Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Lorena Silvestre Lacerda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/4926
Resumo: This work deals with a comparative study among the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State. Both documents provide guidance on what is wanted to achieve at the end of each stage of the elementary school. For this purpose, the skills of the thematic unit of geometry, contained in the BCCC, were analyzed and compared with the objectives of learning presented in the documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State referring to geometry. In the analysis, it was found the alignment between skills and objectives. At the end of this work, we suggest some activities that can be worked on in the classroom and are related to some objects of knowledge of the elementary school.
id UFMT_91fac40c11f4f338495fe73e6f8e6206
oai_identifier_str oai:localhost:1/4926
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamentalAlinhamentoHabilidadesObjetos de conhecimentoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAlignmentAbilityKnowledge objectsThis work deals with a comparative study among the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State. Both documents provide guidance on what is wanted to achieve at the end of each stage of the elementary school. For this purpose, the skills of the thematic unit of geometry, contained in the BCCC, were analyzed and compared with the objectives of learning presented in the documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State referring to geometry. In the analysis, it was found the alignment between skills and objectives. At the end of this work, we suggest some activities that can be worked on in the classroom and are related to some objects of knowledge of the elementary school.CAPESEste trabalho trata de um estudo comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e documentos/diretrizes do Ciclo de Formação Humana do estado de Mato Grosso. Ambos os documentos fornecem orientações sobre o que se deseja alcançar no final de cada etapa do ensino fundamental. Para tanto, foram analisadas e comparadas as habilidades da unidade temática de geometria contida no BCCC e comparadas com os objetivos de aprendizagem apresentados nos documentos / diretrizes do Ciclo de Formação Humana do Estado de Mato Grosso referente a geometria. Na análise, foi encontrado o alinhamento entre habilidades e objetivos. Ao final deste trabalho, sugerimos algumas atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula e estão relacionadas a alguns objetos de conhecimento do ensino fundamental.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATPorto, Daniellahttp://lattes.cnpq.br/9464240928106461Porto, Daniella025.211.521-02http://lattes.cnpq.br/9464240928106461Silva, Aparecida Augusta da572.295.111-00http://lattes.cnpq.br/6315522947587402025.211.521-02Soares, Junior Cesar Alves015.723.741-95http://lattes.cnpq.br/4163232137521462Barbosa, Lorena Silvestre Lacerda2023-11-29T12:06:49Z2020-03-262023-11-29T12:06:49Z2020-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBARBOSA, Lorena Silvestre Lacerda. Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/4926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-11-30T06:01:42Zoai:localhost:1/4926Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-11-30T06:01:42Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental
title Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental
spellingShingle Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental
Barbosa, Lorena Silvestre Lacerda
Alinhamento
Habilidades
Objetos de conhecimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Alignment
Ability
Knowledge objects
title_short Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental
title_full Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental
title_fullStr Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental
title_sort Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental
author Barbosa, Lorena Silvestre Lacerda
author_facet Barbosa, Lorena Silvestre Lacerda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porto, Daniella
http://lattes.cnpq.br/9464240928106461
Porto, Daniella
025.211.521-02
http://lattes.cnpq.br/9464240928106461
Silva, Aparecida Augusta da
572.295.111-00
http://lattes.cnpq.br/6315522947587402
025.211.521-02
Soares, Junior Cesar Alves
015.723.741-95
http://lattes.cnpq.br/4163232137521462
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Lorena Silvestre Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Alinhamento
Habilidades
Objetos de conhecimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Alignment
Ability
Knowledge objects
topic Alinhamento
Habilidades
Objetos de conhecimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Alignment
Ability
Knowledge objects
description This work deals with a comparative study among the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State. Both documents provide guidance on what is wanted to achieve at the end of each stage of the elementary school. For this purpose, the skills of the thematic unit of geometry, contained in the BCCC, were analyzed and compared with the objectives of learning presented in the documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State referring to geometry. In the analysis, it was found the alignment between skills and objectives. At the end of this work, we suggest some activities that can be worked on in the classroom and are related to some objects of knowledge of the elementary school.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-26
2020-03-23
2023-11-29T12:06:49Z
2023-11-29T12:06:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Lorena Silvestre Lacerda. Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4926
identifier_str_mv BARBOSA, Lorena Silvestre Lacerda. Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648525950091264