Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, André Domingos de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/4901
Resumo: This academic work has as a goal to propose a methodology for the production of Comic Books aiming a meaningful historical learning for students in the Elementary School. Therefor, we sought to understand the conceptualization, definition and historicity of comic books and their relationship with teaching and learning in History; we also sought to present a debate about the insertion of the History´s workshop-class as a constructivist proposal for historical learning; and finally, it was indicate the elaboration of a History´s workshop-class through the construction of Comic Books that have as a criterion the mobilization of the language of these cultural artifacts and historical culture of the students from Elementary School. This research is turned to the knowledge’s referred the Historical Education, aiming looking to youngers from public school.
id UFMT_db26a57a449791c0ae58ab161f61b4af
oai_identifier_str oai:localhost:1/4901
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhosHistórias em quadrinhosAprendizagem históricaAula - oficinaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAComic bookHistorical learningWorkshop - classThis academic work has as a goal to propose a methodology for the production of Comic Books aiming a meaningful historical learning for students in the Elementary School. Therefor, we sought to understand the conceptualization, definition and historicity of comic books and their relationship with teaching and learning in History; we also sought to present a debate about the insertion of the History´s workshop-class as a constructivist proposal for historical learning; and finally, it was indicate the elaboration of a History´s workshop-class through the construction of Comic Books that have as a criterion the mobilization of the language of these cultural artifacts and historical culture of the students from Elementary School. This research is turned to the knowledge’s referred the Historical Education, aiming looking to youngers from public school.Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para a produção de Histórias em Quadrinhos visando uma aprendizagem histórica significativa para os estudantes do ensino fundamental. Para isso, buscou-se compreender a conceitualização, definição e historicidade das histórias em quadrinhos e sua relação com o ensino e a aprendizagem em história. Também procurou-se apresentar o debate sobre a inserção da aula-oficina de história como proposta construtivista para a aprendizagem histórica; e por fim indicou-se a elaboração de uma aula-oficina de história por meio da construção de histórias em quadrinhos que tenham como critério a mobilização da linguagem desses artefatos culturais e a cultura histórica dos estudantes de ensino fundamental. Esta pesquisa está voltada para os saberes referentes a Educação Histórica, visando atender jovens de escolas públicas.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIASena, Ernesto Cerveira dehttp://lattes.cnpq.br/8941929217182412Sena, Ernesto Cerveira de482.952.211-91http://lattes.cnpq.br/8941929217182412Fronza, Marcelo018.070.439-75http://lattes.cnpq.br/0732803418759032482.952.211-91Assumpção, Luis Filipe Bantim de056.760.977-44http://lattes.cnpq.br/4967886613677525Brito, André Domingos de2023-11-27T12:14:19Z2020-12-132023-11-27T12:14:19Z2020-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBRITO, André Domingos de. Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/4901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-11-30T06:01:47Zoai:localhost:1/4901Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-11-30T06:01:47Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos
title Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos
spellingShingle Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos
Brito, André Domingos de
Histórias em quadrinhos
Aprendizagem histórica
Aula - oficina
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Comic book
Historical learning
Workshop - class
title_short Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos
title_full Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos
title_fullStr Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos
title_full_unstemmed Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos
title_sort Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos
author Brito, André Domingos de
author_facet Brito, André Domingos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sena, Ernesto Cerveira de
http://lattes.cnpq.br/8941929217182412
Sena, Ernesto Cerveira de
482.952.211-91
http://lattes.cnpq.br/8941929217182412
Fronza, Marcelo
018.070.439-75
http://lattes.cnpq.br/0732803418759032
482.952.211-91
Assumpção, Luis Filipe Bantim de
056.760.977-44
http://lattes.cnpq.br/4967886613677525
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, André Domingos de
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Aprendizagem histórica
Aula - oficina
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Comic book
Historical learning
Workshop - class
topic Histórias em quadrinhos
Aprendizagem histórica
Aula - oficina
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Comic book
Historical learning
Workshop - class
description This academic work has as a goal to propose a methodology for the production of Comic Books aiming a meaningful historical learning for students in the Elementary School. Therefor, we sought to understand the conceptualization, definition and historicity of comic books and their relationship with teaching and learning in History; we also sought to present a debate about the insertion of the History´s workshop-class as a constructivist proposal for historical learning; and finally, it was indicate the elaboration of a History´s workshop-class through the construction of Comic Books that have as a criterion the mobilization of the language of these cultural artifacts and historical culture of the students from Elementary School. This research is turned to the knowledge’s referred the Historical Education, aiming looking to youngers from public school.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-13
2020-04-29
2023-11-27T12:14:19Z
2023-11-27T12:14:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, André Domingos de. Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4901
identifier_str_mv BRITO, André Domingos de. Uma metodologia para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino fundamental por meio da produção de histórias em quadrinhos. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648525903953920