Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/939 |
Resumo: | This master's research at the Master's Degree Program of Education UFMT campus Cuiabá - line in mathematics education , aims to investigate the understanding the properties of figures polygon are revealed by students of 2nd year 2nd cycle of elementar school from sequenced activities developed in the software GeoGebra . It is a qualitative , exploratory and investigative research . As the main theoretical framework used Chevalard (2001, 2005), Balacheff (cited Almouloud 2005) and Pais (2011). The instruments used for production of data included questionnaires, interviews , field notebook , drawing and application of a sequenced activities and audiovisual recordings . From what were produced by the subjects , organize the material so that we could proceed with the analysis to consider the concepts of polygons displayed . The use of activity sequenced were prepared from the textbook adopted by school to be developed using the software GeoGebra , seeking verify if this process can improve learning and geometric capabilities of these students . What we were able to verify overall the students showed a significant improvement in their performance in class Geometry , due to new methodology work, this directly reflected in the responses of students in the content worked . What more was revealed from this new methodology was the development of reasoning and new ways of thinking geometrically . |
id |
UFMT_b57f64b7feea5088a35cf3fba1417906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/939 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software GeogebraGeometriaTransposição didáticaAtividades sequenciadasGeoGebraCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGeometryDidactic transpositionActivities sequencedGeoGebraThis master's research at the Master's Degree Program of Education UFMT campus Cuiabá - line in mathematics education , aims to investigate the understanding the properties of figures polygon are revealed by students of 2nd year 2nd cycle of elementar school from sequenced activities developed in the software GeoGebra . It is a qualitative , exploratory and investigative research . As the main theoretical framework used Chevalard (2001, 2005), Balacheff (cited Almouloud 2005) and Pais (2011). The instruments used for production of data included questionnaires, interviews , field notebook , drawing and application of a sequenced activities and audiovisual recordings . From what were produced by the subjects , organize the material so that we could proceed with the analysis to consider the concepts of polygons displayed . The use of activity sequenced were prepared from the textbook adopted by school to be developed using the software GeoGebra , seeking verify if this process can improve learning and geometric capabilities of these students . What we were able to verify overall the students showed a significant improvement in their performance in class Geometry , due to new methodology work, this directly reflected in the responses of students in the content worked . What more was revealed from this new methodology was the development of reasoning and new ways of thinking geometrically .Esta pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT campus de Cuiabá – linha em Educação Matemática, tem como objetivo investigar que entendimento das propriedades de figuras poligonais são reveladas por alunos do 2° ano do 2° ciclo do Ensino Fundamental a partir de atividades sequenciadas elaboradas no software GeoGebra. É uma pesquisa qualitativa, exploratória e investigativa. Como principal referencial teórico utilizamos Chevalard (1998, 2001), Balacheff (apud ALMOULOUD 2005) e Pais (2011). Os instrumentos utilizados para a produção dos dados incluíram a aplicação de questionários, entrevistas, caderno de campo, elaboração e aplicação de atividades sequenciadas e registros audiovisuais. A partir do que foi produzido pelos sujeitos, organizamos o material de forma que pudéssemos proceder à análise para considerar os conceitos de figuras poligonais apresentadas. A utilização de atividades sequenciadas foram elaboradas a partir do livro didático adotado pela escola para ser desenvolvida utilizando o software GeoGebra, buscando verificar se este processo pode melhorar a aprendizagem e as capacidades geométricas destes alunos. O que conseguimos verificar foi que de forma geral os alunos apresentaram uma melhora significativa no seu desempenho nas aulas de Geometria, devido a metodologia de trabalho, isso refletiu diretamente nas respostas dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado. O que mais se evidenciou foi que com desta metodologia ocorreu o desenvolvimento do raciocínio além de novas formas de pensar geometricamente.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoWielewski, Sergio Antoniohttp://lattes.cnpq.br/1203599061747785Wielewski, Sergio Antonio388.861.709-04http://lattes.cnpq.br/1203599061747785Wielewski, Gladys Denise502.478.161-91http://lattes.cnpq.br/4154014326253864388.861.709-04Freitas, José Luiz Magalhães de746.190.478-72http://lattes.cnpq.br/1926893866496560Brugnera, Elisangela Dias2019-03-18T16:31:29Z2014-01-212019-03-18T16:31:29Z2013-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBRUGNERA, Elisangela Dias. Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra. 2013. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.http://ri.ufmt.br/handle/1/939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-04-03T07:01:48Zoai:localhost:1/939Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2019-04-03T07:01:48Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra |
title |
Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra |
spellingShingle |
Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra Brugnera, Elisangela Dias Geometria Transposição didática Atividades sequenciadas GeoGebra CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Geometry Didactic transposition Activities sequenced GeoGebra |
title_short |
Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra |
title_full |
Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra |
title_fullStr |
Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra |
title_full_unstemmed |
Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra |
title_sort |
Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra |
author |
Brugnera, Elisangela Dias |
author_facet |
Brugnera, Elisangela Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Wielewski, Sergio Antonio http://lattes.cnpq.br/1203599061747785 Wielewski, Sergio Antonio 388.861.709-04 http://lattes.cnpq.br/1203599061747785 Wielewski, Gladys Denise 502.478.161-91 http://lattes.cnpq.br/4154014326253864 388.861.709-04 Freitas, José Luiz Magalhães de 746.190.478-72 http://lattes.cnpq.br/1926893866496560 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brugnera, Elisangela Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Transposição didática Atividades sequenciadas GeoGebra CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Geometry Didactic transposition Activities sequenced GeoGebra |
topic |
Geometria Transposição didática Atividades sequenciadas GeoGebra CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Geometry Didactic transposition Activities sequenced GeoGebra |
description |
This master's research at the Master's Degree Program of Education UFMT campus Cuiabá - line in mathematics education , aims to investigate the understanding the properties of figures polygon are revealed by students of 2nd year 2nd cycle of elementar school from sequenced activities developed in the software GeoGebra . It is a qualitative , exploratory and investigative research . As the main theoretical framework used Chevalard (2001, 2005), Balacheff (cited Almouloud 2005) and Pais (2011). The instruments used for production of data included questionnaires, interviews , field notebook , drawing and application of a sequenced activities and audiovisual recordings . From what were produced by the subjects , organize the material so that we could proceed with the analysis to consider the concepts of polygons displayed . The use of activity sequenced were prepared from the textbook adopted by school to be developed using the software GeoGebra , seeking verify if this process can improve learning and geometric capabilities of these students . What we were able to verify overall the students showed a significant improvement in their performance in class Geometry , due to new methodology work, this directly reflected in the responses of students in the content worked . What more was revealed from this new methodology was the development of reasoning and new ways of thinking geometrically . |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-10 2014-01-21 2019-03-18T16:31:29Z 2019-03-18T16:31:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRUGNERA, Elisangela Dias. Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra. 2013. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. http://ri.ufmt.br/handle/1/939 |
identifier_str_mv |
BRUGNERA, Elisangela Dias. Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra. 2013. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1800846257792483328 |