A epidemia de varíola em Cuiabá (1867) : como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Tânia Luzia Figueiredo de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/5266
Resumo: This research aims to investigate the smallpox epidemic that occurred in 1867 in Cuiabá and neighboring locations and its consequences for the population that lived the context of the disease to investigate and analyze behaviors and survival strategies of some women in the city of Cuiabá after the epidemic . The work was developed in the Line of Research Historical Narratives: Production and Dissemination. The methodology used was qualitative and bibliographical research. In order to answer the questions initially raised in this research, I used the post-epidemic inventories of the Notary of the 5th Office of Cuiabá. from the private network can use them, and for that purpose a booklet entitled: The smallpox epidemic in Cuiabá: transdisciplinary pedagogical itinerary was developed. The master's degree in History Teaching gives us the opportunity to contribute to the teaching of History in the classroom, seeking to help teachers who work in Basic Education. Still thinking about valuing regional and local history, the objective is also to bring students, helping them to understand themselves as historical subjects, who are part of the construction of history.
id UFMT_a4c82e8fd26e187d73f30625aa1b05fd
oai_identifier_str oai:localhost:1/5266
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling A epidemia de varíola em Cuiabá (1867) : como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógicoProfHistóriaEnsino de históriaHistória localDoençasVaríolaCuiabáCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAProfHistoriaTeaching historyLocal hyistoryDiseasesSmallpoxCuiabáThis research aims to investigate the smallpox epidemic that occurred in 1867 in Cuiabá and neighboring locations and its consequences for the population that lived the context of the disease to investigate and analyze behaviors and survival strategies of some women in the city of Cuiabá after the epidemic . The work was developed in the Line of Research Historical Narratives: Production and Dissemination. The methodology used was qualitative and bibliographical research. In order to answer the questions initially raised in this research, I used the post-epidemic inventories of the Notary of the 5th Office of Cuiabá. from the private network can use them, and for that purpose a booklet entitled: The smallpox epidemic in Cuiabá: transdisciplinary pedagogical itinerary was developed. The master's degree in History Teaching gives us the opportunity to contribute to the teaching of History in the classroom, seeking to help teachers who work in Basic Education. Still thinking about valuing regional and local history, the objective is also to bring students, helping them to understand themselves as historical subjects, who are part of the construction of history.A presente pesquisa tem como objetivo investigar a epidemia de varíola ocorrida no ano de 1867 em Cuiabá e localidades vizinhas e seus desdobramentos para a população que viveu o contexto da doença investigar e analisar comportamentos e estratégias de sobrevivência de algumas mulheres da cidade de Cuiabá pós epidemia. O trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Narrativas Históricas: Produção e Difusão. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e bibliográfica e de fontes dcu. Para responder as questões inicialmente levantadas nesta pesquisa utilizei os inventários pós epidemia do Cartório do 5º Ofício de Cuiabá.A pesquisa e seus resultados são voltados para a Educação Básica da Rede Pública Estadual do Estado de Mato Grosso, não havendo empecilho de que professores e professoras da rede particular possam utilizá-los, e para tal foi desenvolvida uma cartilha intitulada: A epidemia de varíola em Cuiabá: itinerário pedagógico transdisciplinar. O mestrado em Ensino de História nos da a oportunidade de contruibuir com o ensino de História em sala de aula, procurando auxiliar as professora e os professores que atuam na Educação Básica. Pensando ainda na valorização da história regional e local objetiva-se também trazer aos estudantes, contribuindo para que estes/estas se entendam como sujeitos históricos, que fazem parte da construção da história.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIAMarques, Ana Mariahttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047Marques, Ana Maria637.683.309-82http://lattes.cnpq.br/3982340840178047Freitas, Talitta Tatiane Martins002.780.191-88http://lattes.cnpq.br/3364257708781878637.683.309-82Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins016.425.869-86http://lattes.cnpq.br/1215217319481353Freitas, Tânia Luzia Figueiredo de2024-02-28T15:56:09Z2022-12-162024-02-28T15:56:09Z2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFREITAS, Tânia Luzia Figueiredo de. A epidemia de varíola em Cuiabá (1867): como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.http://ri.ufmt.br/handle/1/5266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-03-11T07:01:36Zoai:localhost:1/5266Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2024-03-11T07:01:36Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A epidemia de varíola em Cuiabá (1867) : como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico
title A epidemia de varíola em Cuiabá (1867) : como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico
spellingShingle A epidemia de varíola em Cuiabá (1867) : como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico
Freitas, Tânia Luzia Figueiredo de
ProfHistória
Ensino de história
História local
Doenças
Varíola
Cuiabá
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
ProfHistoria
Teaching history
Local hyistory
Diseases
Smallpox
Cuiabá
title_short A epidemia de varíola em Cuiabá (1867) : como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico
title_full A epidemia de varíola em Cuiabá (1867) : como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico
title_fullStr A epidemia de varíola em Cuiabá (1867) : como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico
title_full_unstemmed A epidemia de varíola em Cuiabá (1867) : como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico
title_sort A epidemia de varíola em Cuiabá (1867) : como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico
author Freitas, Tânia Luzia Figueiredo de
author_facet Freitas, Tânia Luzia Figueiredo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana Maria
http://lattes.cnpq.br/3982340840178047
Marques, Ana Maria
637.683.309-82
http://lattes.cnpq.br/3982340840178047
Freitas, Talitta Tatiane Martins
002.780.191-88
http://lattes.cnpq.br/3364257708781878
637.683.309-82
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
016.425.869-86
http://lattes.cnpq.br/1215217319481353
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Tânia Luzia Figueiredo de
dc.subject.por.fl_str_mv ProfHistória
Ensino de história
História local
Doenças
Varíola
Cuiabá
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
ProfHistoria
Teaching history
Local hyistory
Diseases
Smallpox
Cuiabá
topic ProfHistória
Ensino de história
História local
Doenças
Varíola
Cuiabá
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
ProfHistoria
Teaching history
Local hyistory
Diseases
Smallpox
Cuiabá
description This research aims to investigate the smallpox epidemic that occurred in 1867 in Cuiabá and neighboring locations and its consequences for the population that lived the context of the disease to investigate and analyze behaviors and survival strategies of some women in the city of Cuiabá after the epidemic . The work was developed in the Line of Research Historical Narratives: Production and Dissemination. The methodology used was qualitative and bibliographical research. In order to answer the questions initially raised in this research, I used the post-epidemic inventories of the Notary of the 5th Office of Cuiabá. from the private network can use them, and for that purpose a booklet entitled: The smallpox epidemic in Cuiabá: transdisciplinary pedagogical itinerary was developed. The master's degree in History Teaching gives us the opportunity to contribute to the teaching of History in the classroom, seeking to help teachers who work in Basic Education. Still thinking about valuing regional and local history, the objective is also to bring students, helping them to understand themselves as historical subjects, who are part of the construction of history.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
2022-09-30
2024-02-28T15:56:09Z
2024-02-28T15:56:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Tânia Luzia Figueiredo de. A epidemia de varíola em Cuiabá (1867): como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.
http://ri.ufmt.br/handle/1/5266
identifier_str_mv FREITAS, Tânia Luzia Figueiredo de. A epidemia de varíola em Cuiabá (1867): como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/5266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648533510324224