Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio : caracterização e proposta de uso pelo método investigativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2419 |
Resumo: | The teaching of genetics is a challenge due to the enormous difficulty faced by the students to relate the content of the classes with their daily lives. One novel approach to facilitate the assimilation of this content is through the use of information and communication technologies, such as smartphones, which permit the use of applications (apps) related to the content, both in the classroom and outside of it. The present study aimed to identify and describe the open access apps available in Portuguese that present content on Mendelian genetics. One of these apps was selected based on the evaluation of college lecturers in the field of genetics, and it was then used to develop a teaching program based on the investigative method, by evaluating the use of the app in the classroom by high school students. The results indicated that the use of the app had a positive impact on the assimilation of basic genetic concepts in the majority of the students. The students were not only able to relate the content to their daily lives, but also demonstrated greater interest in the topic, and were more participative in the classroom. Given these findings, the use of this type of technology as a teaching resource would appear to be potentially valuable for the assimilation of knowledge on genetics by the students. |
id |
UFMT_a07aa0b6e668bec7184cd9c830c2ae30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2419 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio : caracterização e proposta de uso pelo método investigativoTecnologias da informação e comunicaçãoGenética mendelianaEnsino de genéticaEnsino-aprendizagemCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASInformation and communication technologyMendelian geneticsTeaching of geneticsTeaching-learningThe teaching of genetics is a challenge due to the enormous difficulty faced by the students to relate the content of the classes with their daily lives. One novel approach to facilitate the assimilation of this content is through the use of information and communication technologies, such as smartphones, which permit the use of applications (apps) related to the content, both in the classroom and outside of it. The present study aimed to identify and describe the open access apps available in Portuguese that present content on Mendelian genetics. One of these apps was selected based on the evaluation of college lecturers in the field of genetics, and it was then used to develop a teaching program based on the investigative method, by evaluating the use of the app in the classroom by high school students. The results indicated that the use of the app had a positive impact on the assimilation of basic genetic concepts in the majority of the students. The students were not only able to relate the content to their daily lives, but also demonstrated greater interest in the topic, and were more participative in the classroom. Given these findings, the use of this type of technology as a teaching resource would appear to be potentially valuable for the assimilation of knowledge on genetics by the students.O ensino de genética apresenta-se como um desafio devido à grande dificuldade do aluno conseguir relacionar o que é visto em sala de aula com o seu cotidiano. Uma alternativa para facilitar a abordagem desses conteúdos é através da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs), dentre elas os smartphones, que permitem o uso de aplicativos relacionados ao conteúdo, em sala de aula e fora dela. Esse estudo teve como objetivos: identificar e caracterizar aplicativos em português e de livre acesso, que abordassem os conteúdos relacionados à genética mendeliana; selecionar um desses aplicativos, com base na avaliação de professores do ensino superior da área de genética; elaborar uma sequência didática usando o método investigativo e o aplicativo selecionado; avaliar a utilização do aplicativo em sala de aula com alunos do ensino médio. Os resultados demonstraram que o uso do aplicativo contribuiu de forma positiva para que a maioria dos alunos conseguisse se apropriar de forma satisfatória dos conceitos utilizados em genética básica, relacionando-os com o dia-a-dia, bem como aumentar o interesse e participação da turma. Dessa forma, acredita-se que a inserção desse tipo de tecnologia como recurso metodológico é um importante potencializador da construção do conhecimento.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Biociências (IB)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOSchneider, Marielle Cristinahttp://lattes.cnpq.br/4036344937738685Schneider, Marielle Cristina023.591.289-14http://lattes.cnpq.br/4036344937738685Pinheiro, Tatiana Gimenez814.759.261-20http://lattes.cnpq.br/4170448497165240023.591.289-14Yano, Cassia Fernanda017.613.591-00http://lattes.cnpq.br/9051814282303820Cardoso, Vívia Lúcia Juvino de Lemos2021-04-30T13:24:25Z2021-02-032021-04-30T13:24:25Z2020-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCARDOSO, Vívia Lúcia Juvino de Lemos. Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio: caracterização e proposta de uso pelo método investigativo. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/2419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-06-26T14:39:18Zoai:localhost:1/2419Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-06-26T14:39:18Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio : caracterização e proposta de uso pelo método investigativo |
title |
Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio : caracterização e proposta de uso pelo método investigativo |
spellingShingle |
Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio : caracterização e proposta de uso pelo método investigativo Cardoso, Vívia Lúcia Juvino de Lemos Tecnologias da informação e comunicação Genética mendeliana Ensino de genética Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Information and communication technology Mendelian genetics Teaching of genetics Teaching-learning |
title_short |
Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio : caracterização e proposta de uso pelo método investigativo |
title_full |
Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio : caracterização e proposta de uso pelo método investigativo |
title_fullStr |
Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio : caracterização e proposta de uso pelo método investigativo |
title_full_unstemmed |
Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio : caracterização e proposta de uso pelo método investigativo |
title_sort |
Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio : caracterização e proposta de uso pelo método investigativo |
author |
Cardoso, Vívia Lúcia Juvino de Lemos |
author_facet |
Cardoso, Vívia Lúcia Juvino de Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schneider, Marielle Cristina http://lattes.cnpq.br/4036344937738685 Schneider, Marielle Cristina 023.591.289-14 http://lattes.cnpq.br/4036344937738685 Pinheiro, Tatiana Gimenez 814.759.261-20 http://lattes.cnpq.br/4170448497165240 023.591.289-14 Yano, Cassia Fernanda 017.613.591-00 http://lattes.cnpq.br/9051814282303820 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Vívia Lúcia Juvino de Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e comunicação Genética mendeliana Ensino de genética Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Information and communication technology Mendelian genetics Teaching of genetics Teaching-learning |
topic |
Tecnologias da informação e comunicação Genética mendeliana Ensino de genética Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Information and communication technology Mendelian genetics Teaching of genetics Teaching-learning |
description |
The teaching of genetics is a challenge due to the enormous difficulty faced by the students to relate the content of the classes with their daily lives. One novel approach to facilitate the assimilation of this content is through the use of information and communication technologies, such as smartphones, which permit the use of applications (apps) related to the content, both in the classroom and outside of it. The present study aimed to identify and describe the open access apps available in Portuguese that present content on Mendelian genetics. One of these apps was selected based on the evaluation of college lecturers in the field of genetics, and it was then used to develop a teaching program based on the investigative method, by evaluating the use of the app in the classroom by high school students. The results indicated that the use of the app had a positive impact on the assimilation of basic genetic concepts in the majority of the students. The students were not only able to relate the content to their daily lives, but also demonstrated greater interest in the topic, and were more participative in the classroom. Given these findings, the use of this type of technology as a teaching resource would appear to be potentially valuable for the assimilation of knowledge on genetics by the students. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-23 2021-04-30T13:24:25Z 2021-02-03 2021-04-30T13:24:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARDOSO, Vívia Lúcia Juvino de Lemos. Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio: caracterização e proposta de uso pelo método investigativo. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020. http://ri.ufmt.br/handle/1/2419 |
identifier_str_mv |
CARDOSO, Vívia Lúcia Juvino de Lemos. Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio: caracterização e proposta de uso pelo método investigativo. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/2419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Biociências (IB) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Biociências (IB) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648507613642752 |