Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5141 |
Resumo: | The world has undergone intense transformations as a result of the pandemic caused by the coronavirus. Consequently, all human areas were affected in some way. Through ethnographic research carried out from March 2020 to mid-2021, the objective is to understand what the consequences were in a school in Porto Feliz. Considering all the difficulties brought up, the research has the help of reports and interviews made with Luísa, a teacher at the school, who was willing to share the challenges experienced during this period. The ethnographic experience made visible factors that directly or indirectly influenced the lives of the actors involved in the school until the end of this work, which addressed underlying themes such as sociabilities in times of pandemic, the relationship of students with their emotions and new settings for living in the city, at school and in the family. |
id |
UFMT_e01fa63c702e9e080ce26ddcc1b0c99d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/5141 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construçãoEnsino-aprendizagemEtnografiaAntropologia da educaçãoTDICsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIATeaching-learningEthnographyAnthropology of educationTDICsThe world has undergone intense transformations as a result of the pandemic caused by the coronavirus. Consequently, all human areas were affected in some way. Through ethnographic research carried out from March 2020 to mid-2021, the objective is to understand what the consequences were in a school in Porto Feliz. Considering all the difficulties brought up, the research has the help of reports and interviews made with Luísa, a teacher at the school, who was willing to share the challenges experienced during this period. The ethnographic experience made visible factors that directly or indirectly influenced the lives of the actors involved in the school until the end of this work, which addressed underlying themes such as sociabilities in times of pandemic, the relationship of students with their emotions and new settings for living in the city, at school and in the family.O objetivo dessa pesquisa é compreender as consequências da pandemia pelo coronavírus em uma escola no município de Monte Feliz. Em decorrência da pandemia, o mundo passou por intensas transformações. Por meio de uma pesquisa etnográfica realizada de março de 2020 até meados de 2021, objetiva-se entender quais foram os desafios enfrentados por uma escola da rede privada de ensino. Considerando todas as dificuldades trazidas à tona, a pesquisa conta com o auxílio de relatos e entrevistas feitos com Luísa, docente da escola, que se dispôs a compartilhar os desafios vividos nesse período. A experiência etnográfica tornou visível fatores que influenciaram direta ou indiretamente a vida dos atores envolvidos na escola até o término deste trabalho, que abordou temas subjacentes como as sociabilidades em tempos de pandemia, a relação dos estudantes com suas emoções e novas configurações de convívio na cidade, na escola e na família.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialPacini, AloirCosta, Flávia Carolina dahttp://lattes.cnpq.br/3624633716376418http://lattes.cnpq.br/9214275581890546Costa͕, Flávia Carolina da330.861.918-05http://lattes.cnpq.br/3624633716376418Macedo, Clark Mangabeira097.949.777-99http://lattes.cnpq.br/5736181360637730397.013.360-20330.861.918-05Pacini, Aloir397.013.360-20http://lattes.cnpq.br/9214275581890546Silva, Carolina Parreiras055.426.836-14http://lattes.cnpq.br/9058475337040782Lara, Marina Garcia2024-02-20T16:16:57Z2022-08-302024-02-20T16:16:57Z2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLARA, Marina Garcia. Consequências da pandemia na educação: análise etnográfica de uma escola em (des)construção. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.http://ri.ufmt.br/handle/1/5141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-03-01T07:01:53Zoai:localhost:1/5141Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2024-03-01T07:01:53Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção |
title |
Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção |
spellingShingle |
Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção Lara, Marina Garcia Ensino-aprendizagem Etnografia Antropologia da educação TDICs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Teaching-learning Ethnography Anthropology of education TDICs |
title_short |
Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção |
title_full |
Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção |
title_fullStr |
Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção |
title_full_unstemmed |
Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção |
title_sort |
Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção |
author |
Lara, Marina Garcia |
author_facet |
Lara, Marina Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacini, Aloir Costa, Flávia Carolina da http://lattes.cnpq.br/3624633716376418 http://lattes.cnpq.br/9214275581890546 Costa͕, Flávia Carolina da 330.861.918-05 http://lattes.cnpq.br/3624633716376418 Macedo, Clark Mangabeira 097.949.777-99 http://lattes.cnpq.br/5736181360637730 397.013.360-20 330.861.918-05 Pacini, Aloir 397.013.360-20 http://lattes.cnpq.br/9214275581890546 Silva, Carolina Parreiras 055.426.836-14 http://lattes.cnpq.br/9058475337040782 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Marina Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Etnografia Antropologia da educação TDICs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Teaching-learning Ethnography Anthropology of education TDICs |
topic |
Ensino-aprendizagem Etnografia Antropologia da educação TDICs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Teaching-learning Ethnography Anthropology of education TDICs |
description |
The world has undergone intense transformations as a result of the pandemic caused by the coronavirus. Consequently, all human areas were affected in some way. Through ethnographic research carried out from March 2020 to mid-2021, the objective is to understand what the consequences were in a school in Porto Feliz. Considering all the difficulties brought up, the research has the help of reports and interviews made with Luísa, a teacher at the school, who was willing to share the challenges experienced during this period. The ethnographic experience made visible factors that directly or indirectly influenced the lives of the actors involved in the school until the end of this work, which addressed underlying themes such as sociabilities in times of pandemic, the relationship of students with their emotions and new settings for living in the city, at school and in the family. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 2022-06-30 2024-02-20T16:16:57Z 2024-02-20T16:16:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LARA, Marina Garcia. Consequências da pandemia na educação: análise etnográfica de uma escola em (des)construção. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022. http://ri.ufmt.br/handle/1/5141 |
identifier_str_mv |
LARA, Marina Garcia. Consequências da pandemia na educação: análise etnográfica de uma escola em (des)construção. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/5141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648532637908992 |