fundamental.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATPorto, Daniellahttp://lattes.cnpq.br/9464240928106461Porto, Daniella025.211.521-02http://lattes.cnpq.br/9464240928106461Silva, Aparecida Augusta da572.295.111-00http://lattes.cnpq.br/6315522947587402025.211.521-02Soares, Junior Cesar Alves015.723.741-95http://lattes.cnpq.br/4163232137521462Barbosa, Lorena Silvestre Lacerda2023-11-29T12:06:49Z2020-03-262023-11-29T12:06:49Z2020-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBARBOSA, Lorena Silvestre Lacerda. Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/4926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-11-30T06:01:42Zoai:localhost:1/4926Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-11-30T06:01:42Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental |
title |
Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental |
spellingShingle |
Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental Barbosa, Lorena Silvestre Lacerda Alinhamento Habilidades Objetos de conhecimento CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Alignment Ability Knowledge objects |
title_short |
Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental |
title_full |
Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental |
title_sort |
Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental |
author |
Barbosa, Lorena Silvestre Lacerda |
author_facet |
Barbosa, Lorena Silvestre Lacerda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Porto, Daniella http://lattes.cnpq.br/9464240928106461 Porto, Daniella 025.211.521-02 http://lattes.cnpq.br/9464240928106461 Silva, Aparecida Augusta da 572.295.111-00 http://lattes.cnpq.br/6315522947587402 025.211.521-02 Soares, Junior Cesar Alves 015.723.741-95 http://lattes.cnpq.br/4163232137521462 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Lorena Silvestre Lacerda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alinhamento Habilidades Objetos de conhecimento CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Alignment Ability Knowledge objects |
topic |
Alinhamento Habilidades Objetos de conhecimento CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Alignment Ability Knowledge objects |
description |
This work deals with a comparative study among the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State. Both documents provide guidance on what is wanted to achieve at the end of each stage of the elementary school. For this purpose, the skills of the thematic unit of geometry, contained in the BCCC, were analyzed and compared with the objectives of learning presented in the documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State referring to geometry. In the analysis, it was found the alignment between skills and objectives. At the end of this work, we suggest some activities that can be worked on in the classroom and are related to some objects of knowledge of the elementary school. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-26 2020-03-23 2023-11-29T12:06:49Z 2023-11-29T12:06:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Lorena Silvestre Lacerda. Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020. http://ri.ufmt.br/handle/1/4926 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Lorena Silvestre Lacerda. Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/4926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648525950091264 |