Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Marina Garcia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/5141
Resumo: The world has undergone intense transformations as a result of the pandemic caused by the coronavirus. Consequently, all human areas were affected in some way. Through ethnographic research carried out from March 2020 to mid-2021, the objective is to understand what the consequences were in a school in Porto Feliz. Considering all the difficulties brought up, the research has the help of reports and interviews made with Luísa, a teacher at the school, who was willing to share the challenges experienced during this period. The ethnographic experience made visible factors that directly or indirectly influenced the lives of the actors involved in the school until the end of this work, which addressed underlying themes such as sociabilities in times of pandemic, the relationship of students with their emotions and new settings for living in the city, at school and in the family.
id UFMT_e01fa63c702e9e080ce26ddcc1b0c99d
oai_identifier_str oai:localhost:1/5141
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construçãoEnsino-aprendizagemEtnografiaAntropologia da educaçãoTDICsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIATeaching-learningEthnographyAnthropology of educationTDICsThe world has undergone intense transformations as a result of the pandemic caused by the coronavirus. Consequently, all human areas were affected in some way. Through ethnographic research carried out from March 2020 to mid-2021, the objective is to understand what the consequences were in a school in Porto Feliz. Considering all the difficulties brought up, the research has the help of reports and interviews made with Luísa, a teacher at the school, who was willing to share the challenges experienced during this period. The ethnographic experience made visible factors that directly or indirectly influenced the lives of the actors involved in the school until the end of this work, which addressed underlying themes such as sociabilities in times of pandemic, the relationship of students with their emotions and new settings for living in the city, at school and in the family.O objetivo dessa pesquisa é compreender as consequências da pandemia pelo coronavírus em uma escola no município de Monte Feliz. Em decorrência da pandemia, o mundo passou por intensas transformações. Por meio de uma pesquisa etnográfica realizada de março de 2020 até meados de 2021, objetiva-se entender quais foram os desafios enfrentados por uma escola da rede privada de ensino. Considerando todas as dificuldades trazidas à tona, a pesquisa conta com o auxílio de relatos e entrevistas feitos com Luísa, docente da escola, que se dispôs a compartilhar os desafios vividos nesse período. A experiência etnográfica tornou visível fatores que influenciaram direta ou indiretamente a vida dos atores envolvidos na escola até o término deste trabalho, que abordou temas subjacentes como as sociabilidades em tempos de pandemia, a relação dos estudantes com suas emoções e novas configurações de convívio na cidade, na escola e na família.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialPacini, AloirCosta, Flávia Carolina dahttp://lattes.cnpq.br/3624633716376418http://lattes.cnpq.br/9214275581890546Costa͕, Flávia Carolina da330.861.918-05http://lattes.cnpq.br/3624633716376418Macedo, Clark Mangabeira097.949.777-99http://lattes.cnpq.br/5736181360637730397.013.360-20330.861.918-05Pacini, Aloir397.013.360-20http://lattes.cnpq.br/9214275581890546Silva, Carolina Parreiras055.426.836-14http://lattes.cnpq.br/9058475337040782Lara, Marina Garcia2024-02-20T16:16:57Z2022-08-302024-02-20T16:16:57Z2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLARA, Marina Garcia. Consequências da pandemia na educação: análise etnográfica de uma escola em (des)construção. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.http://ri.ufmt.br/handle/1/5141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-03-01T07:01:53Zoai:localhost:1/5141Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2024-03-01T07:01:53Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção
title Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção
spellingShingle Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção
Lara, Marina Garcia
Ensino-aprendizagem
Etnografia
Antropologia da educação
TDICs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Teaching-learning
Ethnography
Anthropology of education
TDICs
title_short Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção
title_full Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção
title_fullStr Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção
title_full_unstemmed Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção
title_sort Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção
author Lara, Marina Garcia
author_facet Lara, Marina Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacini, Aloir
Costa, Flávia Carolina da
http://lattes.cnpq.br/3624633716376418
http://lattes.cnpq.br/9214275581890546
Costa͕, Flávia Carolina da
330.861.918-05
http://lattes.cnpq.br/3624633716376418
Macedo, Clark Mangabeira
097.949.777-99
http://lattes.cnpq.br/5736181360637730
397.013.360-20
330.861.918-05
Pacini, Aloir
397.013.360-20
http://lattes.cnpq.br/9214275581890546
Silva, Carolina Parreiras
055.426.836-14
http://lattes.cnpq.br/9058475337040782
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Marina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Etnografia
Antropologia da educação
TDICs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Teaching-learning
Ethnography
Anthropology of education
TDICs
topic Ensino-aprendizagem
Etnografia
Antropologia da educação
TDICs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Teaching-learning
Ethnography
Anthropology of education
TDICs
description The world has undergone intense transformations as a result of the pandemic caused by the coronavirus. Consequently, all human areas were affected in some way. Through ethnographic research carried out from March 2020 to mid-2021, the objective is to understand what the consequences were in a school in Porto Feliz. Considering all the difficulties brought up, the research has the help of reports and interviews made with Luísa, a teacher at the school, who was willing to share the challenges experienced during this period. The ethnographic experience made visible factors that directly or indirectly influenced the lives of the actors involved in the school until the end of this work, which addressed underlying themes such as sociabilities in times of pandemic, the relationship of students with their emotions and new settings for living in the city, at school and in the family.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
2022-06-30
2024-02-20T16:16:57Z
2024-02-20T16:16:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LARA, Marina Garcia. Consequências da pandemia na educação: análise etnográfica de uma escola em (des)construção. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
http://ri.ufmt.br/handle/1/5141
identifier_str_mv LARA, Marina Garcia. Consequências da pandemia na educação: análise etnográfica de uma escola em (des)construção. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/5141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648532637908992