A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5106 |
Resumo: | Pascal’s Principle is a key concept in understanding the functioning of hydraulic machines, and this study presents a teaching-learning sequence that contextualizes it in devices familiar to students, such as hydraulic brake, mechanical arm and hydraulic lift. Developed under the theoretical-methodological contributions of the socio-historical- cultural approach, this study uses the qualitative methodology, carried out through action research. The teaching-learning sequence developed was applied to 2nd year high school students from a countryside school in Mato Grosso and is anchored in Lev Vygotsky's theoretical assumptions about mediation, the zone of proximal development, and affectivity. Data collection was done through field diary records and pre- and post- test questionnaires. The data analysis, which was based on the Dialogic Discourse Analysis, showed that the domain of basic mathematical operations and the global textual understanding are important pillars in the understanding of physical concepts. The data also indicate that the interaction/mediation between teacher and student, as well as the teaching affection, are essential for the students' development, demonstrating that Lev Vygotsky's theoretical assumptions contributed to the good progress of the research. The educational product derived from this work can assist the teacher in teaching hydrostatic concepts such as density of solids, density of liquids, pressure, and the Pascal’s Principle in everyday contexts. |
id |
UFMT_b5ca93b2ec77ccb3c821efb5e3c3759c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/5106 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicasPrincípio de PascalSequência de ensino-aprendizagemMediaçãoVygotskyCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAPascal’s principleTeaching-learning sequenceMediationVygotskyPascal’s Principle is a key concept in understanding the functioning of hydraulic machines, and this study presents a teaching-learning sequence that contextualizes it in devices familiar to students, such as hydraulic brake, mechanical arm and hydraulic lift. Developed under the theoretical-methodological contributions of the socio-historical- cultural approach, this study uses the qualitative methodology, carried out through action research. The teaching-learning sequence developed was applied to 2nd year high school students from a countryside school in Mato Grosso and is anchored in Lev Vygotsky's theoretical assumptions about mediation, the zone of proximal development, and affectivity. Data collection was done through field diary records and pre- and post- test questionnaires. The data analysis, which was based on the Dialogic Discourse Analysis, showed that the domain of basic mathematical operations and the global textual understanding are important pillars in the understanding of physical concepts. The data also indicate that the interaction/mediation between teacher and student, as well as the teaching affection, are essential for the students' development, demonstrating that Lev Vygotsky's theoretical assumptions contributed to the good progress of the research. The educational product derived from this work can assist the teacher in teaching hydrostatic concepts such as density of solids, density of liquids, pressure, and the Pascal’s Principle in everyday contexts.CAPESO Princípio de Pascal é um conceito chave no entendimento do funcionamento de máquinas hidráulicas, e este estudo apresenta uma sequência de ensino-aprendizagem que o contextualiza em dispositivos familiares aos estudantes, como freio hidráulico, braço mecânico e elevador hidráulico. Desenvolvido sob os aportes teórico- metodológicos da abordagem sócio-histórico-cultural, este estudo utiliza a metodologia qualitativa, realizada através de pesquisa-ação. A sequência de ensino-aprendizagem desenvolvida foi aplicada a alunos do 2o ano do Ensino Médio de uma escola do campo mato-grossense e está ancorada nos pressupostos teóricos de Lev Vygotsky sobre mediação, zona de desenvolvimento proximal e afetividade. A coleta de dados foi feita por meio de registros em diário de campo e questionários pré-teste e pós-teste. A análise dos dados, que se fundamentou na Análise Dialógica do Discurso, evidenciou que o domínio de operações matemáticas básicas e a compreensão global textual são pilares importantes na compreensão de conceitos físicos. Os dados indicam também que a interação/mediação entre professor e estudante, bem como o afeto docente, são essenciais para o desenvolvimento dos estudantes, demonstrando que os pressupostos teóricos de Lev Vygotsky contribuíram para o bom andamento da pesquisa. O produto educacional derivado deste trabalho poderá auxiliar o professor no ensino de conceitos de hidrostática como densidade dos sólidos, densidade dos líquidos, pressão e o Princípio de Pascal em contextualizações cotidianas.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFSilva, Érica de Mellohttp://lattes.cnpq.br/7058872675355251Silva, Erica de Mello896.425.706-53http://lattes.cnpq.br/7058872675355251Oliveira, Jeferson de000.381.930-27http://lattes.cnpq.br/9059399646890977896.425.706-53Novais, Jonathan Willian Zangeski016.698.881-26http://lattes.cnpq.br/5665663207008673Zambon, Elessandra Martins de Souza Amaral2024-02-15T16:35:11Z2020-09-222024-02-15T16:35:11Z2020-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisZAMBON, Elessandra Martins de Souza Amaral. A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/5106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-02-16T06:01:26Zoai:localhost:1/5106Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2024-02-16T06:01:26Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas |
title |
A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas |
spellingShingle |
A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas Zambon, Elessandra Martins de Souza Amaral Princípio de Pascal Sequência de ensino-aprendizagem Mediação Vygotsky CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Pascal’s principle Teaching-learning sequence Mediation Vygotsky |
title_short |
A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas |
title_full |
A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas |
title_fullStr |
A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas |
title_full_unstemmed |
A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas |
title_sort |
A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas |
author |
Zambon, Elessandra Martins de Souza Amaral |
author_facet |
Zambon, Elessandra Martins de Souza Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Érica de Mello http://lattes.cnpq.br/7058872675355251 Silva, Erica de Mello 896.425.706-53 http://lattes.cnpq.br/7058872675355251 Oliveira, Jeferson de 000.381.930-27 http://lattes.cnpq.br/9059399646890977 896.425.706-53 Novais, Jonathan Willian Zangeski 016.698.881-26 http://lattes.cnpq.br/5665663207008673 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zambon, Elessandra Martins de Souza Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Princípio de Pascal Sequência de ensino-aprendizagem Mediação Vygotsky CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Pascal’s principle Teaching-learning sequence Mediation Vygotsky |
topic |
Princípio de Pascal Sequência de ensino-aprendizagem Mediação Vygotsky CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Pascal’s principle Teaching-learning sequence Mediation Vygotsky |
description |
Pascal’s Principle is a key concept in understanding the functioning of hydraulic machines, and this study presents a teaching-learning sequence that contextualizes it in devices familiar to students, such as hydraulic brake, mechanical arm and hydraulic lift. Developed under the theoretical-methodological contributions of the socio-historical- cultural approach, this study uses the qualitative methodology, carried out through action research. The teaching-learning sequence developed was applied to 2nd year high school students from a countryside school in Mato Grosso and is anchored in Lev Vygotsky's theoretical assumptions about mediation, the zone of proximal development, and affectivity. Data collection was done through field diary records and pre- and post- test questionnaires. The data analysis, which was based on the Dialogic Discourse Analysis, showed that the domain of basic mathematical operations and the global textual understanding are important pillars in the understanding of physical concepts. The data also indicate that the interaction/mediation between teacher and student, as well as the teaching affection, are essential for the students' development, demonstrating that Lev Vygotsky's theoretical assumptions contributed to the good progress of the research. The educational product derived from this work can assist the teacher in teaching hydrostatic concepts such as density of solids, density of liquids, pressure, and the Pascal’s Principle in everyday contexts. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-22 2020-06-03 2024-02-15T16:35:11Z 2024-02-15T16:35:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZAMBON, Elessandra Martins de Souza Amaral. A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020. http://ri.ufmt.br/handle/1/5106 |
identifier_str_mv |
ZAMBON, Elessandra Martins de Souza Amaral. A mediação no processo de ensino-aprendizagem do princípio de Pascal no uso de máquinas hidráulicas. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/5106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Física (IF) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Física (IF) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648528051437568 |