Paródia : uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo Luiz da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/1870
Resumo: This study investigated whether it was feasible to stimulate parodies as a methodological tool for science teaching. Two classes of first year of high school from a private school in Alta Floresta – MT were selected for this task. This is a qualitative research where theories of meaningful learning served as theoretical support. Students were divided into groups and classes lasted about a month. They were encouraged to consult other materials beyond their textbook for producing parodies. During this process the teacher transited by groups discussing and debating these concepts. The learners discovered information through problem solving. Students were evaluated through discursive evidence before the beginning of the research and during the school year. They also conducted a group interview. It was clear the students' motivation to carry out the proposed activities and there was a large commitment of them during the presentations. Overall, students showed a significant evolution and assimilation of new concepts, demonstrating that the tool was efficient for the purposes intended.
id UFMT_b8164c55a20d44c5f555342146d988c5
oai_identifier_str oai:localhost:1/1870
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Paródia : uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA.This study investigated whether it was feasible to stimulate parodies as a methodological tool for science teaching. Two classes of first year of high school from a private school in Alta Floresta – MT were selected for this task. This is a qualitative research where theories of meaningful learning served as theoretical support. Students were divided into groups and classes lasted about a month. They were encouraged to consult other materials beyond their textbook for producing parodies. During this process the teacher transited by groups discussing and debating these concepts. The learners discovered information through problem solving. Students were evaluated through discursive evidence before the beginning of the research and during the school year. They also conducted a group interview. It was clear the students' motivation to carry out the proposed activities and there was a large commitment of them during the presentations. Overall, students showed a significant evolution and assimilation of new concepts, demonstrating that the tool was efficient for the purposes intended.Este trabalho investigou a viabilidade da utilização de paródias como uma ferramenta metodológica para o ensino de ciências. Para tal foram selecionadas duas turmas do 1°Ano do Ensino Médio de uma escola particular do Município de Alta Floresta – MT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde as teorias de aprendizagem significativa e significativa crítica serviram como suporte teórico. Os alunos foram divididos em grupos e as aulas tiveram a duração de aproximadamente um mês onde os mesmos eram incentivados a consultar outros materiais além do seu livro texto para a produção das paródias. Durante esse processo o professor transitava pelos grupos conversando sobre os conceitos e debatendo as dúvidas apresentadas. Os alunos foram avaliados através de provas discursivas antes do inicio da pesquisa, ao final das aulas e no ano seguinte, além de realizarem uma entrevista em grupo. Foi nítida a motivação dos alunos para realização das atividades propostas e observou-se um grande empenho dos mesmos durante as apresentações. De maneira geral, os alunos apresentaram uma evolução conceitual e assimilação significativa de novos conceitos, demonstrando que a ferramenta atende aos propósitos desejados.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências NaturaisPaulo, Sérgio Roberto dehttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462Paulo, Sérgio Roberto de102.103.168-29http://lattes.cnpq.br/4267460859773462Toigo, Adriana Marques618.919.320-04http://lattes.cnpq.br/7297599991561957102.103.168-29Curvo, Eduardo Augusto Campos697.437.201-97http://lattes.cnpq.br/8170800329568830Silva, Marcelo Luiz da2020-03-02T14:09:50Z2012-11-302020-03-02T14:09:50Z2012-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Marcelo Luiz da. Paródia: uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2012.http://ri.ufmt.br/handle/1/1870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2020-03-04T07:05:11Zoai:localhost:1/1870Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2020-03-04T07:05:11Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Paródia : uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia
title Paródia : uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia
spellingShingle Paródia : uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia
Silva, Marcelo Luiz da
.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
.
title_short Paródia : uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia
title_full Paródia : uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia
title_fullStr Paródia : uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia
title_full_unstemmed Paródia : uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia
title_sort Paródia : uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia
author Silva, Marcelo Luiz da
author_facet Silva, Marcelo Luiz da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Sérgio Roberto de
http://lattes.cnpq.br/4267460859773462
Paulo, Sérgio Roberto de
102.103.168-29
http://lattes.cnpq.br/4267460859773462
Toigo, Adriana Marques
618.919.320-04
http://lattes.cnpq.br/7297599991561957
102.103.168-29
Curvo, Eduardo Augusto Campos
697.437.201-97
http://lattes.cnpq.br/8170800329568830
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcelo Luiz da
dc.subject.por.fl_str_mv .
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
.
topic .
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
.
description This study investigated whether it was feasible to stimulate parodies as a methodological tool for science teaching. Two classes of first year of high school from a private school in Alta Floresta – MT were selected for this task. This is a qualitative research where theories of meaningful learning served as theoretical support. Students were divided into groups and classes lasted about a month. They were encouraged to consult other materials beyond their textbook for producing parodies. During this process the teacher transited by groups discussing and debating these concepts. The learners discovered information through problem solving. Students were evaluated through discursive evidence before the beginning of the research and during the school year. They also conducted a group interview. It was clear the students' motivation to carry out the proposed activities and there was a large commitment of them during the presentations. Overall, students showed a significant evolution and assimilation of new concepts, demonstrating that the tool was efficient for the purposes intended.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
2012-10-13
2020-03-02T14:09:50Z
2020-03-02T14:09:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Marcelo Luiz da. Paródia: uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2012.
http://ri.ufmt.br/handle/1/1870
identifier_str_mv SILVA, Marcelo Luiz da. Paródia: uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2012.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/1870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1800846264463523840